Entretenimento

Hoje: Concerto Levon Ambartsumian e Evgeny Rivkin

Redação

Publicado em 29 de maio de 2018 às 22:58 | Atualizado há 7 anos

O projeto Concertos Di­dáticos para Juventude traz a Goiânia hoje, 30 de maio, o duo russo Levon Am­bartsumian (violino) e Evgeny Rivkin (piano) em apresentação única. O concerto ocorrerá às 20h30, no Centro Cultural UFG, no Setor Universitário. A entra­da é franca.

*Levon Ambartsumian nas­ceu em Moscou, onde estudou na Central Music School e no Moscow Tchaikovsky Conser­vatory. Teve como professo­res Felix Andrievski, Yuri Ya­nkelevich, Leonid Kogan e Igor Bezrodny. Em 1977, con­quistou o primeiro prêmio no Zagreb International Violin Competition (Croácia), coor­denado por Henryk Szeryng. Dois anos depois, ele foi pre­miado na Montreal Internatio­nal Competition e, em 1981, venceu a competição All-U­nion Violin em Riga, na Letô­nia. Foi designado como Ar­tista de Honra da Armênia em 1988 e Artista de Honra da Rús­sia em 1997. Desde 1977, Am­bartsumian se apresenta re­gularmente em vários países pelo mundo. Ele já colaborou com maestros e compositores como Valery Gergiev, Vladimir Fedoseev, Maxim Shostakovi­ch, Aram Khachaturian, Alfred Schnittke e muitos outros.Em 1989 fundou a Moscow Cham­ber Orchestra ARCO, que regu­larmente se apresenta na Rús­sia e no exterior. De 1978 a 1993 Levon Ambartsumian foi pro­fessor no Moscow Tchaikovsky Conservatory, o que se repe­tiu a partir de 2013. Por dois anos (1993-1995) ele foi profes­sor visitante na Indiana Univer­sity School of Music em Bloo­mington, Indiana, nos Estados Unidos. Em1995 assumiu a po­sição de Franklin Professor of Violin na University of Georgia School of Music, enquanto per­maneceu como diretor artístico e maestro da ARCO. Ambartsu­mian dedica-se à música russa, armênia e americana e fez vá­rias estreias mundiais impor­tantes. Ele já lançou mais de 40 CDs, incluindo músicas de Wieniawski, Brahms, Mendel­ssohn, Vivaldi, Shostakovich, Schnittke, Bronner, Arutiunian e outros compositores contem­porâneos. Em maio de 2009 Ambartsumian recebeu uma medalha de ouro da Moscow Composers Union por sua con­tribuição ao desenvolvimento da música contemporânea e da cultura musical. Como pro­fessor,ministrou master clas­ses nos Estados Unidos, Rús­sia,Armênia, Coreia do Sul, Canadá, Brasil, Itália e França. Seus ex-alunos ocupam cargos nas principais orquestras eu­ropeias na Alemanha, França, Portugal e Dinamarca, e muitos foram premiados em competi­ções internacionais de violino, bem como ocupam cargos no ensino universitário em perío­do integral.

* Evgeny Rivkin nasceu na Rússia e obteve seu mestrado e doutorado no Moscow Tchai­kovsky Conservatory, onde es­tudou com o professor Evgeny Malinin. Ele recebeu importan­tes prêmios, entre eles estão os principais na SSR National Pia­no Competition em 1977, o Sixth International Tchaikovsky Com­petition em Moscou, Bayerishe Rundfunk Competition em Mu­nique, em 1985, bem como o L. MacMahon International Com­petition em Lawton, Oklahoma (Estados Unidos). Ele se apre­senta como solista e músico de câmara na Itália, França, Hun­gria, Alemanha, Rússia, Letô­nia, Lituânia, Iugoslávia, Esta­dos Unidos, Canadá, México, Brasil e outros países em apre­sentações ao vivo, em rádios e TVs, sempre com elogios entu­siasmados sobre seu emocio­nante e sensível talento artís­tico como pianista. Rivkin fez apresentações sinfônicas e reci­tais solo em muitas salas mun­dialmente famosas, como Great Hall of Moscow Conservatory e Tchaikovsky Hall em Moscou (Rússia), Great Hall of St. Peters­burg Philharmonic Society (Rús­sia), Hercules-Saal em Munique (Alemanha), Gewandhaus Hall em Leipzig (Alemanha), Wagner Hall em Riga (Letônia), Franz Liszt Academy of Music em Bu­dapeste (Hungria), Carnegie Hall em Nova York (Estados Uni­dos) e outras. O repertório dele inclui todos os concertos para teclado de J.S.Bach, Beethoven, Rachmaninoff e os concertos para piano de Schumann, Lis­zt, Mozart, Tchaikovsky, Shos­takovich, Brahms, Grieg, etc., e o mais importante do repertó­rio pianístico da literatura das eras clássica e romântica. Riv­kin realizou gravações para os selos A-RAM e Melodiya labels na Rússia, Sintez da Letônia e nos Estados Unidos para ACA Recordings. “Presenteie-se com esta excelente interpretação,” es­creveu a revista Fanfare sobre sua gravação de Tchaikovsky’s G major Piano Sonata e The Sea­sons, acrescentando que Rivkin traz o melhor desta música. É professor de piano na University of Georgia desde 1995.

 

PROGRAMA

  1. Alyabyev (1787–1851)

Sonata em mi menor

Allegro con brio

Adagio cantabile

Allegretto scherzando

  1. Glinka (1804–1857)

Sonata re menor

Allegro moderato

Larghetto ma non troppo

  1. Khachaturian (1920–2011)

Sonata op. 1

Allegro

Andante

Presto

Levon Ambartsumian, violino

Evgeny Rivkin, piano

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias