Política

Daniel Vilela se compromete a transferir Complexo Prisional

Redação

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 02:17 | Atualizado há 7 anos

O candidato ao governo pela Coligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB, PP, PRB e PHS), Daniel Vilela (MDB), disse, ontem, durante evento em Apareci­da de Goiânia, que uma de suas pri­meiras medidas será a mudança de local do Complexo Prisional de Apa­recida de Goiânia. “Vamos trans­ferir o Complexo Prisional o mais rápido possível porque ele está em local que provoca insegurança para a população e ainda trava o desen­volvimento de Aparecida”, afirma.

Daniel lembrou que, ainda no iní­cio de 2014, o ex-prefeito Maguito Vi­lela (presente no evento) doou ao es­tado um terreno mais afastado, em local que não interfere na segurança da população e no desenvolvimen­to industrial e urbano da cidade. “Em 2014 a Prefeitura de Aparecida doou para o Estado uma área para abri­gar a construção de um novo presí­dio. Sabemos da realidade precária da atual Casa de Prisão Provisória e do antigo Cepaigo (Penitenciária Coronel Odenir Guimarães), que não oferecem nenhuma condição de promover a regulação do sistema prisional e a segurança dos apenados e em especial de quem está de fora.”

O emedebista afirma que o go­verno federal disponibiliza recur­sos para investimento no sistema prisional e, por meio dessas parce­rias e da melhor gestão financeira do Estado, será possível concreti­zar a transferência. “Sabemos que há recursos disponíveis no governo federal para a construção desses no­vos presídios. Com planejamento e boas propostas é possível buscar es­ses recursos e fazer uma mudança radical na gestão penitenciária do Estado.” Nos últimos anos o gover­no do Estado deixou de usar R$ 19 milhões na construção de presídios. “É mais um caso de incompetência de quem ocupa hoje o governo do Estado”, conclui Daniel.

O plano de governo do candida­to ainda prevê a construção de pre­sídios regionais para abrigar presos de alta periculosidade e o aumento dos salários dos servidores aprova­dos em concurso realizado em 2014. As atuais e novas estruturas serão do­tadas de bloqueadores de sinal de te­lefonia celular eficiente. “Hoje os pre­sos comandam o crime de dentro do presídio, via celular. Vamos atuar para impedir a entrada e, caso en­tre, vamos impedir que funcionem.”

DESENVOLVIMENTO

O atual Complexo Prisional fica localizado dentro do Distri­to Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag), a cerca de 4 quilô­metros da rodovia BR-153 e próxi­mo também a áreas urbanas, como o Setor Continental. “A transferência do Complexo Prisional vai benefi­ciar cidade de Aparecida, cujo de­senvolvimento está sendo travado pela existência desses prédios pe­nitenciários dentro de uma região que se desenvolve muito, que se in­dustrializa, gera empregos e oferece, inclusive, conjuntos habitacionais.”

Daniel falou ainda, em seu dis­curso, sobre a falta de atenção do Estado com os municípios, entre eles Aparecida de Goiânia. “Apare­cida e tantos outros municípios tive­ram a omissão do governo naquilo que é de sua responsabilidade e, se esse grupo político não estabelece parcerias com os municípios, de­veria pelo menos ter correspondi­do com aquilo que é sua obrigação, como a segurança, o sistema carce­rário, a saúde e a educação.”

A reunião foi promovida pelo candidato a deputado estadual Max Menezes (MDB) e contou com a presença da candidata a deputada federal, Iris de Araújo, e o candidato ao Senado Vanderlan Cardoso (PP), além do prefeito Gustavo Menda­nha, do ex-prefeito Maguito Vilela, vereadores e lideranças locais.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias