Cotidiano

DMVerifica: é falso que Seduc goiana quer tirar Cristo do calendário

Redação

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 18:54 | Atualizado há 5 anos

O DMVerifica procurou saber se as informações divulgadas pelo youtuber Gustavo Gayer sobre a intenção das secretarias de Educação de Goiás e São Paulo (Seduc) retirarem Cristo do calendário ser realmente verdadeira.

“Absurdo!! SEDUC quer tirar a palavra CRISTO do nosso calendário e ainda chama Bolsonaro de louco em material fornecido pela secretaria de educação de Goiás. Enquanto as doutrinação nas escolas continuar a sequestrar as mentes dos nossos filhos, o nosso futuro será pior do que imaginamos”, diz a descrição de seu vídeo.

Político que deseja disputar as eleições em novembro, Gayer se diz conservador e pauta seu discurso em temáticas de interesse de sua audiência. Ao fim do vídeo, o pré-candidato pede R$ 10 dos espectadores, likes e anuncia produtos de sua loja.

O político está certo ao afirmar que é uma convenção internacional que define o uso de A.C e D.C. Mas não informa que existem outros modelos e países que não adotam, caso de estados onde vivem judeus e muçulmanos.

O vídeo em questão é uma montagem do youtuber com imagens de uma professora em palestra realizada no Estado de São Paulo, mas também cita Goiás em outra questão menor – a visão que outros países têm do combate da covid-19 no Brasil. Ao fim, de forma vaga, cita as duas Seducs como exemplos a serem evitados.

A abordagem sobre a Seduc-SP procede em parte.

A partir da opinião de Luize Coutinho de Oliveira (professora de História)
e Janaina Jardim (moderadora), que explicam os modelos de divisão da história, ele diz que o mesmo “ódio” acontece em Goiás.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo mudou a denominação da linha do tempo de AC (Antes de Cristo) e DC (Depois de Cristo) para AEC (Antes da Era Comum) e DEC (Depois da Era Comum) nas escolas da rede estadual de ensino.

Mas o mesmo não ocorreu em Goiás.

O DMVerifica, portanto, ao consultar a Seduc, em Goiás, não teve confirmada a informação vaga e imprecisa divulgada no canal do youtuber de que Cristo estaria sendo retirado de qualquer calendário.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias