Política

Caiado: “O goiano não suporta mais viver em um Estado dominado pela corrupção”

Redação

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 02:15 | Atualizado há 7 anos

O candidato ao governo pela coligação A Mudan­ça é Agora, Ronaldo Caiado (Democratas), focou na apresenta­ção de propostas para a saúde, se­gurança pública e combate à corrup­ção ao participar do primeiro debate entre os governadoriáveis, realizado ontem (27) pela Rádio Interativa FM.

Na oportunidade de fazer seus questionamentos para o candida­to Daniel Vilela (MDB), definido por sorteio, Ronaldo Caiado pergun­tou sobre propostas para a saúde e destacou pesquisa Serpes divulga­da ontem que mostra que a saúde é o principal problema do Estado, apontado por 53,1% dos entrevis­tados. “Precisamos focar em pontos bem claros. Primeiro, acabar com a fila para a realização de cirurgias eletivas. Isso é uma chaga no estado de Goiás, são 55 mil goianos espe­rando, alguns há mais cinco anos”, lembrou ao apresentar números recentes divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo o democrata, é preci­so levar a saúde para as diferentes regiões de Goiás. “Vamos regiona­lizar a saúde. É inaceitável termos apenas pequenos polos onde aten­demos os pacientes graves. O pon­to primordial no nosso governo é le­var o atendimento de qualidade, por meio dos hospitais regionais, e tam­bém especialistas de diferentes nas áreas para o interior. Vamos tam­bém instalar os Ambulatórios Médi­cos de Especialidades (Ames), com serviços especializados”, lembrou.

De acordo com o plano de gover­no do senador, a proposta é fazer fun­cionar, com excelência, os hospitais regionais existentes e minimizar os vazios assistenciais identificados nas regiões do Estado para serviços de média e alta complexidade, através da ampliação da gestão regional e do aperfeiçoamento e ampliação da rede. Além disso, ele quer trabalhar para melhorar a estrutura dos hos­pitais das menores cidades.

SEGURANÇA

Na oportunidade de questionar o candidato Wesley (Psol) sobre a violência no Entorno do Distrito Fe­deral, Ronaldo Caiado lembrou que a região está tomada por facções criminosas que aterrorizam a vida da população. Para combatê-las, o senador propõe a criação de uma força tarefa que envolverá as parti­cipações das polícias militar, civil e rodoviária; Receita Federal, Sefaz e Ministério Público.

A ideia é ter acesso às movimen­tações financeiras para identificar os líderes de facções criminosas. Ainda dentro destas ações, Ronaldo Caia­do afirma ser importante estrutu­rar um presídio para receber os lí­deres de organizações criminosas e impedir que continuem atuan­do. “Ao mesmo tempo vamos atuar para melhorar a educação, dar opor­tunidades de emprego e condições de cidadania às pessoas”, reforçou.

Questionado pelo candidato do MDB sobre como pretende sanear as contas do Estado, Ronaldo Caia­do respondeu de pronto que a pri­meira tarefa é combater a corrup­ção. “Teremos tolerância zero com a corrupção. O goiano é trabalha­dor, honesto, ordeiro e não suporta mais viver em um Estado dominado pela corrupção. Goiás é um Estado rico, realizador, de oportunidades. Para crescer basta apenas estancar a torneira de corrupção”, garantiu.

Ronaldo Caiado lembrou de suas ações para impedir que Goiás afundasse ainda mais em dívidas, inviabilizando suas finanças no fu­turo. Hoje o Estado já tem uma dí­vida acumulada de quase R$ 20 bi­lhões e se desfez de patrimônios importantes como a Celg, além de ter buscado empréstimos em um momento em que aparece classifi­cado com a nota C no ranking de en­dividamento do Tesouro Nacional.

Como exemplos citou as ações que ele efetuou contra a venda da Celg, contra o empréstimo irregu­lar de R$ 510 milhões que o governo tentou obter junto à Caixa Econômi­ca Federal e a tentativa também do governo de se apropriar de depó­sitos judiciais de terceiros para pa­gar gastos do Estado, além da ven­da de área de 1,9 milhão de metros quadrados na plataforma logística de Anápolis. Em sua fala, Ronaldo Caiado cobrou postura de oposição a quem apenas de intitula como tal. “Ninguém se intitula oposição, prin­cipalmente uma oposição consenti­da. É preciso ter atos para compro­var. Em todas estas ações eu não tive o apoio do candidato”, lembrou.

Nas considerações finais, Caiado aproveitou o espaço para levar uma mensagem de otimismo aos goianos. “Sou um homem otimista, acredi­to no nosso Estado que é de oportu­nidades e que vai se recuperar dessa má gestão. Goiás vai se transformar na capital do Centro-Oeste e para isso precisa ter um governo compatível com seu povo. Sempre atuamos para dignificar Goiás. A única coisa que eu nunca trouxe para cá, e que o goiano não quer, foi a Lava Jata, a Decantação e a Monte Carlo. O que o povo quer é dignidade”, finalizou.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias