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Histórias da Fotografia

Diário da Manhã

Publicado em 20 de junho de 2018 às 00:38 | Atualizado há 4 meses

Atualmente a relação mais comum que se tem com a imagem, em especial a fo­tografia, é em geral volátil. A foto, vulgarmente, serve para alimen­tar redes sociais com informações atualizadas do rostos das pessoas, dos seus gatos e das refeições que estão prestes a comer. Em uma abordagem menos rasa da captu­ra da imagem, através da exposi­ção luminosa, existe um universo de questões que envolvem desde a importância da fotografia como registro histórico, técnicas fotográ­ficas e diversidade estética.

A WA Imagem Fotografia e Pro­dução Cultural, para trazer à comu­nidade uma parte do incrível mun­do da fotografia, anuncia a abertura de inscrições para seu novo projeto de extensão, Histórias da Fotogra­fia: Usos, Linguagens e Poéticas, que seguem abertas até o dia 12 de julho. Este projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultu­ra da Prefeitura de Goiânia.

O curso é dividido em três mó­dulos complementares, distribuí­dos ao longo de três meses. His­tórias da Fotografia promoverá estudos e reflexões sobre a mul­tiplicidade de abordagens teóri­cas e práticas da fotografia em um conteúdo que tratará das técnicas, das estéticas e dos circuitos so­ciais desta arte desde as suas ori­gens até as suas investigações con­temporâneas.

O curso possui carga horária de 216 horas e terá um módulo por mês. As aulas ocorrerão sem­pre às quintas e sextas-feiras, nos períodos vespertino (14h às 17h) e noturno (19h às 22h), na Pon­tifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Serão ofertadas 40 vagas gratuitamente a toda co­munidade.

PROFESSORES

O projeto Histórias da Fotogra­fia tem coordenação do professor Rafael Castanheira, doutor em Co­municação pela Universidade de Brasília (UnB) e hoje parte do cor­po discente da Universidade Católi­ca de Brasília (UCB) e Universidade Paulista do Distrito Federal (Unip­-DF), que ministrará um dos mó­dulos do curso.

Outro módulo terá à frente a professora Déborah Rodrigues Borges, doutora em Arte e Cultu­ra Visual pela Universidade Fede­ral de Goiás (UFG), atualmente atuando no quadro da PUC-GO, onde desenvolve pesquisas sobre história da fotografia em Goiás, fo­tografia popular e as relações en­tre fotografia e memória.

Completa o time Samuel de Je­sus, doutor em Études Cinémato­grafiques et Audiovisuelles pela Universidade de Paris III, Sor­bonne-Nouvelle, sob a orien­tação de Philippe Dubois, e também doutor em Comu­nicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Samuel é professor na Faculdade de Artes Vi­suais (FAV) da UFG.

OS MÓDULOS

O primeiro módulo, “Das origens à modernida­de”, ocorrerá em agosto, sob orientação de Déborah Bor­ges. Em pauta estarão os con­textos histórico, social e cultural em que surge a fotografia, suas repercussões sociais ao integra-se ao cotidiano das pessoas, a distin­ção entre fotógrafos artistas e in­dustriais, e a expansão da ativida­de fotográfica no Brasil.

Em setembro será a vez de Ra­fael Castanheira tratar de “Docu­mento, documentação e ‘docu­mental’”, discutindo a construção histórica do termo ‘documental’ na fotografia e propondo uma re­flexão acerca dos principais mo­mentos da história da documen­tação fotográfica no Brasil e no mundo. Aqui, os participantes ainda te­rão orienta­ção para a rea­lização de projetos pessoais de documenta­ção fotográfica.

Por último, em outubro, o módulo “Imagem, Corpo e Pai­sagens” finaliza o curso, tendo à f r e n t e Samuel de Jesus, que aborda­rá a relação entre estes elemen­tos enquanto objetos e gêneros artísticos. Em sala de aula, pro­fessor e alunos ana­lisarão um conjunto de obras questionando a relação corpo/paisagem e como ela con­solidou uma iconografia em que corpo e paisagem definiram sua completa autonomia.


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