Cotidiano

NutreBem garante alimentos para vulneráveis

Redação DM

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 13:40 | Atualizado há 1 ano


O governador Ronaldo Caiado lançou, na terça-feira (26/10), em solenidade no Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em Goiânia, o Programa NutreBem. A iniciativa será responsável pela distribuição do Mix do Bem, um alimento nutritivo que contribuirá para ampliar a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado. O produto inclui arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados e não contém gorduras trans, gorduras saturadas ou lactose. O alimento é de preparo rápido e rende até 10 porções nutricionais.

“Estamos garantindo o padrão nutricional, com a reposição de minerais, de nutrientes necessários para manter a pessoa alimentada durante o seu dia”, declarou Caiado. Segundo ele, o programa representa um ponto de superação ao congregar conhecimento científico e gestão pública com eficiência para levar benefícios ao cidadão em vulnerabilidade. “As transformações maiores podem acontecer desde que estejamos imbuídos de um mesmo sentimento, seja a competência, a boa gestão, a pesquisa, a ciência e também a honestidade de princípios”, avaliou.

Além dessa refeição, o NutreBem distribuirá legumes embalados a vácuo e frutas desidratadas para reforçar as doações feitas às famílias mais vulneráveis. Os itens possuem características que possibilitam a chegada às comunidades mais afastadas, já que frutas e verduras in natura são mais perecíveis, o que inviabiliza o transporte para longas distâncias. O governador fez, ainda, o compromisso de levar outras melhorias para o setor, com previsão de destinação de veículos para qualificar a logística de distribuição de alimentos.

Ao possibilitar que o alimento atenda famílias carentes de Norte a Sul do estado, Caiado acredita que a proposta converge com seu maior lema de governo. “O cargo público não nos credencia a outra coisa que não seja servir ao cidadão”, defendeu. “Estamos fazendo com que as pessoas sintam aquilo que se fala que é tão distante: a cidadania. Governar o Estado não é voltar os olhos para as regiões que já têm um potencial próprio para o desenvolvimento”, detalhou.

Os testes para o processamento foram feitos com o apoio técnico de nutricionistas, engenheiros de alimentos e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O reitor da instituição, Edward Madureira, que está em seu terceiro mandato, classificou Caiado como o “parceiro que acreditou” na universidade em função dos inúmeros projetos já estabelecidos. “Sempre tive um sonho de ver a universidade absolutamente integrada ao desenvolvimento do nosso estado”, pontuou. “Essa é a missão maior da universidade: formar pessoas e produzir conhecimento”, afirmou. Segundo ele, projetos como este somente são possíveis “com decisão política e determinação”.

A diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Melo Caiado, acredita que o conjunto de iniciativas vai contribuir “de forma efetiva” para diminuir a fome em Goiás. “A OVG acredita que as pessoas são responsáveis pela construção do mundo à sua volta e que garantir a segurança alimentar e nutricional da população é combater causas estruturais da pobreza, auxiliando assim no desenvolvimento da sociedade”, ressaltou, ao mencionar que o Estado deve chegar em breve a 1 milhão de cestas básicas distribuídas.

O presidente da União de Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Goiás (Uniap), Orlando Tokio Kumagai, prestou uma homenagem ao governador Ronaldo Caiado. “Emblemático, ele está entre as pessoas mais respeitadas pela honestidade no Brasil”, enalteceu ao entregar uma cesta com alimentos, a qual, segundo ele, será simbolicamente multiplicada para atender a toda população goiana.



Mix do Bem terá arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola

Banco de Alimentos
A OVG assumiu o Banco de Alimentos em julho de 2019, com trabalho que abrangia 100 famílias. Desde então, com o apoio do Governo de Goiás, realizou melhorias na estrutura e na forma de coleta e distribuição. Hoje, são mais de 1.000 famílias beneficiadas por mês, e um total de mais de 3 mil toneladas de frutas, verduras e legumes distribuídos, que beneficiaram cerca de 45 mil pessoas.

Além disso, como auxílio na luta contra a fome, o Banco de Alimentos já promoveu, em todo o Estado, ações de educação alimentar e nutricional em cerca de 724 entidades sociais que cuidam de crianças, grávidas, idosos e pessoas em tratamento de saúde, bem como também a 620 famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Banco de Alimentos tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). As frutas, verduras e legumes são doados por produtores e permissionários das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO). A equipe do programa seleciona e higieniza os alimentos, monta cestas e distribui para famílias vulneráveis e entidades sociais da região Metropolitana de Goiânia e municípios próximos.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia