Opinião

A importância da realização da conciliação para o pequeno varejo

Diário da Manhã

Publicado em 28 de agosto de 2018 às 00:03 | Atualizado há 7 anos

Uma boa ges­tão fi­nan­cei­ra já é ta­re­fa ár­dua por si só. Exi­ge con­tro­le, vi­são e dis­ci­pli­na. A di­fi­cul­da­de en­tão au­men­ta quan­do a par­te de con­ci­li­a­ção ban­cá­ria e de car­tão é ne­gli­gen­ci­a­da. Es­sa fal­ta de cer­ti­fi­ca­ção das ven­das po­de ge­rar pre­ju­í­zos enor­mes ao lo­jis­ta. Es­ti­ma-se que 3% das ven­das fei­tas em car­tões po­dem ser per­di­das por equí­vo­cos e fa­lhas nos sis­te­mas das ope­ra­do­ras, se­gun­do le­van­ta­men­tos de mer­ca­do. Só por es­se as­pec­to já dá pa­ra ter uma no­ção de quão im­por­tan­te é re­a­li­zar es­sa ges­tão.

E nos di­as atu­ais, mais do que nun­ca, é im­por­tan­te con­ci­li­ar as ven­das efe­tu­a­das no car­tão, se­ja na mo­da­li­da­de cré­di­to ou dé­bi­to. An­ti­ga­men­te, o va­re­jis­ta, so­bre­tu­do de pe­que­no por­te, ti­nha uma mar­gem que pos­si­bi­li­ta­va er­ros. Ho­je, is­so não é mais per­mi­ti­do e o va­re­jo pre­ci­sa re­a­li­zar o con­tro­le de for­ma mui­to mais aten­ta. Pro­va dis­so são os da­dos que com­pro­vam o pe­so das com­pras fei­tas com car­tão. Só em 2017, es­sas ope­ra­ções so­ma­ram R$ 1,36 tri­lhão, de acor­do com da­dos da Abecs, as­so­cia­ção das em­pre­sas de car­tões. Is­so sig­ni­fi­ca que 32,6% das com­pras fo­ram fei­tas por es­se meio de pa­ga­men­to. Com es­ses nú­me­ros, é vi­sí­vel que a ges­tão de ho­je não po­de ser mais co­mo era há 10 anos.

En­tre al­guns dos mo­ti­vos pa­ra uma boa ges­tão na con­ci­li­a­ção de ven­das fei­tas por car­tão es­tão a pos­si­bi­li­da­de de lo­ca­li­zar pos­sí­veis frau­des em ope­ra­ções efe­tu­a­das ou co­bran­ças du­pli­ca­das. Os pro­ces­sos de cap­tu­ra, au­to­ri­za­ção, pro­vi­si­o­na­men­to e li­qui­da­ção fi­nan­cei­ra dos re­ce­bí­veis de car­tões são com­ple­xos e con­tam com a in­te­gra­ção de di­fe­ren­tes tec­no­lo­gi­as, que en­vol­vem ad­qui­ren­tes, ban­dei­ras, emis­so­res e ban­cos. Ou se­ja, um ecos­sis­te­ma ex­tre­ma­men­te pro­fun­do.

Mas mui­tos va­re­jis­tas ain­da ne­gli­gen­ci­am a con­ci­li­a­ção ban­cá­ria e das ven­das por car­tão na ges­tão fi­nan­cei­ra da lo­ja. Mui­tos não en­ten­dem a im­por­tân­cia e não têm a no­ção que per­dem di­nhei­ro por não iden­ti­fi­car as fa­lhas. Is­so acon­te­ce, so­bre­tu­do, por des­co­nhe­ci­men­to com as no­vas fer­ra­men­tas que exis­tem ho­je.

Além dis­so, ter a vi­si­bi­li­da­de com a ges­tão do re­ce­bí­vel im­pac­ta di­re­ta­men­te so­bre o con­tro­le fi­nan­cei­ro co­mo um to­do. Vi­su­a­li­zar so­bre o flu­xo de re­ce­bi­men­tos fu­tu­ros per­mi­te ade­quar e aten­der ne­ces­si­da­des pon­tu­ais de cai­xa e ain­da ter em mãos in­for­ma­ções con­fi­á­veis pa­rar au­xi­li­ar na to­ma­da de de­ci­são. E is­so são al­gu­mas das prin­ci­pa­is fer­ra­men­tas das qua­is to­do ad­mi­nis­tra­dor de­ve ter à sua dis­po­si­ção.

Ou­tro as­pec­to im­por­tan­te des­sa ques­tão diz res­pei­to às frau­des. Atu­al­men­te nin­guém es­tá imu­ne a es­sas ocor­rên­cias, se­jam elas in­ter­nas ou ex­ter­nas. Se no co­mér­cio ele­trô­ni­co é im­por­tan­te se pro­te­ger con­tra o uso in­de­vi­do de car­tão, que re­sul­ta em pre­ju­í­zo do­bra­do – per­da do pro­du­to e ain­da dé­bi­to por char­ge­back –, no va­re­jo, as frau­des po­dem acon­te­cer por cau­sa de ope­ra­do­res e ven­de­do­res mal-in­ten­ci­o­na­dos, que si­mu­lam ven­das pa­ra de­pois can­ce­lá-las ou mes­mo re­gis­tram com­pras que nun­ca acon­te­ce­ram.

So­bre es­se úl­ti­mo as­pec­to, a aten­ção de­ve ser re­do­bra­da. Se­gun­do já in­for­mou o Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to (SPC Bra­sil) e a Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas (CNDL), 29% dos co­mer­cian­tes e pres­ta­do­res de ser­vi­ços já en­fren­ta­ram al­gum ti­po de pro­ble­ma ao re­a­li­za­rem ven­das nos car­tões de cré­di­to e dé­bi­to, va­le ali­men­ta­ção ou por meio de pa­ga­men­tos on­li­ne. Por is­so, o cui­da­do de­ve ser, es­pe­ci­al­men­te, mai­or nes­se que­si­to.

Por es­ses mo­ti­vos, é im­por­tan­te que o va­re­jis­ta, prin­ci­pal­men­te o de me­nor por­te, te­nha a con­sci­ên­cia que a re­a­li­za­ção da con­ci­li­a­ção das ven­das por car­tão não sig­ni­fi­ca ape­nas uma me­lhor ges­tão da ope­ra­ção, mas um ga­nho de pro­du­ti­vi­da­de que irá re­sul­tar em ga­nhos fi­nan­cei­ros. E is­so de­ve ser fei­to com as fer­ra­men­tas ade­qua­das. Ao im­plan­tar con­tro­les e pro­ces­sos, o lo­jis­ta po­de re­du­zir em até 70% o tem­po gas­to pa­ra con­ci­li­ar as ven­das com car­tões. Is­so sem con­tar os be­ne­fí­ci­os de ter in­for­ma­ções con­fi­á­veis e em tem­po re­al dos re­ce­bí­veis de car­tões.

 

(Hen­ri­que Car­bo­nell, só­cio-fun­da­dor da Fi­nan­ças 360º, em­pre­sa es­pe­cia­li­za­da em sis­te­ma de ges­tão fi­nan­cei­ra com con­ci­li­a­ção au­to­má­ti­ca de ven­das por car­tão pa­ra o pe­que­no e mé­dio va­re­jo. www.fi­nan­cas360.com.br)


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