Opinião

Olhos de fogo

Redação DM

Publicado em 28 de março de 2018 às 23:32 | Atualizado há 7 anos

Além de im­pres­cin­dí­veis a com­po­si­ção dos nos­sos sen­ti­dos, os olhos, são os con­du­tos da al­ma ou ja­ne­las da al­ma, con­for­me aba­li­za­dos des­de sem­pre. São cha­ma­das de olhos, tam­bém, vá­ri­as coi­sas com­pa­rá­veis a es­tes, por exem­plo: olhos-d’água, dá­di­va pa­ra os vi­ven­tes- de­vem ser pre­ser­va­dos; olhos da ca­na, os bro­tos da ca­na, e as­sim por di­an­te. E, ain­da, no­mei­am inú­me­ras tran­quei­ras es­qui­si­tas que os “deu­ses” ter­re­nos vão in­ven­tan­do: Olho de Boi, fa­mo­so se­lo na­ci­o­nal; olhos de ga­to, si­na­li­za­do­res de trân­si­to; olho da en­xa­da, con­tra o crâ­nio é fa­tal; olhos da ca­ra, de­ma­si­a­da­men­te ca­ro ou ca­ro de­mais da con­ta! Olho de lo­bo, ta­lis­mã – ce­gam um ani­mal pa­ra dar um amu­le­to a ou­tro! Olho de pei­xe, olho de so­gra, olho gor­do, olho clí­ni­co, olho bi­ô­ni­co, olho dis­so, olho da­qui­lo…

Pen­so, sem ne­nhum prin­cí­pio ci­en­tí­fi­co ou te­o­ló­gi­co, que O Cri­a­dor, tal­vez no sé­ti­mo dia de Gê­ne­sis, an­tes de ini­ci­ar o me­re­ci­do des­can­so do­min­guei­ro, re­pa­rou ter fei­to ape­nas di­á­fa­nos os olhos das cri­a­tu­ras. E, de­se­jo­so de en­ri­que­cê-los de be­le­za de­ci­diu dar cor, pe­lo me­nos, a uma par­te do glo­bo ocu­lar. To­mou de um pin­cel e foi tin­gin­do-os com os tons da na­tu­re­za. Bus­cou o ver­de ale­gre das gra­mí­ne­as e os mis­té­ri­os dos pro­fun­dos pe­lá­gios, e, adi­cio­nan­do-os co­me­çou a pin­ce­lar os olhos dos vi­ven­tes, fez olhos glau­cos. Um pou­co do azul sem fim do céu e dos la­gos tran­qui­los; o ful­gor do ama­re­lo to­pá­zio e a do­çu­ra do mel de abe­lhas, to­dos or­la­dos de bran­co ne­ve. En­le­va­do e ab­sor­to, res­va­lou o pin­cel em­be­bi­do de ver­me­lho-ma­çã nos olhos do cu­ri­o­so co­e­lho, que lhe ro­ça­va os pés, pu­lan­do pra lá e pra cá, atra­pa­lhan­do-o na con­cen­tra­ção cri­a­do­ra e, fez-lhe, en­tão, Deus, com ró­seo-aver­me­lha­do aque­le par de as­sus­ta­dos olhi­nhos (de­ve ter si­do o co­e­lhi­nho da Pás­coa cor­ren­do pa­ra aten­der a tan­tos pe­di­dos de ovos de cho­co­la­te).  Achou mui­to bo­ni­to e exó­ti­co e as­sim, o dei­xou. Em se­gui­da, com o ru­bro de pé­ta­las de flo­res e com al­gu­mas fo­lhas, cri­ou o mar­rom. Vez em quan­do, pa­ra­va, mi­ra­va e ad­mi­ra­va Sua Ar­te, co­mo o faz to­do bom ar­tis­ta.

Mas, des­de sem­pre têm que exis­tir os an­ta­go­nis­tas, os in­ve­jo­sos, aque­les que fi­cam à mar­gem e até em ga­bi­ne­tes, só olhan­do os ou­tros tra­ba­lha­rem, pon­do de­fei­to e di­fi­cul­tan­do tu­do, um des­ses es­pí­ri­tos de por­co ina­tos po­lui­do­res, pa­ra des­mo­ra­li­zar com a Obra Di­vi­na, apro­vei­tan­do de uma dis­tra­ção do En­le­va­do Pin­tor, lan­çou o car­bo­no que vi­nha tra­zen­do na con­cha da mão, so­bre os pig­men­tos da sa­cra pa­le­ta, trans­for­man­do em es­cu­ros, som­bri­os, gra­fi­tes e breu, tu­do que era cla­ro e lu­zi­dio – que Isa­ac Newton, ca­so es­te­ja re­en­car­na­do, não me pro­ces­se!

Pros­se­guin­do… O Se­nhor, que é pu­ra sa­pi­ên­cia e bon­da­de, ven­do as no­vas e enig­má­ti­cas co­res pro­du­zi­das, en­can­tou-se com elas. Do pre­to-car­vão com o azul ce­les­te for­mou o cin­za es­cu­ro. Com os tons de ver­de, pre­to es­ver­de­a­do; com ter­ra e gi­ras­sóis, lin­dos tons cas­ta­nhos e on­de não ha­via cor ne­nhu­ma se for­mou a cor ne­gra fei­to noi­te sem lu­ar. Pa­ra afas­tar qual­quer pre­con­cei­to, ca­so hou­ves­se, por ter so­fri­do in­ter­fe­rên­cia de ter­cei­ros, dis­tri­bu­i­ua­to­dos os olhos,sem dis­tin­ção de cor, in­te­li­gên­cia, vi­va­ci­da­de, es­per­te­za e o bri­lho das es­tre­las. Olhos-ja­bu­ti­ca­bas ver­des, de vez e ma­du­ras; céu, mar e ter­ra, sem ne­nhum com­pa­ra­ti­vo per­ni­cio­so, ca­da qual com igual va­lor e be­le­za. Só dei­xou que per­sis­tis­sem se as­sim o de­se­jas­sem, seus do­nos, os olhos trai­ço­ei­ros e en­ga­na­do­res, os pre­da­do­res e os irô­ni­cos, por sa­ber que não con­se­gui­ri­am ocul­tar por lon­go tem­po, sob as cor­ti­nas do dis­far­ce, es­ses des­pre­zí­veis ar­dis ne­les ca­mu­fla­dos por­que ha­via guar­ne­ci­do as lâ­mi­nas óp­ti­cas com a tran­spa­rên­cia dos cris­tais e o res­plen­dor dos di­a­man­tes. As in­ver­da­des que os lá­bi­os pro­nun­ci­am e afir­mam os olhos sem­pre hão de ne­gar – cui­da­do com quem não sus­ten­ta um olhar fir­me e di­re­to! Tam­bém,há de se evi­tar os pe­ri­go­sos olhos de me­du­sa, que nos pe­tri­fi­cam, con­ge­lam. Os su­tis e ma­li­ci­o­sos, que num lam­pe­jo nos des­nu­dam até a al­ma. Olhos de íris en­vol­ven­tes que nos hip­no­ti­zam… ao me­nos fos­sem ci­clo­pes, nos de­vo­ra­riam em do­se úni­ca! Olhos de fo­go, que nos quei­mam a pe­le e abra­sam os mais be­los e su­bli­mes sen­ti­men­tos.

Quan­to à ci­ên­cia da ver­da­dei­ra vi­são, lem­bre­mos que tan­tos são os olhos que vê­em, mas não en­xer­gam en­quan­to tan­tos ou­tros, pri­va­dos des­te sen­ti­do, con­se­guem con­tem­plar além do in­fi­ni­to mui­to mais do que nos per­mi­te tra­du­zir o ima­gi­ná­rio.

Au re­voir!

 

(Ma­ria Jú­lia Fran­co, ba­cha­rel em Ar­tes Vi­su­ais, li­cen­cia­da em His­tó­ria, es­pe­cia­li­za­ção em Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, te­ó­lo­ga, mes­tran­da em Ci­ên­cias da Cul­tu­ra, mem­bro-fun­da­do­ra da Aca­de­mia Pal­mei­ren­se de Le­tras e Ar­tes/Apla, di­re­to­ra das Ga­le­rias de Ar­te Frei Con­fa­lo­ni e Se­bas­ti­ão dos Reis – Se­du­ce-GO)


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