Inglaterra bate Alemanha em Londres e avança na Euro
Wesley Bião
Publicado em 29 de junho de 2021 às 17:50 | Atualizado há 5 meses
A Inglaterra recebeu a Alemanha pelas oitavas de final da Euro 2020 e fez o papel de casa: Sterling, pela terceira vez no campeonato, e Kane, que marcou o primeiro, deram a vitória por 2 a 0 para os ingleses e a vaga nas oitavas de final. Na próxima fase, os Leões enfrentam a Ucrânia no próximo sábado, às 16h pelo horário de Brasília, em Roma.
A vitória marca a quebra de um tabu. Eram sete jogos em que os ingleses não venciam os alemães em Wembley, algozes nas Copas de 1990 e 2010, além da Euro de 1996. Gareth Southgate, hoje treinador da Seleção, pôde se redimir 25 anos depois de perder o pênalti que custou aos britânicos a vaga na final da edição daquele ano, disputada justamente na Inglaterra.
Os primeiros 45 minutos foram equilibrados. A Alemanha dominou a partida nos primeiros 15 minutos, mas depois viu a Inglaterra crescer e levar perigo ao gol de Neuer com Sterling e Kane. Pickford, quando acionado, apareceu bem. O arqueiro inglês fechou bem o ângulo de Havertz e evitou que o atacante germânico marcasse na melhor chance alemã da primeira etapa.
A etapa final se manteve na mesma toada. A Alemanha assustou com um chute de Havertz, enquanto a Inglaterra não colocou Neuer para trabalhar. Porém, aos 23 minutos as coisas mudaram. A entrada de Grealish no jogo deu mobilidade aos ingleses, que ganharam volume de jogo e mais presença ofensiva.
O meia do Aston Villa participou dos dois gols. No primeiro, aos 29 minutos, ele acionou Shaw, que cruzou rasteiro para Sterling completar para o gol. Autêntica jogada de futsal no campo de Wembley para o atacante do Manchester City marcar o terceiro dele na Euro 2020.
Atrás do placar, a Alemanha saiu para o jogo. Aos 35 minutos, Müller teve nos pés a melhor chance dos tricampeões da Eurocopa. Num ótimo contra-ataque, Havertz deixou o atacante do Bayern de Munique cara a cara com Pickford. O camisa 25 teve tempo de olhar o goleiro, ajeitar o corpo e escolher o lado, mas na hora de tirar o 10 na jogada mandou para fora.

O castigo veio cinco minutos depois, da cabeça de Harry Kane, novamente com participação de Grealish, que num lance muito parecido com o do primeiro gol cruzou na medida para o camisa nove desencantar e dar números finais ao jogo.
DESPEDIDA
A partida marcou a despedida de Joachim Löw do comando da Seleção Alemã. O ex-meia assumiu a equipe depois da Copa do Mundo de 2006. No mundial, atuou como auxiliar de Jürgen Klinsmann. Nos 15 anos em que esteve à frente da Seleção, conquistou a Copa do Mundo de 2014 e uma Copa das Confederações, em 2017. Para seu lugar chega Hansi Flick, ex-técnico do Bayern de Munique.