Opinião

O Rotary e a paralisia infantil

Redação DM

Publicado em 20 de agosto de 2018 às 22:48 | Atualizado há 7 anos

Há mais de 40 anos o Ro­tary tra­ba­lha pa­ra er­ra­di­car a po­lio­mi­e­li­te da fa­ce da ter­ra. Gra­ças ao tra­ba­lho dos ro­ta­ri­a­nos, o apoio de go­ver­nan­tes do mun­do in­tei­ro, de or­ga­ni­za­ções in­ter­na­cio­nais de sa­ú­de e de fun­da­ções par­ti­cu­la­res, fal­ta mui­to pou­co pa­ra er­ra­di­car es­sa ter­rí­vel do­en­ça da fa­ce da ter­ra. De acor­do com os úl­ti­mos le­van­ta­men­tos que con­tro­la es­sa do­en­ça no mun­do, ape­nas o Pa­quis­tão e o Afe­ga­nis­tão não se li­vra­ram ain­da da pre­sen­ça da po­lio nos seus ter­ri­tó­rios, ape­sar do es­for­ço do Ro­tary e dos de­mais ór­gã­os que cu­i­dam do as­sun­to. O mun­do ain­da não es­tá li­vre des­sa gra­ve do­en­ça, que tan­to mal já fez à mi­lhões de cri­an­ças no mun­do, por con­ta, prin­ci­pal­men­te, da ne­gli­gên­cia e da in­com­pre­en­são da po­pu­la­ção mun­di­al que não tem le­va­do a sé­rio as cam­pa­nhas de va­ci­na­ção, anual­men­te re­a­li­za­das em to­dos os paí­ses.

Por con­ta da omis­são dos go­ver­nan­tes, que não tem cui­da­do do sa­ne­a­men­to bá­si­co dos seus paí­ses e pe­lo aco­mo­da­men­to das fa­mí­lias com a va­ci­na­ção das cri­an­ças de 0 a 5 anos de ida­de, do­en­ças já er­ra­di­ca­das es­tão res­sur­gin­do, a  exem­plo do sa­ram­po, com for­tes in­dí­ci­os de re­tor­no, tam­bém, do ví­rus da po­lio­mi­e­li­te. Es­sa pos­si­bi­li­da­de acen­deu a luz ama­re­la no Ro­tary e nos go­ver­nos, cha­man­do aten­ção pa­ra a ne­ces­si­da­de de in­ten­si­fi­car as cam­pa­nhas va­ci­nais, no Bra­sil e no mun­do, afim de evi­tar que es­sa ter­rí­vel do­en­ça vol­te a per­tur­bar as fa­mí­lias. Nes­te mês de agos­to, in­clu­si­ve, a pro­pos­ta é va­ci­nar pe­lo me­nos 95% das cri­an­ças de 0 a 5. No pró­xi­mo dia 18/08, es­co­lhi­do co­mo dia D des­sa va­ci­na­ção, os ro­ta­ri­a­nos vão pa­ra as ru­as e pos­tos de sa­ú­de apo­i­a­rem e aju­da­rem no que for ne­ces­sá­rio, pa­ra fa­ci­li­tar e con­sci­en­ti­zar as fa­mí­lias da ne­ces­si­da­de de va­ci­nar as su­as cri­an­ças. Gra­ças a Deus, há mais de 30 anos o Bra­sil se li­vrou des­sa do­en­ça, dei­xan­do pa­ra trás for­tes e ir­re­pa­rá­veis se­que­las em cri­an­ças bra­si­lei­ras.

Quem não se lem­bra da pa­ra­li­sia in­fan­til? Pois é! É es­sa do­en­ça que não que­re­mos que vol­te ao nos­so Pa­ís. Por­tan­to, não só o Ro­tary e os go­ver­nos de­ve se pre­o­cu­pa­rem, a so­ci­e­da­de tam­bém de­ve se en­ga­jar nes­sa lu­ta, afim de li­vrar as cri­an­ças des­se mal­di­to ví­rus. Du­ran­te o mês de agos­to, ro­ta­ri­a­nos es­ta­rão fa­lan­do e con­sci­en­ti­zan­do pes­so­as so­bre a va­ci­na­ção con­tra a pa­ra­li­sia in­fan­til. Dia 18, dia D, sá­ba­do, ro­ta­ri­a­nos vão par­ti­ci­par da aber­tu­ra ofi­ci­al da cam­pa­nha, aju­dar na di­vul­ga­ção e co­la­bo­rar no que for ne­ces­sá­rio pa­ra a or­ga­ni­za­ção do even­to va­ci­nal. O Ro­tary quan­do lan­çou a cam­pa­nha Po­lio Plus, em 1985, o de­se­jo era er­ra­di­car a do­en­ça até o ano 2005. Não sen­do pos­sí­vel, o Ro­tary não de­sis­tiu e nem de­sis­ti­rá, en­quan­to exis­tir um ca­so des­sa do­en­ça no mun­do. Pa­ra tan­to, con­ti­nua tra­ba­lhan­do pa­ra for­ta­le­cer a Fun­da­ção Ro­tá­ria, o bra­ço fi­nan­cei­ro do Ro­tary, pa­ra não fal­tar re­cur­sos des­ti­na­dos à aqui­si­ção das va­ci­nas que são dis­tri­bu­í­das no mun­do in­tei­ro. Va­mos à lu­ta com­pa­nhei­ros, a ban­dei­ra é nos­sa.

 

(Gercy Jo­a­quim Ca­mê­lo, go­ver­na­dor do Ro­tary In­ter­na­ti­o­nal, Dis­tri­to 4530, Ges­tão 2012/2013)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias