Opinião

A educação e o deficiente auditivo: um despertar pela aprendizagem

Diário da Manhã

Publicado em 27 de março de 2018 às 23:30 | Atualizado há 7 anos

A im­por­tân­cia de mais in­ves­ti­men­tos na área edu­ca­cio­nal pa­ra cri­an­ças e jo­vens com ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais – so­bre­tu­do os es­tu­dan­tes sur­dos – tem re­ce­bi­do o cla­mor da­que­las pes­so­as que lu­tam, de for­ma in­can­sá­vel, por me­lho­ri­as na qua­li­da­de do en­si­no pú­bli­co bra­si­lei­ro.

Co­mo é de no­tó­rio co­nhe­ci­men­to, fal­tam me­lho­ri­as na área edu­ca­cio­nal pa­ra que es­ses alu­nos, ávi­dos por co­nhe­ci­men­tos, pos­sam bus­car mais es­pa­ço, su­pe­rar ob­stá­cu­los e agre­gar va­lo­res pa­ra que, fu­tu­ra­men­te, ve­nham a ter êxi­to pro­fis­si­o­nal. Es­ses es­tu­dan­tes têm po­ten­ci­al de so­bra e pre­ci­sam con­quis­tar mais es­pa­ço em um mun­do ca­da vez mais com­pe­ti­ti­vo.

Além de es­co­las vol­ta­das pa­ra es­se pú­bli­co e, por ex­ten­são, com me­lhor am­pa­ro di­dá­ti­co – com pro­fes­so­res es­pe­cia­li­za­dos –, é pre­ci­so tam­bém im­plan­tar me­ca­nis­mos su­fi­ci­en­tes pa­ra ca­pa­ci­tar e pre­pa­rar es­ses es­tu­dan­tes. No Bra­sil, ao con­trá­rio de ou­tros paí­ses, a re­a­li­da­de es­tá aquém do es­pe­ra­do.

Ou­tro fa­tor ne­ga­ti­vo é bullying. Es­sa ne­fas­ta ação de atos de vi­o­lên­cia fí­si­ca e psi­co­ló­gi­ca, além de cau­sar dor e an­gús­tia nos es­tu­dan­tes com ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais, tra­zem à to­na a des­mo­ti­va­ção e, por ex­ten­são, o aban­do­no es­co­lar. Mui­tos alu­nos dei­xam de fre­quen­tar a es­co­la por con­ta da dis­cri­mi­na­ção, ape­sar do tra­ba­lho in­can­sá­vel de pro­fes­so­res e di­re­to­res de es­co­la pa­ra mo­ti­vá-los a con­ti­nu­ar os es­tu­dos.

Bullying, co­mo se sa­be, é uma agres­são que pre­ci­sa ser com­ba­ti­da com mais ve­e­mên­cia, não só den­tro do âm­bi­to es­co­lar, mas tam­bém den­tro de ca­sa (sim, ir­mãos, pri­mos e so­bri­nhos cos­tu­mam pra­ti­car es­se ti­po de vi­o­lên­cia) e no pró­prio meio so­ci­al. “É uma das for­mas de vi­o­lên­cia que mais cres­ce no mun­do”, afir­ma Cléo Fan­te, edu­ca­do­ra e au­to­ra do li­vro Fe­nô­me­no Bullying: Co­mo Pre­ve­nir a Vi­o­lên­cia nas Es­co­las e Edu­car pa­ra a Paz(224 págs., Ed. Ve­rus, tel. (19) 4009-6868 ).

A es­pe­cia­lis­ta, na obra ci­ta­da alhu­res, des­ta­ca que o bullying po­de ocor­rer em qual­quer con­tex­to so­ci­al, co­mo es­co­las, uni­ver­si­da­des, fa­mí­lias, vi­zi­nhan­ça e lo­ca­is de tra­ba­lho. Com quem tem ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais, is­so é mais vi­sí­vel e tem si­do com­ba­ti­do pe­los tra­ba­lha­do­res edu­ca­cio­nais, mas o pro­ble­ma per­sis­te e cres­ce a ca­da dia.

Por lei, o alu­no sur­do, ao ma­tri­cu­lar-se nu­ma es­co­la, pre­ci­sa es­tar acom­pa­nha­do por in­tér­pre­te na sa­la de au­la. Es­se pro­fis­si­o­nal te­rá a mis­são de fa­zer a tra­du­ção si­mul­tâ­nea da au­la. Con­tu­do, ape­sar da im­po­si­ção le­gal, nem to­das as es­co­las pos­su­em pro­fes­so­res es­pe­cia­lis­tas em Lín­gua Bra­si­lei­ra de Si­nais (Li­bras). O Bra­sil ain­da ca­pen­ga quan­to a in­ves­ti­men­to nes­ta área.

O alu­no sur­do, até pou­co tem­po, pre­ci­sa­va fa­zer um es­for­ço mui­to gran­de pa­ra se in­te­ra­gir com os co­le­gas de es­co­la. Ho­je, ape­sar da fal­ta de po­lí­ti­cas mais di­re­tas no Bra­sil por par­te dos go­ver­nan­tes, tem con­quis­ta­do apoio de pro­fes­so­res e de co­le­gas de es­co­la – aque­les que têm con­sci­ên­cia de que a edu­ca­ção é o ca­mi­nho pre­pon­de­ran­te pa­ra o su­ces­so na vi­da.

A es­pe­cia­li­da­de em Li­bras tem ga­nha­do adep­tos, so­bre­tu­do dos pro­fes­so­res. A lu­ta pe­la in­clu­são da lin­gua­gem de si­nais no cur­rí­cu­lo já des­per­ta o in­te­res­se da so­ci­e­da­de. Ago­ra, ape­sar des­se des­sa aber­tu­ra so­ci­al, ain­da é pre­ci­so fa­zer mui­to pa­ra que o Bra­sil se­ja um pa­ís que res­pei­ta as pes­so­as de­fi­cien­tes, so­bre­tu­do os es­tu­dan­tes.

A tec­no­lo­gia tem con­tri­bu­í­do pa­ra aju­dar a ali­vi­ar al­gu­mas di­fi­cul­da­des das pes­so­as sur­das. Nor­mal­men­te, o de­fi­cien­te au­di­ti­vo, ape­sar de seu es­for­ço pró­prio, se sen­te so­zi­nho. Os pro­gra­mas co­mu­ni­tá­rios de in­ser­ção são bons in­cen­ti­vos pa­ra que elas pos­sam se in­te­ra­gir. E es­sa in­te­ra­ção, prin­ci­pal­men­te fa­mi­liar, so­ci­al e na es­co­la, é efi­caz pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do sur­do.

É pre­ci­so, além das ques­tões ci­ta­das alhu­res, des­per­tar a con­sci­ên­cia na so­ci­e­da­de de que um es­tu­dan­te com ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais ca­re­ce, sim, de edu­ca­ção de boa qua­li­da­de. Não po­de­mos, ja­mais, vi­rar as cos­tas pa­ra es­sa ques­tão. Afi­nal, se­gun­do da­dos do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE), no Bra­sil exis­tem mais de 10 mi­lhões de pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia au­di­ti­va.

Des­se to­tal, cer­ca de to­tal 2,7 mi­lhões são sur­das – as ou­tros apre­sen­tam gran­de di­fi­cul­da­de pa­ra ou­vir. No­ta-se, pe­los nú­me­ros, que o Bra­sil pos­sui um gran­de nú­me­ro de pes­so­as que ca­re­ce de aten­ção es­pe­ci­al. Daí a im­por­tân­cia do es­tu­do das Li­bras vi­san­do bus­car me­lho­ri­as pa­ra in­ser­ção des­sas pes­so­as no co­ti­dia­no e no avan­ço so­ci­al. O fu­tu­ro, com cer­te­za, vai agra­de­cer.

 

(Keily Ru­bi­e­ne, pro­fes­so­ra e in­tér­pre­te de Li­bras)

 


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