Opinião

O audiovisual no contexto atual das redes sociais

Diário da Manhã

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 23:12 | Atualizado há 7 anos

No co­me­ço da dé­ca­da, o Bra­sil vi­via o au­ge do seu mais re­cen­te pe­rí­o­do de cres­ci­men­to eco­nô­mi­co e au­men­to do po­der aqui­si­ti­vo da po­pu­la­ção. O smartpho­ne foi, tal­vez, o prin­ci­pal sím­bo­lo des­sa épo­ca. Ra­pi­da­men­te, se trans­for­mou na pla­ta­for­ma ba­se pa­ra pra­ti­ca­men­te tu­do – do ban­co, da lis­ta de ta­re­fas, ao con­ta­to com a fa­mí­lia, e, por­que não do con­su­mo de con­te­ú­do.

Quan­do cri­a­mos a Uzu­maki, em no­vem­bro de 2011, pa­re­cia cla­ro que es­se se­ria o ca­mi­nho: pro­du­zir con­te­ú­do e ge­rar in­flu­ên­cia pa­ra pes­so­as, cam­pa­nhas, e, mar­cas no meio di­gi­tal. Pa­ra quem co­me­çou no “An­ti­go Re­gi­me”, no­me ca­ri­nho­so que uso pa­ra me re­fe­rir à mí­dia tra­di­cio­nal, mon­tar uma agên­cia de con­te­ú­do di­gi­tal era um gran­de de­sa­fio no co­me­ço da dé­ca­da. O di­nhei­ro não es­ta­va lá; con­ven­cer quem ti­nha o di­nhei­ro a in­ves­tir em con­te­ú­do pa­tro­ci­na­do, ou, até mes­mo, ex­pli­car o pró­prio va­lor do con­te­ú­do pa­tro­ci­na­do era uma ta­re­fa in­gló­ria.

So­ma­do a is­so, nos­so pri­mei­ro gran­de ca­se era um “glo­bal”. O su­ces­so do ca­nal do mé­di­co Drau­zio Va­rel­la no Yo­u­Tu­be cha­mou a aten­ção pa­ra o nos­so tra­ba­lho. Em­bo­ra sem­pre te­nha fi­ca­do ex­plí­ci­to que não per­ten­cí­a­mos à re­de de TV, em al­gum pon­to da ne­go­ci­a­ção aca­bá­va­mos re­ce­ben­do a per­gun­ta: “Se­rá que con­se­gui­mos co­lo­car es­se ví­deo no Fan­tás­ti­co?”. Res­pos­ta: “Não, não con­se­gui­mos. E, po­de­mos ga­ran­tir que a re­per­cus­são des­se con­te­ú­do den­tro do seu pú­bli­co de in­te­res­se se­rá mai­or nas nos­sas pla­ta­for­mas”.

Trans­for­mar um ho­mem de mais de 70 anos que fa­la so­bre vi­da sa­u­dá­vel, ati­vi­da­de fí­si­ca, e sa­ú­de em ge­ral, em in­flu­en­cia­dor de um pú­bli­co ma­jo­ri­ta­ria­men­te com­pos­to por jo­vens e cri­an­ças não é ta­re­fa sim­ples. Por is­so, te­mos tan­ta con­fi­an­ça em dar res­pos­tas co­mo a do pa­rá­gra­fo an­te­ri­or.

Exis­te um “sa­ber fa­zer” au­dio­vi­su­al pa­ra es­se no­vo pú­bli­co, pa­ra as no­vas pla­ta­for­mas, e, o po­si­cio­na­men­to dos pro­du­to­res é pri­vi­le­gi­a­do nes­se con­tex­to – en­tre as de­man­das dos cli­en­tes e os for­ma­tos clás­si­cos da pu­bli­ci­da­de. Co­nhe­ce­mos de per­to os in­flu­en­cia­do­res, sa­be­mos co­mo eles fa­lam, e, sa­be­mos do que o seu pú­bli­co gos­ta.

Ho­je, além do mé­di­co mais in­flu­en­te do Bra­sil, cri­a­mos con­te­ú­do au­dio­vi­su­al pa­ra mí­di­as di­gi­tais de gran­des em­pre­sas co­mo Dro­ga­ria S. Pau­lo, No­var­tis, Aji­no­mo­to, en­tre ou­tras. Sem­pre bus­can­do apre­sen­tar nos­sos in­puts vi­san­do a ade­qua­ção das de­man­das ao nos­so ha­bi­tat.

A for­ma­ção dos no­vos in­flu­en­cia­do­res es­tá nas mãos dos pro­du­to­res de con­te­ú­do di­gi­tal – e o au­dio­vi­su­al é par­te de­ci­si­va nes­se pro­ces­so, por ser o for­ma­to que mais ga­ran­te cre­di­bi­li­da­de.

Não fo­ram pou­cos os ca­sos nes­ses anos, em que nos vi­mos di­an­te de uma de­man­da in­vi­á­vel, ou, que ha­via si­do con­ce­bi­da com ba­se nos an­ti­gos for­ma­tos de di­vul­ga­ção. Nes­se mo­men­to, é im­por­tan­te que o pro­du­tor de con­te­ú­do si­na­li­ze as pos­sí­veis fa­lhas de co­mu­ni­ca­ção dos pro­je­tos, ou fa­rá par­te do er­ro. As re­des so­ci­ais não per­mi­tem fa­lhas – uma cam­pa­nha com o tom equi­vo­ca­do, ou, que er­re ao es­co­lher o in­flu­en­cia­dor, po­de não ter uma se­gun­da chan­ce.

Pa­ra as pe­que­nas e mé­di­as pro­du­to­ras au­dio­vi­su­ais, o mer­ca­do atu­al es­tá mais pro­mis­sor do que na épo­ca em que co­me­ça­mos a ex­plo­rá-lo. Em­bo­ra, ain­da te­nha­mos que tra­ba­lhar com or­ça­men­tos li­mi­ta­dos, o nú­me­ro de gran­des anun­ci­an­tes com pro­je­tos es­pe­cí­fi­cos pa­ra re­des so­ci­ais vem au­men­tan­do; e, mais im­por­tan­te, um gran­de nú­me­ro de no­vos players foi in­cor­po­ra­do ao mer­ca­do de anún­cios e ações on­li­ne, in­cen­ti­va­dos pe­lo cus­to in­fi­ni­ta­men­te me­nor do meio di­gi­tal com­pa­ra­do ao do “An­ti­go Re­gi­me”.

A po­pu­la­ri­za­ção da tec­no­lo­gia não po­de ser con­si­de­ra­da uma ini­mi­ga – afi­nal, es­se fe­nô­me­no é a ori­gem do nos­so su­ces­so em po­ten­ci­al – no mo­de­lo an­ti­go, só ha­via es­pa­ço pa­ra as gran­des pro­du­to­ras.

A di­ca mais im­por­tan­te nes­se mo­men­to é apos­tar jus­ta­men­te nes­se mo­vi­men­to dos mi­cros e mé­di­os in­flu­en­cia­do­res. A ma­nu­ten­ção de um ca­nal ati­vo que co­me­ça a fa­zer su­ces­so é uma ta­re­fa que con­so­me mui­to dos pro­pri­e­tá­rios dos ca­nais. Qual­quer in­flu­en­cia­dor ou em­pre­sa que es­te­ja cres­cen­do nas re­des, e as ve­ja co­mo es­tra­té­gi­cas pa­ra seu cres­ci­men­to, pre­ci­sa­rá de apoio pro­fis­si­o­nal pa­ra sua co­mu­ni­ca­ção on­li­ne.

O mai­or de­sa­fio é equi­li­brar os cus­tos. Pro­du­zir ví­deo é ca­ro, re­quer a pre­sen­ça de pro­fis­si­o­nais va­lo­ri­za­dos e equi­pa­men­tos atu­a­li­za­dos. As­su­mir com­pro­mis­sos sem um or­ça­men­to apu­ra­do po­de exau­rir a for­ça de tra­ba­lho da pro­du­to­ra sem re­pre­sen­tar um ga­nho ex­pres­si­vo. Fi­que aten­to a is­so, e re­for­ce a im­por­tân­cia do re­tor­no que o con­te­ú­do au­dio­vi­su­al po­de re­pre­sen­tar pa­ra a pes­soa ou mar­ca. O in­ves­ti­men­to va­le a pe­na.

 

(Jef­fer­son Gor­gu­lho Pei­xo­to, ci­en­tis­ta so­ci­al pe­la USP e res­pon­sá­vel pe­las ope­ra­ções da Uzu­maki Co­mu­ni­ca­ção – UZMK, agên­cia di­gi­tal e pro­du­to­ra de fil­mes)


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