Homenagem ao mestre Zorzetti
Redação
Publicado em 19 de março de 2018 às 22:14 | Atualizado há 4 meses
Anzóis no Aquário, texto que fecha a trilogia em que Hugo Zorzetti aborda o universo do fazer teatral, está de volta à cena, nesta quinta-feira, dia 22 de março, às 20 horas, no Teatro Sesc Goiânia Centro. A peça revela a crise vivida por um encenador no processo da criação: o conflito entre suas expectativas quanto às montagens que realiza, os percalços naturais do ofício, e até mesmo suas limitações de talento e criatividade.
Pedro Zollo (Alex Amaral), bem-sucedido encenador de peças infantis, amarga a frustração de nunca ter conseguido realizar a montagem de um bom espetáculo para o público adulto. Pior que isso: vê-se oprimido pela implacável e mordaz avaliação de Igor (Jonatas Tavares), um crítico teatral malsucedido que vê sua produção crítica refutada pela imprensa. Cruel, o crítico ignora sacrifícios a que qualquer encenador se expõe. Para sua visão científica, o que importa é o resultado levado à cena.
Evidentemente, o encenador não deixa por menos. Questiona o fato de a produção do crítico não alcançar espaço na imprensa, e chega a pôr em dúvida a honestidade e o espírito científico do seu antagonista. Nesse “ambiente”, é natural que os ânimos se acirrem, que as personagens troquem farpas cada vez mais pontiagudas, mais incisivas, mais destruidoras. É natural que os egos aflorem, e que os oponentes cheguem às raias do irracional.
Simbolicamente, “Anzóis no Aquário” expõe a fratura do milenar conflito humano, o drama ingente da existência. Neste sentido, atualiza a tragédia grega como espelho de uma civilização plena de desumanidades. O autor utiliza o mundo do teatro para traduzir a pluralidade das provocações estéticas que se arriscam revolucionárias, as idiossincrasias ideológicas do mundo real, com seus empenhos sociopolíticos e suas contradições econômicas.
Sustentam as personagens da peça que a frivolidade alimenta a maioria dos conflitos, em que, dentre outros patrocinadores, está a suprema e incontrolável vaidade dos artistas. O tema não é estranho à dramaturgia. A guerra “velada” travada pelos encenadores, movidos pela vaidade exacerbada, ou pelo embate na conquista do mercado de trabalho, além das divergências políticas ou estéticas, já foi tratada, aqui e ali, mas nunca esgotada como referente de um mundo cujas aparências são de incessante glamour e de eterna e improvável harmonia.
Na realidade, o homem e a mulher de teatro sempre preferiram esconder e negar, em vez de trazer a público as intrigas, as contendas, as feridas éticas e os hematomas profissionais que mancham as rotundas e enodoam as empanadas que revestem os bastidores teatrais. Espalhando anzóis no insano aquário da realidade do dia a dia do fazer teatral, Hugo Zorzetti traz os bastidores do teatro para o proscênio; os anzóis para a boca da cena.
No Programa da peça, preparado tanto para a estreia, em outubro passado, durante o Goiânia em Cena, quanto para toda a temporada no Estado de Goiás, Nilton Rodrigues, diretor do espetáculo, assinalou que “Anzóis no Aquário” marcaria “uma nova fase na dramaturgia de Hugo Zorzetti”. Segundo o diretor, nesse texto nota-se um humor requintadíssimo, calcado em situações de extrema tensão, em uma escrita irretocável. Quis o destino que “Anzóis no Aquário’ não fechasse apenas a trilogia zorzettiana que tematiza o teatro. O texto é também a última peça escrita por esse homem que, malgrado ter partido tão cedo, deixa um legado de inequívoco valor, que faz dele o mais importante nome das artes cênicas de nosso Estado e um dos mais expressivos autores teatrais do Brasil.
A montagem de “Anzóis no Aquário” pelo Teatro Exercício tem o patrocínio do Governo de Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes e Belcar Caminhões e Cidadania, através da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO:
Anzóis no Aquário, de Hugo Zorzetti
Duração: 60 minutos
Quinta-feira, 22 de março, às 20 horas
Teatro Sesc Goiânia Centro, Rua 19, esquina com Rua 15, Centro
Ingressos: R$ 20,00 inteira
R$10,00 meia
Preços especiais para comerciários
FICHA TÉCNICA
Direção: Nilton Rodrigues
Assistência de Direção e Sonoplastia: Odilon Camargo
Elenco: Jonatas Tavares e Alex Amaral
Iluminação: Ilson Araújo
Cenografia/Adereços: Pedro Lippi
Figurinos /Adereços: Solange Amarilla