Promessa vazia é pecado
Redação DM
Publicado em 22 de junho de 2022 às 17:19 | Atualizado há 3 anos
“Devemos prometer somente o que podemos entregar e entregar mais do que prometemos.” Jean Rozwadowski
Eu posso perceber que minha atividade está sendo apenas uma fonte de renda, já não tem contribuído para a sociedade em que vivo. Sou até um professor bem intencionado, mas não estou disseminando aquele conjunto de ideias que fazem o mundo ser melhor. Sei que tenho importância, porém os alunos não veem isso, seus pais também não. O sistema me oprime! Fugir não é covardia é, sim, sabedoria, pois o sábio Salomão já disse: “O homem prudente percebe a aproximação do mal e se abriga, mas os imprudentes passam adiante e recebem o dano (Provérbios 22:3). E digam o que quiserem, não me deixarei levar por superficialidade, porque os conheço bem. Então, tenho tido, sim, dias favoráveis e desfavoráveis nas salas de aula e nas relações com superiores, por isso estou deteriorando.
Sempre vivi de Esperanças Vazias, esta anestesia de otário! Primeiro, a religião; segundo, o casamento e, por último, a profissão! Planejamento bem escrito e divulgado sem execução é promessa vazia. Agora, aprendi a me enganar, deixando ecoar as promessas que me fizeram, nem as repetindo por muitas vezes, vieram a se concretizar. Recebi promessas para cada aula, e também as fiz, mas não as cumpri. Sinto que ali nada acontece exatamente como o prometido, quase tudo dá errado! Tenho que repensar meus projetos de vida e fazer um realinhamento estratégico e mais eficaz, em conjunto com pessoas abençoadas. Um projeto escrito, desenhado e vistado que não se cumpre é apenas uma promessa vazia. Preciso de conselheiros bons, que me dê boas dicas para tomar decisões. Não os encontrei. Ou não aprendi escolher direitinho pessoas experientes e leais. Quero crer e fazer como José Maria: “Ter amizade é uma coisa muito nobre, muito grande. Mas, a amizade deve levar a ter atuações leais na vida, porque o amigo não pode ser um cúmplice de desacertos. A amizade é para realizar, com outros, coisas boas a favor de outras pessoas. Se não, não é verdadeira amizade”. Quem promete e não cumpre é mentiroso, bandido e rouba o tempo de esperança da outra pessoa, não é amigo e muito menos profissional. Uma promessa descumprida merece outra que também não vai se cumprir, sempre quem mente uma vez, terá de mentir mais para justificar o assunto ou a si mesmo.
E aqui ainda na dúvida, se sou uma boa pessoa ou apenas um idiota a mais! Nesse caso, prefiro ser inferior a você do que ser igual.