Esportes

Agora o desafio é na água doce

Redação

Publicado em 11 de maio de 2018 às 03:14 | Atualizado há 7 anos

Após passar pela ilha de Floria­nópolis para a primeira etapa do ano, o Circuito Petrobras Rei e Ra­inha do Mar se prepara para ater­rissar no Planalto Central do País. No dia 27 de maio, em Brasília, o maior festival de esportes de praia do Brasil irá proporcionar uma ex­periência inédita para a sua reale­za: essa será a primeira vez que o circuito será realizado em um lago.

O Lago Paranoá, com 48km² de área e cerca de 80km de perí­metro, será a sede do evento. Tra­ta-se de um lago artificial, que foi concebido em 1984 com o objeti­vo de aumentar a umidade da ári­da Brasília e hoje se tornou ponto de encontro para a prática de es­portes. Para esta edição, a diversi­dade de provas para todos os esti­los e idades do Rei e Rainha do Mar vem em uma versão adaptada para o Distrito Federal não ficar de fora do circuito nacional.

Os atletas poderão escolher en­tre as já tradicionais provas de ma­ratona aquática que contam com três diferentes distâncias: Sprint 1km, Classic 2km e Challenge 4km. Aos que preferem correr, o trajeto de 5k do Lake Run é a pedida. E, para quem não dispensa nenhu­ma das duas modalidades espor­tivas, o Lake Biathlon desafia os participantes em uma prova com­binada de 1km de natação no lago e mais 2,5km de corrida.

Aos que querem estar na água, mas preferem substituir as bra­çadas pelos remos, também ha­verá provas de Stand-Up Paddle em duas distâncias: 4km e 8km. E ainda, para esta etapa, temos ou­tra novidade: essa será a primeira vez que teremos canoa havaiana no nosso circuito. Serão duas mo­dalidades: 6km para estreantes e 12k para atletas elite. Já a criança­da, entre 8 e 13 anos, poderá op­tar pelas provas kids de natação no lago e corrida.

A expectativa é receber em torno de 2 mil participantes. Os competi­dores do evento, acostumados com a água salgada, terão que entender a diferença entre a natação no mar e no lago. “A principal diferença entre nadar no mar e no lago é a densida­de da água. Na água doce, o atleta se sente mais pesado do que no mar, onde, por causa do sal da água, ele consegue flutuar mais. Cada lugar tem a sua peculiaridade e é preci­so saber se adaptar”, destacou a me­dalhista olímpica Poliana Okimoto.

REI & RAINHA

Após se aposentar no Rei e Ra­inha do Mar em dezembro de 2017, Poliana participou como atleta amadora da última etapa do cir­cuito em Florianópolis, em março, e se arriscou pela primeira vez no Biathlon. “O Rei e Rainha do Mar marcou o encerramento da minha carreira como atleta profissional e o início da minha carreira como atle­ta amadora. É um evento que sem­pre me acompanhou e fico muito feliz por participar”, disse Poliana.

O evento, que é para a família inteira, oferece a opção Combo Família Real, destinada aos pais que querem incentivar seus filhos à pratica esportiva. Ao fazerem as suas inscrições, eles recebem 10% de desconto na inscrição de seus filhos. Vale lembrar que as provas tradicionais são permitidas para atletas com 14 anos completados até 31 de dezembro de 2018.

As inscrições estão sendo rea­lizadas no site oficial www.reiera­inhadomar.com.br e vão até o dia 22 de maio e os valores estão sujei­tos à alteração de acordo com o lote.

 

2 mil Competidores são esperados para as mais diversas categorias

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias