Falta do censo pode deixar país sem saber número de crianças foram as escola
Redação DM
Publicado em 28 de abril de 2021 às 12:55 | Atualizado há 4 anos
Com a suspensão do censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especialista afirmam que faltarão dados e referências para comprovar se as políticas que aplicaram em dez anos fizeram efeitos que não haverá informação para formular para anos futuro.
O censo é uma pesquisa realizada de dez a dez anos através do IBGE no qual quando é feita a pesquisa são levantados números sobre a sociedade brasileira onde engloba dados educacionais, cor, sexo, ocupação e as faixas de renda da população, no mesmo modo é traçado um perfil socioeconômico do País para determinada pesquisa.
Igualmente por estes dados que são levantados nas pesquisas que são distribuído os recursos para a educação, saúde, assistência e todas a políticas publicas.
Por exemplo nos dados de Educação o Censo faria um estudo sobre analfabetismo indicando a quantidade de pessoas que não sabem ler dentro do estudo elaborado, como também coletam informações sobre escolaridade cruzando dados com a idade da população de uma determinada cidade mostrando qual faixa não concluiu os estudos, igualmente pode apontar o índice de crianças fora da escola mostrando a demanda de vagas por creches.
Porque o censo foi suspenso?
O levantamento foi suspenso por que o orçamento de 2021 aprovado pelo Presidente Jair Bolsonaro (Sem partida) na quinta-feira não prevê recursos para realizações de pesquisas. Em 2020 a coleta de dados já tinha sido adiada para 2021 porém a divulgação dos dados estavam agendadas para 2022 mas ainda nada foi divulgado ou anunciado .
“Sem o Censo o Brasil se assemelha ao Afeganistão, Congo, Líbia, Haiti e outros estado falidos ou em guerra que estão a mais de 11 anos sem informações estatísticas adequadas para apoiar suas politicas econômicas e sociais” , foi o que ressaltaram os ex-presidentes do IBGE em uma carta aberta.
Leia também:
- Mayck & Lyan participam do ‘Viver Sertanejo’, na TV Globo
- Explosão de público: Simone Mendes reúne mais de 60 mil pessoas em Goiânia e fecha portões na Agropecuária, em plena quinta feira
- Goiás vence Ferroviária por 2 a 0 na Serrinha e dispara na liderança da Série B
- Governo não tem problema em corrigir rota, diz Haddad após recuo em parte das medidas do IOF
- Dólar desacelera alta e Bolsa estabiliza após governo recuar em parte das medidas sobre IOF