Política

Senado homenageia ex-senador Emival Caiado

Redação

Publicado em 9 de junho de 2018 às 02:40 | Atualizado há 4 meses

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), participou, ontem, de sessão especial que homenageou o centenário de nascimento do ex-deputado-federal e ex-se­nador, Emival Ramos Caiado. A sessão, realizada no plená­rio por inciativa do senador Vi­centinho Alves (PR-TO), teve a presença de vários integrantes da família do homenageado, como Elcival Caiado (irmão de Emival), Maria Caiado (espo­sa), Sérgio, Breno, Inara, Emival Filho (filhos), da esposa de Ro­naldo Caiado, Gracinha Caia­do, do senador Wilder Morais (Democratas-GO), do ex-go­vernador de Goiás Alcides Ro­drigues, do ex-deputado-fede­ral, Pedro Canedo, entre outros familiares de Emival Caiado. Em seu pronunciamento, Ro­naldo Caiado fez questão de exaltar o árduo trabalho do tio em defesa do estado de Goiás e o exemplo que deixou de es­pírito público para toda família.

“Este é um momento mui­to especial de poder estar nes­sa tribuna que já foi ocupada pelo senador Emival Caiado. Como seu sobrinho, condição que muito me honra, posso dizer que manteve e dignifi­cou a presença de minha fa­mília na vida pública nacional, que remonta ao tempo do Im­pério, com contribuições não apenas a Goiás, mas a todo o país. Presença que, em muitos momentos da história, impor­tou em sacrifícios, perdas e ad­versidades, preço que se paga quando se luta por ideais”, des­tacou Ronaldo Caiado.

Ronaldo Caiado lembrou a participação determinante de Emival Capital para instalação de Brasília com capital federal. “Emival Caiado destacou-se por ter sido o autor do projeto de lei que estabeleceu a mu­dança da capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Cen­tral, materializando um sonho que remontava aos tempos do Brasil Colônia, e se torna­ra compromisso de campa­nha de Juscelino Kubitschek, em 1955. O então deputado Emival Caiado – o mais vota­do proporcionalmente naque­la eleição, com 12,4% dos votos válidos, índice ainda hoje não superado – era adversário po­lítico do presidente Juscelino. Mas o que estava em discus­são era a mudança da capital, a interiorização do desenvol­vimento e a ocupação do ter­ritório nacional em toda a sua extensão”, relatou.

O senador também contou histórias que demonstram o tamanho do prestígio de Emi­val no meio político. “Até Carlos Lacerda que era opositor a mu­dança na nova capital se cur­vou aos argumentos de Emi­val Caiado que mostrou que não se tratava de um projeto de governo, mas de país”, lem­brou o líder do Democratas. O parlamentar ainda relembrou fato de sua vida em que fazia sua formação como cirurgião no hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, e Carlos Lacerda deu entrada no local com uma lesão muscular. Lacerda, na au­sência do médico que chefia­va o departamento, foi aten­dido por Ronaldo Caiado. Na ocasião, contou Caiado, Car­los Lacerda questionou: “Você é o que de Emival?” Ao revelar que era sobrinho, Lacerda dis­se: “Então, você deve ser bom”.

“Sou, com muito orgulho, a quinta geração da família que ocupa a vida pública. E trago muito do exemplo de espírito público do meu tio Emival com quem tive ligação muito próxi­ma desde a infância. Tio Emi­val era um orador habilidoso que sabia falar com o povo e aproximava as pessoas com suas palavras. Guardo na me­mória com carinho momen­tos que tive com ele quando ele me presenteou com um casaco de lã que o pertenceu para que pudesse me aquecer no inver­no francês antes de me mudar para lá para fazer minha espe­cialização em cirurgia da co­luna. Ele também me acom­panhou pelo país na minha pré-campanha a presidente da República em 1989, alinhan­do meu discurso. Um exem­plo que precisamos nesse mo­mento difícil que país vive para que possamos fazer as mudan­ças que o Brasil e o estado de Goiás precisam”, destacou.

MAIS HOMENAGENS

O senador Wilder Morais destacou a história de vida de Emival dedicada ao estado de Goiás. “Emival faz parte de uma linhagem de gente honesta e que construiu uma história lim­pa na vida pública. Assim como Ronaldo Caiado que tem 30 anos vida pública e Goiás ago­ra tem o orgulho de contar com seu nome como pré-candida­to ao governo do estado”, disse.

“Não podemos esquecer figuras especiais que melho­raram a nossa pátria. Ele foi uma figura extraordinária”, acrescentou Sérgio Caiado, filho de Emival.

“A lição que fica da vida de Emival Caiado para essa e ou­tras gerações é de que a vida pública vale a pena quando feita com bons propósitos no­tadamente quando o Brasil passa por um momento difí­cil”, enfatizou o prefeito de For­mosa Ernesto Roller (MDB).

Já o ex-deputado-federal Pe­dro Canedo lembrou que aos oito anos de idade ajudou a pe­dir votos na campanha de Emi­val Caiado a deputado federal. “Muito orgulhoso de participar de sessão em homenagem ao centenário dele. Fico orgulhoso também de ver Ronaldo Caia­do representando Goiás nesta Casa”, afirmou Pedro Canedo.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias