Opinião

Psicologia na emergência hospitalar

Diário da Manhã

Publicado em 24 de março de 2018 às 23:45 | Atualizado há 7 anos

A Emer­gên­cia de hos­pi­tais é con­si­de­ra­da o lu­gar das im­pre­vi­si­bi­li­da­des, com a pos­si­bi­li­da­de de re­a­ções psi­co­ló­gi­cas va­ri­a­das, sen­do que o psi­có­lo­go se in­se­re nes­sas si­tu­a­ções li­dan­do com as in­cer­te­zas pro­ve­ni­en­tes des­se pro­ces­so. Es­pe­ci­fi­ca­men­te nas ocor­rên­cias de ur­gên­cia são mui­to co­muns di­fi­cul­da­des adap­ta­ti­vas as­so­cia­das ao so­fri­men­to, à dor e às al­te­ra­ções do cor­po, con­di­ções tí­pi­cas des­se pro­ces­so. De um pon­to de vis­ta emo­cio­nal, há a ge­ra­ção de sen­ti­men­tos de per­da, me­do, an­gús­tia e an­sie­da­de di­an­te do des­co­nhe­ci­do.

Nes­se sen­ti­do, a psi­co­lo­gia atua quan­do o pa­ci­en­te ex­pres­sa um so­fri­men­to não so­men­te fí­si­co, mas tam­bém psí­qui­co, tra­zen­do con­si­go, na mai­o­ria das ve­zes, uma re­de de apoio fa­mi­liar tam­bém fra­gi­li­za­da emo­cio­nal­men­te, que bus­ca e es­pe­ra por ori­en­ta­ção, in­for­ma­ção e apoio emo­cio­nal. Nes­se ce­ná­rio, o aco­lhi­men­to psi­cos­so­ci­al pos­si­bi­li­ta um lu­gar de es­cu­ta qua­li­fi­ca­da, de ma­nei­ra a apro­xi­mar a re­de de apoio fa­mi­liar e as­sim for­ta­le­cer os vín­cu­los de con­fi­an­ça.

O ob­je­ti­vo pri­mor­di­al é pro­mo­ver a me­di­a­ção da trí­a­de pa­ci­en­te/fa­mi­liar/equi­pe, de ma­nei­ra que os de­sen­con­tros de in­for­ma­ções se­jam mi­ni­mi­za­dos. A oti­mi­za­ção da com­pre­en­são so­bre os pro­ces­sos de ur­gên­cia e emer­gên­cia, bem co­mo so­bre di­ag­nós­ti­co, por par­te do pa­ci­en­te e de sua fa­mí­lia, au­xi­lia na ob­ten­ção de uma mai­or ade­são ao tra­ta­men­to, pos­si­bi­li­tan­do um ser­vi­ço de qua­li­da­de e, con­se­quen­te­men­te, mai­or sa­tis­fa­ção em re­la­ção ao ser­vi­ço hos­pi­ta­lar pres­ta­do.

Ca­rac­te­ri­zan­do-se por ofe­re­cer um ser­vi­ço di­fe­ren­ci­a­do e pri­man­do sem­pre pe­la ex­ce­lên­cia do tra­ba­lho pres­ta­do à co­mu­ni­da­de, o Hugol – Hos­pi­tal Es­ta­du­al de Ur­gên­cias da Re­gi­ão No­ro­es­te de Go­i­â­nia Go­ver­na­dor Otá­vio La­ge de Si­quei­ra pro­pi­cia um aten­di­men­to de ur­gên­cia e emer­gên­cia hu­ma­ni­za­do, no qual o psi­có­lo­go ca­rac­te­ri­za-se co­mo um dos pro­fis­si­o­nais que con­tri­bu­em de for­ma sig­ni­fi­ca­ti­va pa­ra es­sa as­sis­tên­cia.

 

(Ana Thai­sa Sil­va, psi­có­lo­ga hos­pi­ta­lar no Hugol)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias