Opinião

Este é meu último texto: Desisti de ser professor

Diário da Manhã

Publicado em 24 de março de 2018 às 23:57 | Atualizado há 7 anos

“As ro­sas da re­sis­tên­cia nas­cem no as­fal­to. A gen­te re­ce­be ro­sas, mas va­mos es­tar com o pu­nho cer­ra­do fa­lan­do de nos­sa exis­tên­cia con­tra os man­dos e des­man­dos que afe­tam nos­sas vi­das”

Ma­ri­el­le Fran­co

 

No dia 23 de abril de 2017, o pro­fes­sor Ju­ve­nal Bra­sil dei­xou a sa­la de au­la. Não foi um sim­ples tchau. Foi uma des­pe­di­da de­fi­ni­ti­va do lo­cal em que ele, um dia ou­sou so­nhar con­quis­tar a sa­tis­fa­ção pro­fis­si­o­nal, re­ce­ben­do um bom sa­lá­rio e tam­bém trans­for­mar as es­tru­tu­ras vi­ci­a­das e ar­cai­cas des­se pa­ís. Ju­ve­nal foi ven­ci­do pe­la des­va­lo­ri­za­ção, so­bre­car­ga de tra­ba­lho, con­di­ções pre­cá­rias, de­ses­tí­mu­los, bai­xos sa­lá­ri­os, in­dis­ci­pli­na… Ele vi­rou es­ta­tís­ti­ca, a ca­da dia só no es­ta­do de São Pau­lo, 8 pro­fes­so­res con­cur­sa­dos de­sis­tem de dar au­las e se de­mi­tem. A re­a­li­da­de pau­lis­ta não di­fe­re da re­a­li­da­de bra­si­lei­ra. Nas ter­ras go­i­a­nas vi­ve­mos um pro­ces­so pa­re­ci­do e tão cru­el quan­to. Sou pro­fes­sor con­cur­sa­do de uma re­de de en­si­no e vi­ven­cio na pe­le os des­sa­bo­res de ser pro­fes­sor no Bra­sil.

A edu­ca­ção é um pro­ces­so so­ci­al de­fi­ni­do e re­gu­la­men­ta­do pe­lo sis­te­ma eco­nô­mi­co he­ge­mô­ni­co na so­ci­e­da­de. As re­la­ções so­ci­ais es­ta­be­le­ci­das no sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta re­pro­du­zem-se no chão da es­co­la. So­mos sim pro­le­ta­ri­a­dos da edu­ca­ção. E pa­de­ce­mos da di­vi­são so­ci­al do tra­ba­lho tal qual ocor­re nas fá­bri­cas. A es­co­la que de­ve­ria ser o lu­gar de com­ba­te às ver­ti­ca­li­za­ções so­ci­ais e de lu­ta pa­ra a ho­ri­zon­ta­li­da­de nas to­ma­das de de­ci­sões é na ver­da­de o não lu­gar do sen­ti­do de­mo­crá­ti­co. Mes­mo a tão pro­pa­la­da ges­tão de­mo­crá­ti­ca, nas mai­o­ri­as das ve­zes, sal­van­do ra­ras ex­ce­ções, não pas­sa de um en­go­do pa­ra in­glês ver. Afi­nal o que ob­ser­va­mos são ver­da­dei­ras pa­ne­li­nhas que se re­ve­zam no po­der. Aque­le que é di­re­tor ho­je, tro­ca de lo­cal com o co­or­de­na­dor ge­ral, que tro­ca com o co­or­de­na­dor pe­da­gó­gi­co e téc­ni­co nu­ma ver­da­dei­ra su­ru­ba edu­ca­cio­nal. Por trás de tu­do is­so, es­tá a ig­ná­via de en­fren­tar a sa­la de au­la. Ser pro­fes­sor, es­tar em sa­la de au­la é uma ati­vi­da­de ár­dua que não dei­xa de vir acom­pa­nha­da de dor e pra­zer, ale­gria e cho­ro, sa­tis­fa­ção e in­sa­tis­fa­ção.

Ul­ti­ma­men­te te­mos ob­ser­va­do nas re­des de en­si­no um fe­nô­me­no que pre­ci­sa ser de­nun­ci­a­do: a in­ten­si­fi­ca­ção do tra­ba­lho do­cen­te que não veio acom­pa­nha­da da ne­ces­sá­ria va­lo­ri­za­ção sa­la­ri­al.

Na re­de mu­ni­ci­pal de Aná­po­lis ob­ser­va­mos es­se fe­nô­me­no cla­ra­men­te. Is­so se dá por meio do pla­no de au­la, ba­se­a­do nu­ma ro­ti­na pe­da­gó­gi­ca que des­de que foi im­ple­men­ta­da se­quer foi ava­li­a­da de for­ma ci­en­tí­fi­ca e ob­je­ti­va. Uma ra­mer­ra­me que ti­ra da edu­ca­ção o ele­men­to pri­mor­di­al: a in­ven­ti­vi­da­de.

Tu­do tem de es­tar en­ges­sa­do, num mo­de­lo de pla­no em que nun­ca fo­mos con­vi­da­dos a opi­nar. Pa­ra a re­de de en­si­no de Aná­po­lis, so­mos me­ros re­pro­du­to­res de con­te­ú­dos. En­tre ges­tão, sai ges­tão e a ro­ti­na pe­da­gó­gi­ca per­ma­ne­ce.

É pre­ci­so de­nun­ci­ar tam­bém a ab­sur­da quan­ti­da­de de pro­je­tos que so­mos obri­ga­dos a de­sen­vol­ver. Se for­mos tra­ba­lhar to­dos os pro­je­tos que o sis­te­ma de en­si­no es­tá exi­gin­do, em qual tem­po se­re­mos “pro­fes­so­res”? Não en­ten­da que com es­sas pa­la­vras des­con­si­de­re­mos a im­por­tân­cia da pe­da­go­gia de pro­je­tos. Pe­lo con­trá­rio ca­da es­co­la sem­pre de­sen­vol­veu e bem seus pro­je­tos.  Edu­ca­ção co­me­ça com res­pei­to e res­pei­to ao pro­fes­sor. O fi­ló­so­fo Je­an Pa­ul Sar­tre nos en­si­na que não im­por­ta o que fi­ze­ram com vo­cê. O que im­por­ta é o que vo­cê faz com aqui­lo que fi­ze­ram com vo­cê. Pro­fes­sor ca­be a nós nos re­be­lar­mos con­tra es­sa in­ten­si­fi­ca­ção do tra­ba­lho do­cen­te. Ma­ni­fes­tar nos­sa in­dig­na­ção em ca­da es­pa­ço de de­ba­tes, em ca­da en­con­tro pe­da­gó­gi­co, em jor­nais, re­vis­tas e etc. Afi­nal vo­cê acre­di­ta que es­sa in­ten­si­fi­ca­ção e con­tro­le do tra­ba­lho do­cen­te é des­pre­ten­si­o­so e não in­ten­ci­o­nal?

O epis­te­mó­lo­go Mi­chel Fou­cault, de­sen­vol­veu a con­cep­ção de po­der, na obra Sur­veil­ler et pu­nir (FOU­CAULT, 1975) e no con­cei­to de so­ci­e­da­de de con­tro­le es­ta­be­le­ci­do por De­leu­ze (2003). Nes­sas obras ob­ser­va­mos o uso dos dis­po­si­ti­vos de con­tro­le, vi­gi­lân­cia e ades­tra­men­to que es­tão pre­sen­tes no am­bi­en­te edu­ca­cio­nal bra­si­lei­ro con­tem­po­râ­neo, em es­pe­ci­al no to­can­te à ati­vi­da­de do­cen­te. Há o uso de apa­ra­tos tec­no­ló­gi­cos no co­ti­dia­no es­co­lar en­quan­to me­ca­nis­mos que, em­bo­ra es­ta­be­le­ci­dos pa­ra con­tri­bu­ir jun­to ao tra­ba­lho do pro­fes­sor, fun­cio­nam, na ver­da­de, co­mo dis­po­si­ti­vos de con­tro­le do tra­ba­lho do­cen­te, pa­no­ra­ma ca­da vez mais cons­ta­ta­do na ges­tão es­co­lar con­tem­po­râ­nea. A atu­a­ção dos cha­ma­dos “as­ses­so­res pe­da­gó­gi­cos” tem se as­se­me­lha­do a ver­da­dei­ros be­dé­is. São pro­fes­so­res que não se per­ce­bem en­quan­to pro­fes­so­res, pois são se­me­lhan­tes aque­les em­pre­ga­dos que são os que­ri­di­nhos do pa­trão e não se sen­te ex­plo­ra­do co­mo os de­mais.

De­leu­ze evi­den­cia que en­tra­mos nas so­ci­e­da­des de ‘con­tro­le’ que fun­cio­nam não mais pe­lo en­car­ce­ra­men­to, mas pe­lo con­tro­le con­tí­nuo e pe­la co­mu­ni­ca­ção ins­tan­tâ­nea. Diz ain­da que se po­de pre­ver que a edu­ca­ção se­rá ca­da vez me­nos um meio dis­tin­to do meio pro­fis­si­o­nal e que am­bos de­sa­pa­re­ce­rão em be­ne­fí­cio de uma for­ma­ção con­tí­nua e de um con­tro­le per­ma­nen­te exer­ci­do so­bre os mes­mos. Res­ta sa­ber se acei­ta­re­mos is­so de for­ma pas­si­va ou ati­va. Eu sou edu­ca­dor, mi­li­tan­te e de­fen­sor da mu­dan­ça des­sa so­ci­e­da­de, não de­sis­ti­rei ja­mais. An­tes mor­rer em pé do que vi­ver de jo­e­lhos. Des­se lu­ta só sai­rei quan­do mor­rer. Pro­fes­sor? pre­sen­te!

 

(Eder­gê­nio Vi­ei­ra, edu­ca­dor e po­e­ta, pro­fes­sor efe­ti­vo da re­de de En­si­no de Aná­po­lis)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias