Opinião

Humildade não pressupõe subserviência

Redação DM

Publicado em 18 de maio de 2018 às 00:31 | Atualizado há 7 anos

A elas­ti­ci­da­de con­cei­tu­al das lin­gua­gens sem­pre fa­ci­li­tou o uso in­dis­cri­mi­na­do das pa­la­vras com, ca­da vez mais, dis­tin­tos e con­fu­sos sig­ni­fi­ca­dos. E qua­se sem­pre, ma­ni­pu­la­mos for­ço­sa­men­te os sen­ti­dos das idei­as ex­pres­sas por elas, se­gun­do nos­sos in­te­res­ses nem sem­pre no­bres.

Ge­ral­men­te, quan­do se tra­ta das vir­tu­des, da­mos a ca­da uma de­las as de­fi­ni­ções que mais nos con­ve­nham. E que me­nos exi­jam de nós. As­sim, na­ve­ga­mos tran­qui­los pe­los ma­res das re­la­ções hu­ma­nas nos con­si­de­ran­do vir­tu­o­sos, quan­do só nos en­qua­dra­mos nos pre­cei­tos por­que os es­tu­pra­mos, le­van­do-os a sig­ni­fi­car o que nos é mais útil e opor­tu­no em ca­da mo­men­to.

Umas das pa­la­vras ex­tre­ma­men­te abu­sa­das, ge­ral­men­te pa­ra im­por aos ou­tros a sub­mis­são aos nos­sos ca­pri­chos, é a hu­mil­da­de. Ra­di­cal­men­te exi­gi­da dos ou­tros, e re­la­ti­va­men­te pra­ti­ca­das por nós, a hu­mil­da­de, por is­so, é sem­pre con­fun­di­da, ou até mes­mo tra­ves­ti­da, de ser­vi­lis­mo, sub­ser­vi­ên­cia que o pró­xi­mo de­ve exer­cer pa­ra nos­so con­for­to.

Agos­ti­nho de Hi­po­na, fi­ló­so­fo cris­tão afri­ca­no que vi­veu en­tre os sé­cu­los IV e V da nos­sa era, mas que fas­ci­na até ho­je por sua pers­pi­cá­cia psi­co­ló­gi­ca, en­si­na­va que a hu­mil­da­de “não nos faz mai­o­res que nin­guém, mas tam­bém não po­de nos fa­zer me­no­res”. Ser hu­mil­de, pa­ra ele, não é ser o ca­pa­cho mu­do on­de os opor­tu­nis­tas lim­pam os pés su­jos de tra­moi­as e jo­ga­das in­de­cen­tes e egó­i­cas. Mas, re­co­nhe­cer o al­can­ce da nos­sa vi­são, não opi­nan­do so­bre o que des­co­nhe­ce­mos, mas tam­bém não nos va­ler da fal­sa mo­dés­tia pa­ra nos omi­tir nem nos com­pro­me­ter nos as­sun­tos que nos di­zem res­pei­to.

Pa­ra os co­var­des, a hu­mil­da­de é a ca­pa do de­sin­te­res­se e da in­di­fe­ren­ça pe­lo des­ti­no da al­ma hu­ma­na. Por hu­mil­da­de, não as­su­me res­pon­sa­bi­li­da­des e acei­ta o chi­co­te cru­el da in­jus­ti­ça so­bre o lom­bo ar­ca­do do ca­í­do.

Pa­ra os es­per­ta­lhões, a hu­mil­da­de ser­ve de es­con­de­ri­jo pa­ra en­ga­nar as vis­tas dos sim­ples e usu­fru­ir de be­nes­ses e pro­te­ção. E a as­tú­cia do apro­vei­ta­dor fi­ca ma­qui­a­da de hu­mil­de aca­ta­men­to e sim­pli­ci­da­de. Ves­tem-se de an­dra­jos co­mo um men­di­go, mas pen­sam e agem com a ar­ro­gân­cia do dés­po­ta. Os­ten­tam um olhar com­pla­cen­te mas emi­tem ju­í­zos ca­su­ís­tas e in­te­res­sei­ros pa­ra sa­tis­fa­zer os po­de­ro­sos.

Con­tu­do, a hu­mil­da­de não po­de ser­vir pa­ra afo­far os cô­mo­dos acol­cho­a­dos dos lei­tos dos pre­gui­ço­sos, dos que não se dis­põ­em de mo­ver um de­do ou to­do o cor­po e men­te em de­fe­sa do cer­to, do jus­to e do ver­da­dei­ro. Va­ler-se da des­cul­pa da hu­mil­da­de pa­ra ca­lar-se di­an­te do er­ro é afi­ar a lâ­mi­na e for­ta­le­cer o bra­ço que apu­nha­la à trai­ção.

Na atu­a­li­da­de tem si­do dis­se­mi­na­da a ideia de que “é pre­fe­rí­vel ter paz a ter ra­zão”, co­mo se a paz fos­se a au­sên­cia do de­ba­te, da de­fe­sa cons­tan­te dos va­lo­res da vi­da. Pa­ra es­tes a paz é si­nô­ni­mo de con­for­to e de ócio es­té­ril e de mór­bi­da es­tag­na­ção. A paz dos ce­mi­té­rios on­de a mor­ta aqui­e­ta os âni­mos e igua­la os ca­rac­te­res.

O pi­or é quan­do al­guns usam as pa­la­vras dos mes­tres do es­pí­ri­to pa­ra de­fen­der su­as fa­lá­cias, dis­tor­cen­do os en­si­na­men­tos fun­da­men­tais dos sá­bi­os em fa­vor de seus es­cu­sos e ilí­ci­tos de­se­jos. Há cris­tã­os que se va­lem da pai­xão de Je­sus de Na­za­ré pa­ra ten­tar re­fu­tar ou for­çar quem afir­ma ver­da­des que não são do seu gos­to, acu­san­do de he­re­sia que as ex­pres­sa. Ten­tam im­por o si­lên­cio da acei­ta­ção de seus ar­di­lo­sos ar­gu­men­tos ape­lan­do pa­ra o de­ver al­heio da hu­mil­da­de.

Se es­que­cem que a pró­pria mor­te do Su­bli­me Pro­fe­ta Ju­deu da Ga­li­léia é con­se­quên­cia de su­as pa­la­vras e ações em fa­vor da ver­da­de. Se ele, que con­si­de­ra­mos o Cris­to de Deus, ti­ves­se pre­fe­ri­do o co­mo­dis­mo da “hu­mil­da­de” e vi­vi­do em sua pa­ca­ta al­deia sob o ju­go do de­sa­mor, da mal­da­de e da ig­no­rân­cia hu­ma­na, ape­nas pa­ra não cor­rer o ris­co de de­sa­gra­dar os man­te­ne­do­res do iní­quo sta­tus quo, cer­ta­men­te mor­re­ria bem mais con­for­ta­vel­men­te. Por is­so, o “ser cris­tão” não dá ba­se sus­ten­tar a exi­gên­cia do si­lên­cio e a inér­cia cri­mi­no­sos sob a fa­lá­cia da hu­mil­da­de.

Tal­vez, a ver­da­dei­ra hu­mil­da­de se­ja, de ver­da­de, er­guer os olhos, o om­bro e a voz pa­ra de­fen­der anun­ci­ar a igual­da­de e a con­se­quen­te obri­ga­to­ri­e­da­de de não nos su­por­mos me­lho­res que nin­guém, mas, tam­bém não ad­mi­tir nem pro­pa­lar que al­guém se­ja me­lhor e mais dig­no que nós. Não nos jul­gar­mos per­fei­tos mas não acre­di­tar nem agir co­mo se al­guém es­ti­ves­se isen­to de nos­sas aná­li­ses, crí­ti­cas e de­nún­cias.

Ser hu­mil­de não é ser co­mo a es­ca­be­lo imó­vel que tu­do su­por­ta sem pro­tes­tar, mas sim, ser co­mo a água que con­tor­na os ob­stá­cu­los, quan­do po­de. Mas que, ao ser im­pe­di­da, rom­pe as bar­rei­ras com for­ça, fir­me­za e es­tar­da­lha­ço pa­ra se­guir o ru­mo que a vi­da lhe deu.

O si­lên­cio di­an­te do er­ro não é hu­mil­da­de por­que não é uma vir­tu­de mas um ví­cio. E ne­nhum ví­cio é ami­go da Vi­da, mas com­pa­nhei­ro da dor, da mor­te e do ca­os!

 

(Ton Al­ves, jor­na­lis­ta, pro­fes­sor de Fi­lo­so­fia, ex-fra­de fran­cis­ca­no, as­ses­sor da CNBB e mon­ge uni­ver­sa­lis­ta, cris­tão ve­te­ro ca­tó­li­co e fun­da­dor do Pro­je­to Ca­su­lo de Luz)

 


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