Cotidiano

Aliança entre MDB e DEM impactaria todo Estado

Redação DM

Publicado em 29 de agosto de 2020 às 11:59 | Atualizado há 6 anos

O desinteresse do prefeito Iris Rezende (MDB) em disputar a reeleição pode ter um grande efeito na política goiana. Seria muito mais do que os desdobramentos da batida de asas de uma borboleta. Ao contrário, afirmam diversas fontes, pode surgir um quadro novo – e mais apaziguador.

Os primeiros sinais já foram dados: sem Iris, aumentam as chances do ex-governador Maguito Vilela (MDB) ser seu substituto. Aos não iniciados em artes políticas, à primeira vista seria a instalação de um estado de guerra, com o fortalecimento dos “vilelas”, já que o grupo tem ainda o filho do pretendente – ex-deputado Daniel Vilela (MDB) – como força motriz oposicionista.

Apesar da força dos dois, Maguito tem dito que Iris Rezende é e continua sendo o orientador do grupo, já que acumula sabedoria, experiência e vitórias nas urnas.

O adversário do MDB 2.0, óbvio, seria o governador Ronaldo Caiado (DEM), que impôs uma derrota a Daniel em 2018. Mas este cenário é simplista e evidente demais para ser o futuro. Existe uma matemática favorável ao gestor de Goiás: foi eleito com 60% dos votos, as pesquisas indicam que sua aprovação subiu para 70% (o comportamento na pandemia o tornou um dos principais articuladores da política sanitária do país) e novos estudos qualitativos demonstram que o povo gosta de Caiado pelo caráter combativo e sua integridade moral.  Em resumo, para 2022, que era a meta de Daniel, é quase impossível tirar a reeleição do governador.

A partir da sólida relação desenvolvida por Iris com Caiado, portanto, Maguito tem procurado indicar a possibilidade de aliança com o DEM. A imprensa já noticiou encontros do ex-prefeito de Aparecida com Ronaldo Caiado para tratar do desenvolvimento de Jataí – cidade de origem de Maguito Vilela. Além disso, Daniel Vilela, em entrevista, desarmou o impossível: “Toda aliança é possível”.  Mas pede cautela nos movimentos.

Lívio Luciano, presidente do DEM de Goiânia, afirma que nos próximos dias o partido pretende avaliar o que sobra da disputa sem Iris. E todas variáveis serão analisadas, já que o partido tinha dado “apoio incondicional” para a liderança. Agora, o DEM trabalha com quatro ou cinco cenários.  

Após Daniel ter o protagonismo no MDB, chegou o momento do pai, que também cogitou sua aposentadoria no passado. Maguito pode firmar as bases de um contrato de paz que inclui sua disputa ao Paço Municipal. E mais: o desarme de uma oposição imprevisível em Aparecida de Goiânia, além de uma parceria duradoura com DEM que pode repercutir nos demais municípios.

O governador Ronaldo Caiado não emitiu sinais para uma aliança nestes termos, já que foi leal ao prefeito Iris a ponto de não cogitar sequer que ele não disputaria.  O governador realmente sentiu a decisão do prefeito. Mas nas proximidades de Caiado existem opiniões favoráveis ao armistício. Um deles é o deputado federal José Nelto (Podemos), que saiu das fileiras do MDB e apoiou o governador nas eleições de 2018.

Caso ocorra, de fato, a aliança do DEM e MDB, a primeira chapa a se beneficiar deste clima de paz será a encabeçada por Maguito e um vice indicado pelo DEM. Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis, Rio Verde, Jataí e Goianésia podem ter alinhamentos parecidos. No Entorno do Distrito Federal é possível que ocorra coligações, mas com supremacia das alianças caiadistas, que já estão em avançadas construções de cenários.

Eleições de 2022

Por fim, em 2022, caso a aliança seja mantida, ela teria como base a lealdade entre os dois principais articuladores: o MDB apoiaria a reeleição do governador Ronaldo Caiado, caso ele opte por concorrer, e indicaria ou uma vaga ao Senado ou o nome do vice-governador. Este time já estava formado em 2016 na imprensa e nos bastidores não fosse o MDB ter se antecipado e sofrido sua maior derrota da história, já que saiu das urnas em 2018 sem deputado federal, senador e muito menos governador – o único vencedor da aliança do MDB foi o senador Vanderlan Cardoso, hoje no PSD, que aproveitou a grande estrutura emedebista e se elegeu pelo PP.  E já declarou que não tem compromisso com o MDB para 2022.

De olho no futuro, o partido pode propor a correção de rota e fortalecer ainda mais o grupo que chegou ao poder em 2018. Neste caso, a chapa teria Caiado e Daniel – ou mesmo Iris Rezende para o Senado, caso voltasse a se interessar pela vida pública.

Aliança difícil, mas não impossível

Uma aliança do DEM com MDB depende também de como serão curadas as feridas. O partido sob domínio dos vilelas fustigou aliados importantes do governador Ronaldo Caiado, como os prefeitos Ernesto Roller (hoje secretário de Governo) e Adib Elias, donos de condutas irretocáveis na campanha. Os então gestores de Formosa e Catalão pagaram um preço caro durante a guerra, já que foram fiéis ao desejo de parte considerável do MDB, inclusive dos iristas. Agora mesmo, o prefeito Renato Castro (MDB), em Goianésia, um dos apoiadores do governador Ronaldo Caiado, sofre com a falta de garantias de que terá a legenda para disputar a reeleição.

Em 2014, ao apoiar Iris Rezende e se eleger para o Senado, o governador Ronaldo Caiado já tinha em mente um cenário possível de desinfecção da política goiana – tomada por escândalos de corrupção que assustaram o país. Seu discurso de combate ao apodrecimento do Tempo Novo – movimento inaugurado em 1999, mas que passou a ser foco de várias ações da Polícia Federal e prisões da Justiça – tornou seu nome proeminente. Após a vitória ao Senado e exercício de quatro anos de visibilidade na casa, era mais do que natural a disputa de Caiado ao governo.

Caso ocorra a aproximação do MDB e DEM, o grupo segue forte para encarar o que resta dos tucanos e genéricos, que podem novamente tanto apoiar Vanderlan Cardoso (PSD) – repetindo o enfrentamento tentado contra Iris em 2016 – quanto lançarem outro empresário, o atual prefeito de Trindade, Jânio Darrot, ao governo de Goiás.   

O ponto é que DEM e MDB chegarão no enfrentamento dentro de um panzer, com possibilidades de serem arrasadores.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia