Brasil

Fazendo da casa um lar

Redação DM

Publicado em 22 de setembro de 2018 às 04:21 | Atualizado há 7 anos

Em 2015, foi pu­bli­ca­do um es­tu­do ci­en­tí­fi­co re­a­li­za­do pa­ra uma fa­mo­sa mar­ca de mó­veis su­e­ca, in­ves­ti­gan­do a in­flu­ên­cia da re­pre­sen­ta­ção dos am­bi­en­tes so­bre a nos­sa emo­ção e a nos­sa cog­ni­ção. Es­se es­tu­do, con­du­zi­do de for­ma con­jun­ta por pes­qui­sa­do­res da Cham­plain Col­le­ge, nos Es­ta­dos Uni­dos, e da Ca­tho­lic Uni­ver­sity of the Sa­cre­ad He­art, se­di­a­da em Mi­lão, foi apre­sen­ta­do na 6th In­ter­na­ti­o­nal Con­fe­ren­ce on Ap­pli­ed Hu­man Fac­tors nd Er­go­no­mics (AHFE 2015).

Um dos ob­je­ti­vos era bus­car res­pos­tas pa­ra uma per­gun­ta cru­ci­al: qua­is os efei­tos cog­ni­ti­vos e emo­cio­nais que um am­bi­en­te per­ce­bi­do co­mo um “lar”, e não sim­ples­men­te uma “ca­sa”, pro­duz. A pers­pec­ti­va ado­ta­da na pes­qui­sa in­clu­ía tan­to abor­da­gens psi­co­ló­gi­cas quan­to re­la­ti­vas ao de­sign de in­te­rio­res. Em ou­tras pa­la­vras, pro­cu­ra­va-se com­pre­en­der qua­is ele­men­tos am­bien­tais es­pe­cí­fi­cos, na es­fe­ra do­més­ti­ca, são per­ce­bi­dos co­mo agra­dá­veis e re­la­xan­tes, e, ain­da, se a pre­sen­ça des­ses ele­men­tos es­pe­cí­fi­cos é ca­paz de in­flu­en­ciar as de­ci­sões de con­su­mo, no sen­ti­do de es­ta­be­le­cer uma ex­pres­são de pre­fe­rên­cia por de­ter­mi­na­dos ti­pos de am­bi­en­te.

Al­gu­mas con­clu­sões fo­ram as se­guin­tes: um es­pa­ço de­ve con­ter de­ta­lhes su­fi­ci­en­tes pa­ra ser in­ter­pre­ta­do co­mo in­te­res­san­te, e não en­fa­do­nho; en­tre­tan­to, de­ve-se evi­tar o exa­ge­ro, pois de­ta­lhes ex­ces­si­vos po­dem pro­vo­car uma re­a­ção de con­fu­são. Ele­men­tos na­tu­ra­is tam­bém pa­re­cem cau­sar um efei­to po­si­ti­vo na per­cep­ção do am­bi­en­te, des­de que não apa­re­çam iso­la­da­men­te, em pe­que­no nú­me­ro. De for­ma ge­ral, am­bi­en­tes de con­vi­vên­cia de­vem ser com­pos­tos por di­fe­ren­tes ele­men­tos, in­clu­si­ve na­tu­ra­is, agru­pa­dos de mo­do a cri­ar in­te­res­se e cap­tar a aten­ção, bem co­mo por ob­je­tos da vi­da di­á­ria, co­ti­dia­na.

Um “lar” abar­ca os con­cei­tos de fa­mí­lia, in­te­ra­ção so­ci­al, pri­va­ci­da­de, iden­ti­da­de pes­so­al. Quan­to a es­se úl­ti­mo item, po­de-se di­zer que um “lar” (em opo­si­ção a uma “ca­sa”) es­tá es­trei­ta­men­te li­ga­do à iden­ti­da­de de seus pro­pri­e­tá­rios, por­que os in­di­ví­duos ten­tam se ex­pres­sar atra­vés da per­so­na­li­za­ção do am­bi­en­te e seus ob­je­tos, co­mo uma ma­nei­ra de se apre­sen­ta­rem e de se re­pre­sen­ta­rem. Um lar se com­põe de atri­bu­tos que o tor­nam um lu­gar con­for­tá­vel, ami­gá­vel e pro­mo­vem uma sen­sa­ção de sa­tis­fa­ção.

Co­mo meio de pro­mo­ver acon­che­go e per­so­na­li­zar o es­pa­ço, en­tra em ce­na, tam­bém, o que se de­no­mi­na “de­co­ra­ção afe­ti­va”, um con­cei­to do de­sign em que se bus­ca im­pri­mir no am­bi­en­te a iden­ti­da­de do usu­á­rio, ou se­ja, con­tri­bu­ir pa­ra que o am­bi­en­te te­nha “a ca­ra” do do­no. Pa­ra is­so, é pre­ci­so agre­gar ao pro­je­to aqui­lo que o mo­ra­dor va­lo­ri­za emo­cio­nal­men­te e que o re­pre­sen­ta co­mo in­di­ví­duo.

A de­co­ra­ção afe­ti­va hu­ma­ni­za o es­pa­ço, tra­zen­do as re­fe­rên­cias que fa­zem par­te da his­tó­ria de vi­da do mo­ra­dor, as me­mó­ri­as po­si­ti­vas, os ob­je­tos de fa­mí­lia que lhe são ca­ros, os pre­sen­tes re­ce­bi­dos dos ami­gos que­ri­dos, as fo­to­gra­fi­as de mo­men­tos pre­ci­o­sos, as lem­bran­ças de vi­a­gens, as pe­ças com as qua­is o mo­ra­dor se re­la­ci­o­na de mo­do es­pe­ci­al e que, de al­gu­ma for­ma ex­pres­sam quem ele é e o que, pa­ra ele, é re­le­van­te.

Mui­to mais do que es­co­lher pe­ças que com­po­nham um ce­ná­rio “de no­ve­la”, o de­sig­ner de in­te­rio­res se mu­ne de re­fe­rên­cias di­ver­sas nas mais va­ri­a­das for­mas de ex­pres­são ar­tís­ti­ca pa­ra com­por um am­bi­en­te que tra­du­za a per­so­na­li­da­de dos que ne­le ha­bi­tam.

O im­por­tan­te é per­ce­ber que a de­co­ra­ção não pre­ci­sa ser “pas­teu­ri­za­da”, e nem de­ve ser im­pes­so­al. Um es­pa­ço que “fa­ça sen­ti­do” aos mo­ra­do­res se­rá mui­to mais bem re­sol­vi­do, ca­lo­ro­so e acon­che­gan­te do que ou­tro pen­sa­do com uma “pre­ci­são ci­rúr­gi­ca” e mi­li­me­tri­ca­men­te per­fei­to no que se re­fe­re ape­nas a téc­ni­cas e cri­té­rios es­té­ti­cos.

En­fim, a de­co­ra­ção afe­ti­va nos faz ter um ou­tro olhar so­bre as coi­sas e pa­ra a am­bien­ta­ção de uma ca­sa. Pa­ra que es­sa ca­sa re­fli­ta o fa­to de que ali tam­bém exis­te um lar, é ne­ces­sá­rio res­pei­tar a his­tó­ria das pes­so­as, e a car­ga afe­ti­va do es­pa­ço e dos ob­je­tos que o pre­en­chem.

 

(Ales­san­dra Go­mes, de­sig­ner de in­te­rio­res e pós-gra­du­an­da em De­sign de In­te­rio­res, Am­bien­ta­ção e Pro­du­ção do Es­pa­ço)


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