Entretenimento

Uma pausa para o café

Diário da Manhã

Publicado em 14 de abril de 2018 às 01:05 | Atualizado há 4 meses

O café é uma bebida mui­to querida por esse Brasil, nove entre 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem a bebida, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – Abic. É uma bebida multifuncional, que ser­ve para deixar a gente mais es­perto nos dias de marcha len­ta, para amenizar a ressaca pós eventuais exageros e para ter desculpa para pausar o serviço no meio da tarde. O café tam­bém acompanha muito bem o tabaco, o famoso boca de pito, mas isso é só pra ressaltar que o Ministério da Saúde adverte que fumar causa impotência sexual, mas café não.

Os benefícios do café são comprovados cientificamen­te. Por exemplo, para os gran­des consumidores de álcool, os que bebem tal qual um opala desregulado, café faz bem pro fígado. Ele melhora seu fígado e o deixa mais saudável. Lem­brando mais uma vez os avi­sos do Ministério da Saúde: “O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoóli­cas pode comprometer seria­mente o bom funcionamento do organismo.” Pesquisas mos­tram que pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm chance 80% menor de cirrose do fígado.

DATAS COMEMORATIVAS

São mais de 7 milhões de toneladas produzidas por ano em todo o mundo, a maior par­te na América do Sul e Central, cerca de 85%. O maior expor­tador é o Brasil, que fica com 29% do total. Vietnã e Colôm­bia são também grandes expor­tadores, com 16 e 11%, respec­tivamente. Mais de 50 países ao redor do globo produzem o grão, por isso existem várias datas em sua homenagem, por exemplo este 14 de abril, Dia Mundial do Café. O Dia Nacio­nal do Café é 24 de maio.

Existe ainda outra data come­morativo para o grão, desde 1º de outubro de 2015, o Dia Inter­nacional do Café. Naquele ano a OIC (Organização Internacional do Café) – a principal organiza­ção intergovernamental a servi­ço do café que reúne governos de países exportadores e impor­tadores, para pensar os desafios do setor cafeeiro mundial atra­vés da cooperação internacio­nal – instituiu a data.

CONSUMO E PRODUÇÃO

Os brasileiros são consumi­dores de peso do café, mas ain­da não ocupam o primeiro lugar no consumo abusivo de cafeína. Os maiores consumidores de café são os escandinavos. O consumo per capita na Noruega, Dinamar­ca e Finlândia é superior a 10 kg/ pessoa por ano. Em valores abso­lutos o Brasil é o segundo maior consumidor, com o número de 21,5 milhões de sacas e os Esta­dos o primeiro, com mais de 25 milhões de sacas. Estes valores são referentes ao ano passado e fornecidos pela Embrapa.

De acordo com o primeiro le­vantamento da safra de café reali­zado pela Conab (Companhia Na­cional de Abastecimento), Goiás produziu de 146,7 a 152,7 mil sa­cas. Estes números mostram uma redução entre 22,9 e 19,7%. A cultu­ra está sob regime de irrigação, mas o baixo índice pluviométrico ocasio­nou falta de padrão de florada, que acarretou a redução em relação à safra anterior. Mas essa não é a rea­lidade de todo o Centro-Oeste. No Mato Grosso, por exemplo, a produ­ção foi de 98,6 a 103,7 mil sacas, um crescimento de 5,1%, resultados da implementação tecnológica.

Das tendências “modernosas” que esperam aquecer o mercado do café temos o café em cápsula, aquele de colocar na máquina. As máquinas de café são um desejo de consumo de muitas pessoas, já ouvi histórias de gente que se casa só para ganhar uma dolce gusto de presente dos parentes. “Até 2021, cápsulas seguirão cres­cendo de forma mais acelerada. Porém, o consumidor brasileiro percebe cada vez mais o valor dos cafés premium em outros forma­tos, como o moído e o grão. É es­perado que o pó siga com 80% do volume do café consumido”, re­lata a Embrapa. Ou seja, cápsu­las gourmet são tendência, mas o pó de café prevalece, clássicos nunca morrem.

 

VEJA ALGUNS BENEFÍCIOS DO CONSUMO DO CAFÉ:

1.CAFÉ TE DEIXA MAIS CALMO QUANDO ESTÁ COM SONO

Isso acontece porque o aroma do café altera a composição de uma proteína no cérebro que está associada com o estresse, esse estresse especifica­mente está aliado à privação do sono. É por isso que todos nós aprendemos desde cedo que nos senti­mos muito melhor, principalmente na parte da ma­nhã, depois de um bom copo de café.

  1. BEBER CAFÉ DEIXA VOCÊ MAIS INTELIGENTE

Uma das principais substâncias contidas nos café, a cafeína, é um potente estimulante psicoa­tivo. Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que seu cérebro trabalhe mais rapidamente, melhorando seu hu­mor, energia, memória, tempos de resposta e fun­cionamento cognitivo geral.

  1. ESTIMULA O METABOLISMO

Essa vai para aqueles que querem perder uns quilinhos. Uma das substâncias associada à quei­ma de gordura, a cafeína, é encontrada em quase todos os suplementos perda de peso.

  1. POSSUI NUTRIENTES IMPORTANTES

O café é uma importante fonte de antioxidantes. Ele contém uma série de nutrientes, como vitami­nas B2, B3, B5 e, manganês, magnésio e potássio.

  1. CAFÉ REDUZ O RISCO DE DIABETES TIPO 2

Algumas pesquisas mostram que o consumo diário de café reduz em média de 7% no risco de diabetes para cada xícara diária.

  1. REDUZ O RISCO DE PARKINSON

O Mal de Parkinson está associado à queda dos níveis de dopamina do organismo.

A cafeína tem o efeito de aumentar os níveis de dopamina no cérebro. Estima-se que quem bebe café regularmente diminui de 32% a 60% a possi­bilidade de desenvolver a doença.

  1. BEBER CAFÉ COMBATE A DEPRESSÃO E TAMBÉM DEIXA VOCÊ MAIS FELIZ

A dopamina não previne só o Mal de Par­kinson, ela também é muito conhecida como a “substância do prazer”. Isso explica porque pes­soas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia têm uma chance 20% menor de tornar­-se deprimido, e são mais de 50% menos pro­pensos a cometer suicídio.

  1. REDUZ O RISCO DE VÁRIOS TIPOS DE CÂNCER

Além de diminuir o risco de câncer de fíga­do, como já citado aqui, o café também reduz chances de câncer de intestino. Pessoas que bebem 4 a 5 xícaras de café por dia tem um ris­co 15% menor de desenvolver câncer de intes­tino. Os cânceres de fígado e de intestino são responsáveis pelas 3ª e 4ª maiores parte das mortes por esse tipo de doença no mundo.

  1. REDUZ O SEU RISCO DE DOENÇA CARDÍACA

Sabia que quem bebe café regularmente têm 20% menos risco de derrame e geralmente têm taxas mais baixas de doenças cardíacas? Pois é, como a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, o café é ótimo para a saúde cardiovascular.

  1. CAFÉ DEIXA SEU ORGANISMO LIMPO

O café é um ótimo diurético. O corpo hu­mano muitas vezes elimina as bactérias e ví­rus prejudiciais através da urina, e beber café aumenta este processo natural. Isso signifi­ca que beber café vai fazer você urinar com mais frequência do que se você não estives­se bebendo café.

 

 

CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ

 

  1. A borra do café funciona como um excelente adubo
  2. A borra do café também é ótima para tirar o mau chei­ro da geladeira
  3. O café, quando consumi­do nas doses corretas (4 ve­zes ao dia), aumenta a capa­cidade de concentração
  4. A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias