Entretenimento

Quarta: Apresentação Espetáculo de rua “Raicés

Redação

Publicado em 19 de março de 2018 às 21:56 | Atualizado há 7 anos

A Cia Novo Ato apresenta o espe­táculo Raicés na abertura do 6° Juriti – Festival de Música e Poesia. Raicés é um espetáculo de rua com pro­posta de teatro popular com atores unindo habilidades circenses e téc­nicas de teatro de rua dialogando com o imaginário popular.

Raicés é o personagem central da história, um líder que repre­senta a esperança contra o poder opressor e alienador que domina o reino onde se passa a trama. Ele é munido de valores libertários, pro­gressistas e propõe a liberdade do indivíduo. Um coletivo de teatro (meta-teatro a Novo Ato encena a peça na realidade e na própria peça) aquece, e convida o público em um cortejo contagiante.

Os atores vão se transfigurando e revelando seus personagens. O Poder (Júlio Rodrigues) incomoda­do com Raicés (Luiz Cláudio), pois que está transformando a cabeça do povo, conta com seu assessor Itamar (Hugo Rojas) e com a ajuda da sedu­tora e ingênua Artemiza (Jana Perei­ra) para capturá-lo. Deusmira (Marí­lia Ribeiro), mulher que é curada por Raicés, o adverte da maligna trama.

O espetáculo traz uma reflexão acerca das relações de poder e pro­põe para o espectador um auto­-questionamento sobre o que gos­tariam de queimar e o que gostariam que permanecesse, compondo indi­vidualmente um painel histórico-crí­tico da realidade. Segundo os artistas, o processo de montagem do espetá­culo foi intenso e vigoroso, onde assi­milaram conhecimentos de técnicas de teatro de rua, com suas especifi­cidades, e acima de tudo compreen­demos a importância da troca de hu­manidade na relação com o público na aprendizagem de construção es­tética no espaço aberto.

 

Foram aprimoradas técnicas cir­censes, como o uso de perna de pau, malabares, tecido, bambolê, mani­pulação de varas. Os atores realizam o designer sonoro ao vivo através de instrumentos. Diante de todos os de­safios e procedimentos utilizados, levamos em conta a capacidade e limitações de cada um e dentro do silêncio entre pensamentos surgiu Raicés. Esperamos que de alguma forma o espetáculo toque no íntimo das pessoas. O espetáculo tem dire­ção de Chicão Santos, texto de Ma­rília Ribeiro, e as composições mu­sicais são de Pedro Antonio

 

SERVIÇO

Espetáculo Raicés dentro da programação de abertura do 6° Juriti – Festival de Música e Poesia

Dia: 21 de março, às 17h, na Praça Coronel Vicente Sanches – Setor Crimeia Les

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias