Economia

Expectativas de vendas de panetones são otimistas

Redação DM

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 17:54 | Atualizado há 7 meses


Chegam as festas de fim de ano e a mesa do brasileiro ganha um novo pão, o panetone. O levantamento mais recente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostra que o consumo per capita dos brasileiros é de 440 gramas, o equivalente a um panetone inteiro.

Com perspectivas positivas, o Bretas – rede de supermercados com lojas em Goiás e Minas Gerais – espera um aumento de vendas de 7% do produto neste ano. A expectativa é vender quase 500 mil unidades – 320 mil em solo mineiro e 178 para os goianos.



A rede conta com um grande portfólio de produção própria e com as linhas industrializadas de cinco marcas. Os preços são variados. Os panetones de gotas de chocolate são os preferidos da linha industrializada. Já a novidade na padaria das lojas são os panetones trufados de fabricação própria nos sabores: creme com avelã, limão e leite ninho.

As vendas de panetone nas 80 lojas do Bretas já fazem parte do sortimento das unidades. Mas ganham força no final o ano. O produto tem procura independentemente da época.

O mercado

A pesquisa da Abimapi espera um crescimento nas vendas de 10% em 2020. O Brasil produz 39 toneladas de panetones por ano, sendo o consumo per capita é de 440 gramas, a metade em relação à Itália, onde foi criado.

O principal consumidor são as pessoas de 40 anos ou mais, a maioria das classes A e B. A preferência nacional são os tradicionais – com frutas cristalizadas e com gotas de chocolate. A pesquisa mostra que sete em cada dez produtos são destes sabores. Em apenas três meses de venda, o faturamento é de R$735 milhões.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia