Cotidiano

Na reta final, lideranças empresariais começam movimento pró-Vanderlan

Redação DM

Publicado em 5 de novembro de 2020 às 18:46 | Atualizado há 6 anos

O segmento empresarial,
determinante nas eleições de Goiânia, pois é área que contempla e cumpre
programas de desenvolvimento econômico, iniciou amplo movimento para declarar
apoio a coligação liderada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) e Wilder
Morais, candidato a vice-prefeito, que concorre ao Paço Municipal.

Nos bastidores, com a reta
final de campanha, afirmam os coordenadores de campanha, é esperada a adesão de
vários segmentos ao projeto de eleição da coligação liderada por Vanderlan. Os
empresários foram os primeiros por motivos óbvios: afinidade com os dois representantes
da chapa, considerados como “amigos” do segmento.

Representantes da Associação
Comercial e Industrial do Centro (ACIC), Sindifisco, Associação de Bares e
Restaurantes (Abrael-Goiás), Sindposto, região da 44, Campinas, empreendedores
do Jardim Nova Esperança e região Noroeste, representantes comerciais, confecções
da Bernardo Sayão, dentre várias outras entidades, intensificaram o apoio aos
dois empreendedores.  

Mas a adesão não é automática:
dezenas de representantes se encontraram com os candidatos para debater ponto a
ponto o programa de governo apresentado por Vanderlan e Wilder.

Nos últimos dias, sem
intermediários, uma série de reuniões dos empresários tem ocorrido de forma
aberta com os dois postulantes: tanto as redes sociais quanto imprensa têm
noticiado com transparência os encontros.

As reuniões ocorreram,
principalmente, na casa do ex-senador e engenheiro civil Wilder Morais, que tem
grande diálogo com o segmento. Conhecido por ser um dos maiores construtores de
supermercados do mundo, Wilder é visto como “exemplo” por vários empresários
mais jovens.

O debate intenso já reúne pelo
menos 40 entidades econômicas, dentre sindicatos patronais e de trabalhadores
bem como associações.  

A proposta do segmento é de que
a futura gestão dos dois empreendedores consiga gerar mais empregos no
município e aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiânia.

Em entrevista ao DM, um dos empresários presentes nas reuniões, Luís Augusto Moraes, disse que acredita na dupla, pois “ela tem falado mais em empregos, justiça fiscal e empreendedorismo nos bairros. Eles têm o que mostrar”.

Para o aumento de empregos na
capital, seria necessário surgir um ambiente ideal de empreendedorismo – temas que
estão nos programas e debates de Vanderlan e Wilder.

Um dos maiores entusiastas da
candidatura da dupla de empresários é Marcelo Baiocchi, presidente da
Fecomércio – uma das principais entidades classistas do segmento de comércio e
setor de serviços, o mais importante na composição das riquezas de Goiânia.

Ele reafirma que a entidade é
apartidária e não deve ter candidato, mas entende, como cidadão, que Vanderlan
e Wilder reúnem melhores condições para atender ao que a Capital precisa nos
próximos anos. “Apoio ao Wilder e Vanderlan como cidadão, pois tenho grande
afinidade com os dois. Precisamos de geração de emprego. E a única forma de
geração está na iniciativa privada, em novos comércios, em serviços e turismo”.

Baiocchi chegou a participar
da carreata de sábado passado, com os dois candidatos.  Ele sublinha que leu os programas de governo
e participou de debates com Vanderlan e Wilder: “Goiânia precisa crescer seu PIB.
E acredito nos polos de desenvolvimento e em leis de incentivo”.  

Polos econômicos atraíram empreendedores e moradores

Os polos de desenvolvimento
foram citados pela primeira vez na pré-campanha pelo ex-senador Wilder Morais,
que se preparava para disputar o Paço Municipal pelo PSC. Após articulação do
governador Ronaldo Caiado (DEM), Wilder tornou-se o vice de Vanderlan. Os dois
sentaram antes de selar o acordo: as regionais e polos de Vanderlan e Wilder se
encontraram, dizem, para levar mais desenvolvimento aos bairros.  

Desde o início, explica Wilder
Morais, a dupla tem evitado “propostas fáceis”. Ele defende geração de empregos
aos moldes do que fez no Estado ao trazer 159 empresas para Goiás em 16 meses à
frente da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC). Ou seja, a Prefeitura terá
que atrair empresários e despertar novas vocações empreendedoras.

A tecla que tem sido batida
começa a pegar nos bairros, já que os pequenos empresários querem participar de
incentivos e, com isso, garantir maior empregabilidade.

“Professores”

No domingo, 1, o governador
Ronaldo Caiado disse para Vanderlan e Wilder que vai ser parceiro nesta “regionalização”:
“Nós vamos fazer um governo de parceria. Esse tempo todo fui parceiro de Iris.
E Iris meu parceiro! É fundamental termos um prefeito parceiro na Capital. As
ações se multiplicam e as melhorias na qualidade de vida das pessoas chegam
mais rápido. E esse tema do emprego… Aí posso falar: Wilder e Vanderlan são
professores nisso! Vamos fazer parceria do Estado com os polos e regiões
macroeconômicas que vocês defendem”.

moveWebKitS

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia