Entretenimento

Música Íntima abre o mês de junho com dois concertos especiais

Redação

Publicado em 30 de maio de 2018 às 22:11 | Atualizado há 7 anos

  •  Já na terça (05.06), às 20h30, a proposta é uma apresentação em Memória de Mayara Amaral, no Centro Cultural da UFG

 

Série de concertos que tem como proposta divulgar a musica instrumental feita na atualidade, a Música Íntima, conta com duas edições especiais agora no início do mês de junho. O Brasília Sax Quarteto se apresenta no Teatro Basileu França, sábado (02.06), às 20h. Já na terça (05.06), 20h30, no Centro Cultural da UFG, a propos­ta é uma apresentação em Memó­ria de Mayara Amaral, com obras e participação músicos que se reu­niram para compor e tocar em ho­menagem a musicista. Ambos os concertos são gratuitos e contam com peças inéditas ao público.

A Música Íntima #5, com o Brasília Sax Quarteto, propõe um concerto com obras escritas es­pecialmente para o grupo. “Uma oportunidade de se ouvir a músi­ca viva do século XXI e de presti­giar a estreia de três obras inéditas de compositores goianos”, explica Luiz Gonçalves, professor, músico e produtor do evento.

Sete (07) obras compõem o re­pertório: Cinco Centelhas do Éter (Antônio Mello–RJ); Imenso (Ro­drigo Oliveira dos Santos–GO); Água Luminosa (Ignácio Marti­nez Madrigal–México); Coasata­deare (Jasson André–MT); Tristão Dançando no Mar (Luiz Gonçal­ves–GO); Desmantelado (Douglas Sá–GO) e Chorando no Espaço(­Fernando Arruda–NY).

Outra programação especial marca a Música Íntima #6 com o concerto Em Memória de Maya­ra Amaral. A musicista viveu e es­tudou em Goiânia e fez uma im­portante pesquisa de mestrado chamada A mulher compositora e o violão da década de 1970. Víti­ma de feminicídio, ela foi brutal­mente assassinada pelo namora­do, há mais ou menos um ano, em Campo Grande (MS), onde vivia. “Ela tocou em diversos concertos e contribuiu fortemente para o ce­nário do violão e da música con­temporânea em Goiás. Todas as obras deste espetáculo são dedi­cadas a ela. Será uma emocionan­te noite de estreias”, completa Luiz.

O programa desta edição con­ta com oito obras instrumentais também inéditas e participação de vários músicos goianos e que atuam em Goiás. A peça Sete Que­das, de Luiz Gonçalves, será inter­pretada pelo violonista Hélvis Cos­ta. Deixa soar, de Gabriel Araújo, em duo de violões com Danillo Dutra e Bruno Fernandes; Flores que morrem e nascem, de Rodrigo Oliveira dos Santos, contará com os músicos José Vinícius Maciel (flauta); Bianca Labossiere (flauta) e performer Letícia Braga.

Outra peça de Luiz Gonçalves, Amayara será apresentada em duo de violões, por Hélvis Costa e Fernando Machado. Girassol, de Lucas Manassés, tem interpreta­ção de Renan Machado, no vio­lão. Música para flauta, violão e percussão, de Estercio Marquez Cunha, traz os músicos José Vi­nícius Maciel (flauta), Tayro Lou­zeiro (violão) e Khesner Oliveira (percussão). Fortíssima (Douglas Martins) conta com solo de violão de Bianca Labossiere, que tam­bém apresenta ao lado de Jader Cruz (viola), a música Em memó­ria de Mayara, de Ubiratan Costa.

MÚSICA ÍNTIMA #5–BRASÍLIA SAX QUARTETO

Sábado (02.06)–20h

Local: Teatro Basileu França (Av. Universitária, 1750, Leste Universitário)

Música Íntima #6–Concerto em Memória de Mayara Amaral

Terça (05.06) – 20h30

Local: Centro Cultural da UFG (Av. Universitária, 1533, Setor Universitário)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias