Opinião

Um outro amanhã é possível

Diário da Manhã

Publicado em 5 de abril de 2018 às 00:17 | Atualizado há 7 anos

A ro­ta pa­ra a mo­der­ni­da­de é o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e sus­ten­tá­vel. Com a uti­li­za­ção de ener­gi­as lim­pas. Re­no­vá­veis. Pa­ra a ge­ra­ção de em­pre­gos, ren­da e di­rei­tos. Sem ex­clu­são so­ci­al. Com in­ves­ti­men­tos nas áre­as de Sa­ú­de, Edu­ca­ção, Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e Meio Am­bi­en­te. Além de re­cur­sos fi­nan­cei­ros pa­ra a Cul­tu­ra. As­sim co­mo o Es­por­te e o La­zer. É o que pro­põe, ho­je, em 2018, o se­na­dor da Re­pú­bli­ca, o de­mo­cra­ta Ro­nal­do Cai­a­do. Um ho­mem ina­ta­cá­vel.

O Bra­sil es­tá, ho­je, mer­gu­lha­do na cor­rup­ção. Re­cur­sos ori­un­dos dos bol­sos dos con­tri­buin­tes que são des­vi­a­dos pa­ra con­tas pri­va­das. No Pa­ís e no ex­te­ri­or. Co­mo apon­tam as ope­ra­ções de­sen­ca­de­a­das pe­la La­va Ja­to, Po­lí­cia Fe­de­ral e Mi­nis­té­rio Pú­bli­co. É pre­ci­so dar um bas­ta. To­le­rân­cia ze­ro com a mal­ver­sa­ção dos re­cur­sos dos mu­ni­cí­pios, Es­ta­dos e da Uni­ão. Di­nhei­ro que po­de­ria ser­vir pa­ra ad­qui­rir co­mi­da a quem tem fo­me e ofe­re­cer água a quem tem se­de.

O com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de, que as­sus­ta Go­i­ás, Go­i­â­nia, a re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na da Ca­pi­tal, de­ve in­clu­ir a ins­ta­la­ção do Es­ta­do. Nos bol­sões pe­ri­fé­ri­cos. Co­mo? Com reur­ba­ni­za­ção das fa­ve­las, cri­a­ção de es­co­las de en­si­no bá­si­co, fun­da­men­tal e se­gun­do grau, uni­ver­si­da­des pú­bli­cas. Com co­tas so­ci­ais, pa­ra ne­gros, in­dí­ge­nas, por­ta­do­res de de­fi­ci­ên­cia. Mais: uni­da­des de sa­ú­de com ser­vi­ços de ex­ce­lên­cia. Es­tí­mu­lo ao em­pre­en­de­do­ris­mo no lo­cal. Sim­ples as­sim.

O Bra­sil irá às ur­nas ele­trô­ni­cas no pró­xi­mo dia 7 de ou­tu­bro. É a ho­ra de re­no­va­ção. Tan­to na pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca e, co­mo con­se­quên­cia, na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os e no Pa­lá­cio do Ja­bu­ru. O Con­gres­so Na­ci­o­nal, com a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e o Se­na­do da Re­pú­bli­ca, pre­ci­sa mu­dar a sua com­po­si­ção. Al­te­rar a sua ca­ra. Con­ser­va­do­ra. Re­tró­gra­da. Cor­rup­ta. É vo­cê, eleitor, quem de­ve fa­zer is­so. O mes­mo ca­mi­nho de­ve ser ado­ta­do nas As­sem­blei­as Le­gis­la­ti­vas.

 

(Thi­a­go Car­ri­jo, ges­tor pú­bli­co e co­la­bo­ra­dor do jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias