Siqueira Campos: greve de fome e luta pela criação do Tocantins
Redação DM
Publicado em 29 de maio de 2018 às 01:49 | Atualizado há 7 anos
O Programa Memórias do Legislativo, exibido pela TV Assembleia, prossegue com a série 30 Anos da Constituinte de 1988 e está em exibição a entrevista do primeiro governador do Tocantins, e ex-deputado federal constituinte Siqueira Campos (DEM). Natural de Crato (CE), 92 anos, foi três vezes eleito governador. No bate-papo com a jornalista Luciana Martins, ele contou os bastidores da criação do mais novo Estado brasileiro.
A entrevista faz parte de um amplo projeto sobre os 30 anos da promulgação da Carta de 88, coordenado pela Diretoria de Comunicação e com apoio da Diretoria Geral da Assembleia Legislativa de Goiás.
Siqueira Campos recebeu a equipe da Assembleia Legislativa em sua casa, em Palmas, capital tocantinense. Ao lado, funciona a fundação que leva seu nome e reúne boa parte da história política do ex-governador.
O relator da Sub-comissão dos Estados na Assembleia Nacional Constituinte deu detalhes sobre a greve de fome que fez pela criação do Tocantins e detalhou a convivência com líderes políticos como Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Ulysses Guimarães, de quem contou vários fatos e afirmou: “Ulisses me ajudou a aprovar o Estado do Tocantins, tudo que há de melhor na Constituição, Ulisses participou. Ele era adversário, mas eu tinha o maior respeito e maior admiração por ele. Pena que não foi presidente da República, lamentou.
Uma das histórias contadas por Siqueira Campos diz respeito às dificuldades para consolidar o novo Estado e o amplo apoio que recebeu dos constituintes goianos. Um deles, o ex-governador goiano Mauro Borges, disse a ele que seria contrário à criação do Tocantins. “Qual não foi minha surpresa ao ver que, na votação em plenário da emenda que criou o Estado, Mauro Borges votou favorável e fez um discurso apaixonado. Foi uma das maiores homenagens que recebi em vida”, afirmou.
Siqueira Campos disse ainda que havia tentado a criação do Tocantins antes da Constituinte, mas a proposta foi vetada pelo ex-presidente José Sarney sobre a alegação de que o novo Estado não teria viabilidade econômica. “O Sarney tinha receio de que o nascimento do Tocantins resultasse na proliferação de outros Estados, como o Maranhão do Sul”.
RONALDO CAIADO
Sobre a famosa greve de fome que fez em meados da década de 1980, Siqueira Campos revelou que o médico que o acompanhou na época era o hoje senador Ronaldo Caiado. “Ali pelo quarto dia de greve de fome, já fraco, o Ronaldo Caiado me levou escondido um prato com lentilhas para que eu me alimentasse. Ele sabia o quanto eu gostava de lentilhas, mas agradeci e não comi”, informou o ex-deputado constituinte.
A entrevista de Siqueira Campos pode ser assistida na TV Assembleia nos canais 8, na NET, e no aberto frequência 61.2, além do canal no YouTube. (Com informações do Portal de Notícias Assembleia)