Autoajuda ao revés
Redação DM
Publicado em 5 de abril de 2018 às 23:14 | Atualizado há 7 anos
“Autodestruição, autocontrole, autocrítica, autoajuda, autoestima, autoafirmação, autossuficiência: autoexplicativo.”
- S. Dias
Esta semana me aconselharam a procurar tratamento psicológico, isso é um eufemismo para doido. Não gosto dos Técnicos de Autoajuda, porque exclui Deus do controle, e o indivíduo transtornado torna-se Deus de si mesmo. E a humanidade repousa sob a mensagem da serpente: “… serão como Deus …” Eu acho que todos nós temos um destino já traçado pelo o Grande criador. “Tanto o querer como o realizar vem de Deus”. Esse é o segredo da minha existência: esperar pela reação da natureza, pois quando uma lei é ferida, todas as outras se reajuntam em busca da cura.
Ninguém pode pensar positivo todo tempo… Os felizes deste mundo perigoso certamente sofrem do síndrome da Ema com a cabeça no buraco, não é porque eu não estou vendo o perigo que estou isento dele. Todo esse “mimi mimi” de autoajuda é o buraco que esconde a cabeça das Emas. Os de Deus são realistas e verdadeiros, assumem seus erros e procuram resolvê-los definitivamente, não mascará-los. Não podemos olhar só para as coisas boas de nossos parceiros, precisamos detectar as coisas ruins para nos proteger delas e de longe criticá-las para que alguém comprometido com aqueles erros os conserte. Eu acredito que a maioria das pessoas entra em um empreendimento pensando positivamente, mas muitos empreendimentos têm dado errado. Em Toda parceria para fazer o mal, uma das consequências é a dissolução do grupo, e a outra final é ver a vítima recuperar-se com lucro. A Bíblia diz: “os homens fazem planos, porém a aprovação vem de Deus”. Aliás, eu sempre penso e me preparo para o pior, pois vindo acontecer, qualquer coisa é lucro. independente do estado de espírito, vai dar errado ou certo, se assim Deus já o estabeleceu.
Bem, você pode está dizendo em seu coração: — “Autoajuda não tem nada a ver com religião.” Mas, tem tudo a ver com Deus!
Talvez, se olhar bem, o seu exercício de pensamento positivo não lhe preparou ou não está servindo para respeitar os contrastes e contradições da vida! Isolando-me da facção dos que não vivem saudavelmente, inferiorizam-me. Por isso, sempre penso no pior, e não me abalarei com sua reação. Autoajuda ao revés; “O homem mau receberá como castigo exatamente aquilo de que tem tanto medo, mas o homem bom vê todos os seus desejos se tornarem realidade” (Pv 10:24 BV). As coisas vêm ao nosso encontro por providência divina como consequência do comportamento objetivo de cada um.
Poucas pessoas entendem o resultado do que fazem. A maioria das pessoas vive enganada. Elas acham que são sábias e corretas, mas são tolas e erradas. Elas pensam que sabem o que fazem, mas creem em mentiras que escondem o que está para vir. Somente as pessoas justas têm a prudência e a sabedoria para examinar sua vida e escolher o que é certo. “O homem de bom senso sabe entender e julgar os fatos da vida, mas a mente do tolo é cheia de ilusões e ele acaba enganando a si mesmo” ( Pv 14:8 BV). Tomara que não seja o meu caso! E se for, fracassarei …
(Claudeci Ferreira de Andrade, pós-graduado em Língua Portuguesa, licenciado em Letras, bacharel em Teologia, professor de filosofia, gramática e redação em Senador Canedo, funcionário público.)