Moda Inclusiva: Campanha da Victoria’s Secret conta com primeira modelo com síndrome de Down
Redação DM
Publicado em 22 de fevereiro de 2022 às 12:26 | Atualizado há 3 anos
A modelo Sofia Jirau, de 24 anos, tornou-se a primeira pessoa com síndrome de Down a aparecer numa campanha da Victoria’s Secret. Junto com ela outras 17 mulheres promoveram a coleção Love Cloud.
O grupo é constituído por modelos profissionais e não-profissionais, de todos os tons de pele, tamanhos e idades. Famosas como Hailey Bieber, Taylor Hill e Adut Akech juntam-se a Celilo Miles, uma bombeira indígena que pousa com o seu capacete, e Sylvia Buckler, uma designer de acessórios e mãe, que segura na sua barriga de grávida no seu retrato.
Valentina Sampaio, que se tornou na primeira modelo abertamente transgênero da marca em 2019, também faz parte na campanha.
A nova campanha é parte de um conjunto de tentativas da Victoria’s Secret para reformular a fechada imagem de sensualidade que cultivou durante décadas. Após críticas à resistência da marca a promover maior representatividade e o cancelamento do seu outrora muito antecipado programa de televisão, a marca anunciou no verão passado que se iria focar em criar lingerie para mulheres de todas as formas, tamanhos e origens.
“Os Anjos”, nome de longa data dado às supermodelos da marca foram postos de lado, para dar lugar ao VS Collective, um programa de embaixadoras com sete mulheres conhecidas pelas suas campanhas, incluindo a jogadora de futebol Megan Rapinoe e a atriz Priyanka Chopra Jonas.
Algumas das membros fundadoras da VS Collective estão agora na campanha Love Cloud, incluindo Bieber, Akech, Sampaio e a modelo plus-size Paloma Elsesser.