Tempo máximo de espera para atendimento em hospitais particulares poderá ser de 30 minutos
Diário da Manhã
Publicado em 15 de junho de 2018 às 12:34 | Atualizado há 7 anos
Um projeto de lei apresentado nesta quinta-feira (14/06) na Câmara Municipal de Goiânia pretende estipular o tempo máximo de espera para atendimento em hospitais particulares da Capital. A medida ocorre para tentar solucionar uma das principais causas de reclamação de usuários. De acordo com o texto de autoria do vereador Zander Fábio (Patriotas), a proposta valerá para atendimento em hospitais, clínicas e laboratórios.
Conforme a matéria, o tempo de espera será, no máximo, de trinta minutos, em dias normais, incluindo sábados e domingos. No caso de véspera de feriados e nos dias subsequentes a eles o tempo de espera para atendimento será de 45 minutos.
O projeto esclarece ainda que o usuário é considerado usuário o cidadão que utiliza os serviços dos planos de saúde de qualquer natureza, ou aqueles que têm despesas hospitalares sob qualquer forma de pagamento.
Em caso de descumpimento, a unidade de saúde poderá ser penalizada com advertência, multa, proibição de propaganda da empresa, cassação da licença sanitária e até mesmo cancelamento do alvará de funcionamento do estabelecimento.
Zander Fábio justifica que as reclamações dos usuários devido a espera no atendimento ocorrem tanto na consulta com horários marcados quanto nas urgências e emergências. O que, segundo o autor do projeto de lei, os atrasos podem por em risco a saúde do cidadão.
(FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA: REPRODUÇÃO INTERNET)