Cotidiano

Uma chance de deixar um legado na história

Redação

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 04:33 | Atualizado há 4 meses

Doar nunca é um ato sim­ples. Alguns sábios dizem que os significados estão nas próprias palavras e se você prestar atenção perceberá que exis­te uma profunda sabedoria nisso. Um exemplo, é a palavra ‘doa-a­-dor’, não há como doar sem se de­sapegar, a dor de tirar uma parte do seu tempo, ou do seu dinheiro, ou do seu sorriso em um dia de tris­teza, enfim, aquele que já se deu a oportunidade de doar sabe que nunca é um gesto simples.

Em contrapartida, o resultado que se rebece na vida quando se tem o hábito de se entregar para al­guma causa que vai além dos seus planos pessoais, é imensurável. E isso inclusive já se tornou objeto de estudo, alguns cientistas resol­veram mensurar o ator de doar por caridade. Alguns pesquisadores do National Institute of Neurological Disorders and Stroke, em Bethes­da (Maryland), pesquisaram o cé­rebro de 19 voluntários enquanto escolhiam se guardariam o dinhei­ro ou doariam. A parte do cérebro ativada quando uma doação acon­tecia seria o centro de recompensa do cérebro, o caminho mesolímbi­co, responsável por liberar dopa­mina. O resultado foi publicado na “Proceedings of the National Aca­demy of Sciences” (www.pnas.org)

Muitas pessoas sentem o dese­jo de participar de algo que eleve o propósito de suas vidas, mas mui­tas vezes não sabem onde encon­trar ou como auxiliar em causas que podem mudar a realidade de uma comunidade. Um grupo de pessoas em Goiânia sonhou grande e por uma iniciativa privada sustentada por doações surgiu o Hospital de Câncer de Goiás.

 

 Deixe seu legado na história: seja amigo do HCG

 

O Hospital de Câncer de Goiás é uma necessidade imediata para a saúde do paciente da doença no Estado. Observando os hos­pitais que se destinam ao atendi­mento de pacientes com câncer, desde o diagnóstico, passando por radioterapias, quimiotera­pias,internações, cirurgias e de­mais procedimentos necessários, fica evidente que a região ain­da tem uma estrutura aquém do necessário para atender tanto os pacientes atuais como os futuros casos projetados.

É necessário investir com ur­gência na saúde pública para que haja o aumento das chances de cura dos pacientes, além de pro­mover o aspecto humanizado en­volvendo a medicina, pesquisas e tratamentos de ponta.

O futuro hospital já possui a área em que será construído um terreno de 70.000 m2, doado pela Prefeitura Municipal de Inhumas, às margens da GO-070.

O deslocamento da capital Goiânia até Inhumas se dá justa­mente por essa rodovia. Da Praça Cívica, no Centro de Goiânia, até o local do HCI, são 55 km em per­curso de rápido fluxo e fácil acesso.

Vale lembrar que a constru­ção do HCG, além de ser uma referência em tratamento e pre­venção do câncer, vai impac­tar diretamente na elevação de Goiás ao posto de referência na­cional no segmento. Isso impac­tará diretamente na possibilida­de de avançar em pesquisas, na economia da região, na geração de empregos e de renda, desde a capital até os municípios que cir­cunvizinham o hospital.

O HCG se propõe a ser uma unidade de referência para diag­nóstico,tratamento e prevenção dos casos de câncer, com estru­tura humanizada,segmentado da seguinte forma para o atendimen­to hospitalar:

  • 600 leitos, instalação total pre­vista após a conclusão da última etapa;
  • 5 mil atendimentos/mês, entre consultas, exames e demais proce­dimentos;
  • Ambulatórios, Enfermaria e Pronto-Socorro com atendimen­to 24 horas;
  • Clínica para diagnósticos;
  • Consultórios médicos e outros profissionais da saúde atuação mul­tidisciplinar;
  • Centro de Radioterapia e Qui­mioterapia;
  • Centro Cirúrgico;
  • Laboratórios de Análises Clíni­cas e de Anatomia;
  • UTI , CTI e Área de Reabilita­ção;
  • Instalações para hospedagens de acompanhantes;
  • Ala infantil lúdica;
  • Estrutura de apoio: lanchone­tes, restaurante e estacionamento com mil vagas.

Além disso, o projeto do hospital conta com lavanderia, capela ecu­mênica, restaurantes para o público e funcionários/prestadores de servi­ços, áreas de convivência, sala de lei­tura, oficinas de trabalhos manuais, centro de documentação e pesqui­sa, administração e auditório.

Tudo para que todos os pacien­tes e seus acompanhantes sejam instalados da melhor forma pos­sível, proporcionando conforto e humanização durante todo o tra­tamento do paciente e sua família.

 

 Construção do HCG: o sonho se torna realidade

 

Em 2014, um médico residente em Goiânia, Wagner Miranda jun­tamente com sua esposa e um gru­po de amigos estavam em Ubera­ba. Eles estavam reunidos para um leilão em prol de doações para o Hospital de Câncer de Barretos, que é referência no Brasil para o trata­mento de câncer gratuito para pes­soas carentes.

Foi ali que souberam da inau­guração de uma ala cirurgica do Hospital de Barretos que eles não conheciam. Decidiram então via­jar de Uberaba até Barretos para conhecer a nova ala. Nessa via­gem, Wagner teve seu coração to­cado e a partir de então, o único questionamento era “Por que em Goiás ainda não tinha um hospi­tal desse porte? ”

Assim, a Associação para Cui­dado de Câncer em Goiás – Acceg foi criada em 28 de maio de 2014, contando com a participação de membros da comunidade em ge­ral, (médicos, engenheiros, donas de casa, comerciantes, advoga­dos etc) a instituição começou a desenvolver trabalhos relaciona­dos à conscientização e preven­ção ao câncer, através da partici­pação em eventos, realização de palestras educativas e ações pre­ventivas para a comunidade em geral, e visando a criação do novo Hospital.

Em outubro de 2015 foi cedido, em cumprimento a todos os trami­tes legais, pela prefeitura do muni­cípio de Inhumas, no entorno de Goiânia, uma área para a constru­ção de um Hospital com o objeti­vo maior de atender à população portadora ou suspeita de portar esta enfermidade, e atender com a melhor qualidade técnica, sem haver pagamentos por parte dos pacientes, e com o maior grau de humanização possível.

O projeto tomou grandes pro­porções e em em 21 de janeiro de 2015 foi fundado o Hospital de Câncer de Goiás – HCG.

 

 Finalizando a 1ª etapa: como se tornar um doador

 

Dentro de 60 dias a 1ª etapa de construção já estará finaliza­da. Após a realização da Terceira Etapa, o HCG estará apto a aten­der,de forma integral, os pacien­tes com câncer de todo o estado de Goiás e região.

Como você pode fazer parte des­sa história: Doações diretas de Pes­soas Físicas; Realização de eventos próprios e de terceiros; Captação de recursos públicos em que o proje­to do hospital possa se enquadrar; Captação de recursos de fundos in­ternacionais em que o projeto do hospital possa se enquadrar; Even­tos e projetos realizados por tercei­ros, com o devido aval e aprovação prévia do HCG. Todas essas ações estão presentes no Portal, acesse www.hcancergoias.com.br. Obs.: O HCG não autoriza a realização de eventos utilizando seu nome, sem previamente ser consultado e ter aprovado a dinâmica da doação.

Hoje a Associação para Cui­dado de Câncer em Goiás–Ac­ceg (atividades de organizações associativas profissionais) tem sua sede na Avenida T-3, Quadra 64, Lote 21, nº 1.367, Setor Bue­no, Goiânia, Goiás.

Para doar acesse o link do nos­so site no perfil: @hcancerdegoias

Você pode doar qualquer valor ou 12x de R$ 10,00 através do car­tão de crédito. Ou ainda através de depósito ou transferência bancária.

BANCO DO BRASIL

Hospital de Câncer de Inhumas

Ag: 0496-0

C/C:53000-x

CNPJ: 20827343/0002-12

 

24 de agosto (sexta) a partir das 18h

Atrações: Atitude Praise, Davi Passamani e Fernandinho

Local: Arena Deu Praia (BR 153, em frente ao carrefour)

Parte da renda é destinada a construção do HCG e todos os ingressos são válidos com 1kg de alimento não perecível em parceria com a Associação Mais Amigos.

Ingressos: www.baladapp.com. br ou Tribo do Açaí, The Body Shop (Flamboyant e Goiânia Shopping), Marola Surfwear (Passeio das águas, Buriti shopping), Dr. Exame, República da Saúde, Bulls Hamburgueria (T-10). Instagram @tabernaculum_oficial

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias