Cotidiano

Projeto orienta acesso à internet para prevenir crimes digitais

Redação

Publicado em 3 de maio de 2018 às 02:01 | Atualizado há 7 anos

O vereador Delegado Eduardo Prado (PV) apresen­tou ontem projeto de lei que cria o Programa Permanente de Orientação sobre Acesso à Internet Segura e Prevenção aos Crimes Digitais nas escolas.

Segundo o parlamentar, o projeto tem o objetivo de ins­truir os alunos sobre o uso ade­quado e os cuidados que devem ser tomados para combater os crimes de internet. “Essas ativi­dades extracurriculares pode­rão ser realizadas por palestras, workshops, peças teatrais, den­tre outras ações, com a colabo­ração de profissionais como psi­cólogos, delegados e professores que poderão auxiliar para que nossas crianças e adolescentes não fiquem desprotegidas no ambiente virtual”, explica Prado.

Para Eduardo, a falta de co­nhecimento técnico dos usuá­rios é um dos principais moti­vos facilitadores para ação dos cibercriminosos. “Quando o in­ternauta não tem nenhum pre­paro para utilização da rede, ele se torna alvo fácil de sequestro de dados, pedofilia, indução ao suicídio, clonagem de cartão e outros delitos praticados no ambiente virtual”, diz.

O projeto abrange tanto es­colas públicas quanto particula­res e convênios poderão ser es­tabelecidos com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás de forma não onerosa. O projeto segue agora para a Co­missão de Constituição e Justi­ça (CCJ) e, caso seja aprovado, vai para votação em plenário.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

No próximo dia 21 de maio, o vereador Eduardo Prado rea­lizará audiência pública, na Câmara Municipal de Goiânia, para discutir os crimes ciber­néticos. O objetivo do debate é para conscientizar pais, crian­ças e jovens sobre os perigos do mundo virtual e prevenir ações criminosas, principal­mente os incentivos de suicí­dio em aplicativos. Serão con­vidados para compor à mesa membros do Ministério Públi­co de Goiás (MPGO), da Dele­gacia Especializada em Crimes Cibernéticos, da Comissão de Direito Digital e Informática da Ordem dos Advogados do Bra­sil (OAB-GO), diretores de es­colas e psicólogos.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias