Efeito da variante Ômicron no petróleo pode atingir etanol, diz Bioagência
Redação DM
Publicado em 1 de dezembro de 2021 às 12:31 | Atualizado há 4 anos
Por Augusto Decker
Caso a variante Ômicron da covid-19 continue pressionando o petróleo, o preço do etanol também pode recuar, afirma o diretor da Bioagência, Tarcilo Rodrigues. “A queda do petróleo leva à perspectiva de reajuste de preços da gasolina, afetando a competitividade do etanol”, disse ele.
O executivo acredita que o balanço de oferta e demanda do biocombustível está ajustada, mas que os preços podem se adaptar a fatores como petróleo e dólar. “O câmbio ainda tem uma certa resiliência, mas o petróleo caindo abre espaço para a Petrobras ajustar a gasolina dentro da sua política de preços”, afirmou. “A política atual é de paridade com a cotação internacional. Como a paridade ficou um pouco defasada nos últimos meses, talvez haja demora maior para ajustar a gasolina, mas se a queda do petróleo persistir e a cotação do óleo mudar de patamar, a Petrobras reajusta a gasolina, e aí afeta o etanol.”
O petróleo vem se desvalorizando nos últimos dias por uma série de fatores. Além da variante ômicron, há também dúvidas com relação aos estímulos monetários do Federal Reserve (Fed), além de liberação de reservas dos Estados Unidos e incerteza sobre as medidas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).
Leia também:
- Jorge Braga, um dos maiores cartunistas do Brasil e que atuou do DM, morre aos 68 anos
- Instituto Marília Mendonça abre mais uma unidade
- Fazendas nos EUA ficam vazias após batidas contra imigrantes, e colheitas apodrecem nos campos
- STF condena a 17 anos de prisão homem que roubou bola de Neymar no 8 de janeiro
- Prefeitura de Goiânia amplia Direita Livre para 72 pontos