Opinião

Autoajuda ao revés

Redação DM

Publicado em 5 de abril de 2018 às 23:14 | Atualizado há 7 anos

“Au­to­des­tru­i­ção, au­to­con­tro­le, au­to­crí­ti­ca, au­to­a­ju­da, au­to­es­ti­ma, au­to­a­fir­ma­ção, au­tos­su­fi­ci­ên­cia: au­to­ex­pli­ca­ti­vo.”

  1. S. Di­as

 

Es­ta se­ma­na me acon­se­lha­ram a pro­cu­rar tra­ta­men­to psi­co­ló­gi­co, is­so é um eu­fe­mis­mo pa­ra doi­do. Não gos­to dos Téc­ni­cos de Au­to­a­ju­da, por­que ex­clui Deus do con­tro­le, e o in­di­ví­duo tran­stor­na­do tor­na-se Deus de si mes­mo. E a hu­ma­ni­da­de re­pou­sa sob a men­sa­gem da ser­pen­te: “… se­rão co­mo Deus …” Eu acho que to­dos nós te­mos um des­ti­no já tra­ça­do pe­lo o Gran­de cri­a­dor. “Tan­to o que­rer co­mo o re­a­li­zar vem de Deus”. Es­se é o se­gre­do da mi­nha exis­tên­cia: es­pe­rar pe­la re­a­ção da na­tu­re­za, pois quan­do uma lei é fe­ri­da, to­das as ou­tras se re­a­jun­tam em bus­ca da cu­ra.

Nin­guém po­de pen­sar po­si­ti­vo to­do tem­po… Os fe­li­zes des­te mun­do pe­ri­go­so cer­ta­men­te so­frem do sín­dro­me da Ema com a ca­be­ça no bu­ra­co, não é por­que eu não es­tou ven­do o pe­ri­go que es­tou isen­to de­le. To­do es­se “mi­mi mi­mi” de au­to­a­ju­da é o bu­ra­co que es­con­de a ca­be­ça das Emas. Os de Deus são re­a­lis­tas e ver­da­dei­ros, as­su­mem seus er­ros e pro­cu­ram re­sol­vê-los de­fi­ni­ti­va­men­te, não mas­ca­rá-los. Não po­de­mos olhar só pa­ra as coi­sas bo­as de nos­sos par­cei­ros, pre­ci­sa­mos de­tec­tar as coi­sas ru­ins pa­ra nos pro­te­ger de­las e de lon­ge cri­ti­cá-las pa­ra que al­guém com­pro­me­ti­do com aque­les er­ros os con­ser­te. Eu acre­di­to que a mai­o­ria das pes­so­as en­tra em um em­pre­en­di­men­to pen­san­do po­si­ti­va­men­te, mas mui­tos em­pre­en­di­men­tos têm da­do er­ra­do. Em To­da par­ce­ria pa­ra fa­zer o mal, uma das con­se­quên­cias é a dis­so­lu­ção do gru­po, e a ou­tra fi­nal é ver a ví­ti­ma re­cu­pe­rar-se com lu­cro. A Bí­blia diz: “os ho­mens fa­zem pla­nos, po­rém a apro­va­ção vem de Deus”. Ali­ás, eu sem­pre pen­so e me pre­pa­ro pa­ra o pi­or, pois vin­do acon­te­cer, qual­quer coi­sa é lu­cro. in­de­pen­den­te do es­ta­do de es­pí­ri­to, vai dar er­ra­do ou cer­to, se as­sim Deus já o es­ta­be­le­ceu.

Bem, vo­cê po­de es­tá di­zen­do em seu co­ra­ção: — “Au­to­a­ju­da não tem na­da a ver com re­li­gi­ão.” Mas, tem tu­do a ver com Deus!

Tal­vez, se olhar bem, o seu exer­cí­cio de pen­sa­men­to po­si­ti­vo não lhe pre­pa­rou ou não es­tá ser­vin­do pa­ra res­pei­tar os con­tras­tes e con­tra­di­ções da vi­da! Iso­lan­do-me da fac­ção dos que não vi­vem sa­u­da­vel­men­te, in­fe­rio­ri­zam-me. Por is­so, sem­pre pen­so no pi­or, e não me aba­la­rei com sua re­a­ção. Au­to­a­ju­da ao re­vés; “O ho­mem mau re­ce­be­rá co­mo cas­ti­go exa­ta­men­te aqui­lo de que tem tan­to me­do, mas o ho­mem bom vê to­dos os seus de­se­jos se tor­na­rem re­a­li­da­de” (Pv 10:24 BV). As coi­sas vêm ao nos­so en­con­tro por pro­vi­dên­cia di­vi­na co­mo con­se­quên­cia do com­por­ta­men­to ob­je­ti­vo de ca­da um.

Pou­cas pes­so­as en­ten­dem o re­sul­ta­do do que fa­zem. A mai­o­ria das pes­so­as vi­ve en­ga­na­da. Elas acham que são sá­bi­as e cor­re­tas, mas são to­las e er­ra­das. Elas pen­sam que sa­bem o que fa­zem, mas cre­em em men­ti­ras que es­con­dem o que es­tá pa­ra vir. So­men­te as pes­so­as jus­tas têm a pru­dên­cia e a sa­be­do­ria pa­ra exa­mi­nar sua vi­da e es­co­lher o que é cer­to. “O ho­mem de bom sen­so sa­be en­ten­der e jul­gar os fa­tos da vi­da, mas a men­te do to­lo é cheia de ilu­sões e ele aca­ba en­ga­nan­do a si mes­mo” ( Pv 14:8 BV).  To­ma­ra que não se­ja o meu ca­so! E se for, fra­cas­sa­rei …

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co.)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias