Cotidiano

Socorro para as cidades goianas

Redação DM

Publicado em 12 de janeiro de 2022 às 20:59 | Atualizado há 1 ano

O Governo de Goiás continua o monitoramento e o acompanhamento realizados por equipes que compõem a força-tarefa do Estado para distribuição de cestas de alimentos, medicamentos e água potável aos goianos isolados devido às fortes chuvas que caem desde meados de dezembro do ano passado.

Após sair de Nova Roma e passar por Cavalcante e Teresina de Goiás, no Nordeste do Estado, o grupo de técnicos liderados pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, segue hoje para Faina, na região Noroeste, onde chuvas também causaram danos.

Equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no Nordeste goiano para auxílio às famílias. Na noite de segunda-feira (10/01), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) reforçou o estoque de cestas de alimentos ao enviar mais 600 para atender as comunidades necessitadas. A distribuição é realizada a partir desta terça-feira pelos bombeiros, em Flores de Goiás.

Também no município, a secretária Andréa Vulcanis vistoriou, na segunda-feira, uma barragem para se certificar de que não havia riscos de rompimento, e acompanhou os trabalhos de assistência a comunidades isoladas do município de Nova Roma. A meta é visitar, até o final desta semana ou início da próxima, todos os municípios goianos que decretaram estado de calamidade, para conhecer as demandas dos prefeitos e as encaminhar aos órgãos do Estado.

Secretária Andréa Vulcanis vistoria barragem para se certificar de riscos de rompimento

Em Nova Roma, antes de se deslocar para Teresina e Cavalcante, na manhã desta terça-feira, a secretária deixou equipes para acompanhar os trabalhos de entregas de cestas e outros materiais. A pasta disponibilizou à prefeitura um veículo com tração 4×4, único modelo que consegue trafegar pelas estradas alagadas ou com barro e lama. “Será de grande valia para nós, para podermos levar mantimentos e remédios e, até mesmo, ter a certeza de que poderemos ter acesso às comunidades isoladas no caso de haver alguma emergência”, disse o prefeito Eleuses Rodrigues Gonzaga.

Norte
Equipes da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) também estão de plantão para devolver a normalidade aos moradores da região Norte do Estado. Ontem, o presidente Pedro Sales esteve no quilômetro 344 da GO-241, entre os municípios de Formoso e Santa Tereza de Goiás, para vistoriar o andamento das obras de reconstrução da cabeceira da ponte sobre o Rio Santa Tereza, rompida pela enchente.

“Sabemos da importância dessa via para o escoamento de produção e passagem dos moradores. E a boa notícia é que estamos conseguindo diminuir o prazo de entrega. A equipe técnica acredita que seja possível liberar o trânsito para veículos leves ainda nesta semana”, disse Pedro Sales.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia