Entretenimento

O canto do Juriti na Praça

Redação DM

Publicado em 19 de março de 2018 às 21:49 | Atualizado há 7 anos

O Juriti mede pouco mais de 28 centímetros de comprimento. Seu peso varia entre 115 e 183 gramas. Identificar o animal em meio à mata é uma tarefa imersiva. Com pei­to e nuca levemente rosados, e poucas regiões do corpo em tons de azul, o pássaro de pequeno porte desaparece entre as folhas nas copas das árvores. Para encontrar, ou ao menos saber da presença de um juriti nas redondezas, é preciso fazer silêncio e escutar seu canto. Em Goiânia, o pássaro dá nome a um festival que também é caracteri­zado pela voz e pelo canto. O Festival Juriti de Música e Poesia Encenada teve início na Praça Vicente Santos, no Setor Crimeia Leste, em 1993, como escape cultural para os moradores da região. Este ano ocorre a 6ª edição do festival, e a programação já demonstra como o evento cresceu nesses últimos anos (e os artistas goianos também).

O diretor geral do Juriti, o cineasta, jornalista e publicitário Ricardo Edil­berto, foi um dos jovens que iniciaram o projeto no Crimeia Leste. “O Juriti vem crescendo muito a cada edição e começaatéaalcançarreconhecimen­todeartistasnacionais. Então, pelafalta de uma estrutura de eventos adequa­da local, não tem mais como ser rea­lizado só no bairro. Mas a tradição de fazer a abertura na região envolvendo produtores de cultura locais será sem­pre mantida, disso não abro mão”, diz. A abertura desta edição celebra a ocu­pação proposta em 93 no Setor Cri­meia Leste.

Assimcomonasprimeirasedições, ofestivalrealizapartedaprogramação na Praça Vicente Santos. A apresenta­ção é da Cia Novo Ato e trata-se de um espetáculointerativo de rua, chamado Raicés. Também se apresenta no pri­meiro dia de festival o cantor e com­positor TiagYn, morador do Crimeia, juntamente com intervenções poéti­cas do coletivo Goiânia Clandestina, composto por novos poetas da capital do Estado, e por fim um palco aberto paramanifestaçãodopúblicopresen­te. No encerramento do primeiro dia, também teremos samba com o Epa­minondas e o Grupo Sambão. Epa­minondas é irmão do “Juriti”, um mo­rador da região que tinha o apelido de pássaro e foi morto por uma onça em 1993, mesmo ano em que iniciou o festival, sendo assim uma espécie de homenagem.

DESTAQUES

Um dos destaques desta edição do Festival Juriti é a apresentação do grupo convidado para o sábado, na semifinal do evento. O Grupo Úl­timo Tipo foi criado em Goiás, mas atua na cidade de São Paulo há anos. Utilizando de recursos cênicos, as apresentações do grupo criam um ambiente lúdico, com a capacidade de transportar o público em diversas direções. Em 2018, ou melhor, nesta edição do Festival Juriti de Música e Poesia Encenada o grupo comemo­ra seus 30anos de apresentações por todo o Brasil. Nada melhor do que fazer essa comemoração em casa.

BADI ASSAD

Outra surpresa que esta edição do Juriti traz para Goiânia é o show de encerramento, no dia 25 de mar­ço, com a musicista Badi Assad. Ao lado do seu violão, um clássico na músicabrasileiro, elaapresentaráre­pertório variado, trazendo canções do seu último disco, chamado “Sin­gular”, e também uma retrospecti­va da sua carreira. Em seu último ál­bum, “Singular” (Hatched nos EUA e Europa), traz músicas autorais, par­cerias (Sérgio Assad, Daved Levitan e Zélia Duncan) e releituras que atri­buem roupagem brasileira à música do pop alternativo internacional, se­lecionadas de jovens artistas, como Lorde, Alt-J, Mumford & Sons, Ho­zier e Skrillex. Como é característico em seu trabalho, Badi coloca sua as­sinatura musical nas canções.

Badijátem26anosdecarreiramu­sical, e nesse tempo conseguiu cativar aatençãodeprodutoresdocenárioin­ternacional. Desta forma, hoje ela vive entre o Brasil e suas ações internacio­nais, sendo que há muitos anos a mu­sicistanãoseapresentavaemGoiânia. Atualmente, além da música, ela par­ticipa de iniciativas humanitárias rela­cionadas à arte, como por exemplo os projetos internacionais Saffron Cara­van e The Genesis World Music, entre outros. Badi Assad também prepara o lançamentodoseuprimeirolivro, cha­mado Volta ao Mundo em 80 Artistas. O trabalho apresentará uma peque­na prévia da nova turnê de Badi, que tem como base esses 80 artistas que vivem ao redor do globo. O livro tem a previsão de sair em abril deste ano, e é um apanhado de crônicas e vivências sobrea música contemporânea aore­dor do mundo.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL:

ABERTURA (CRIMEIA LESTE)

21/03 – Quarta-feira – Musical Sarau Teatral

17h: Cia Novo Ato: Raicés (na Praça Vicente Sanches)

19h: TiagYn do Crimeia e os poetas do Goiânia Clandestina (na Cia Novo Ato)

20h: Epaminondas e Grupo Sambão (na Cia Novo Ato)

COMPETIÇÃO (ESPAÇO SONHUS – COLÉGIO LYCEU)

22/03 – QUINTA-FEIRA – SEMIFINAL

19h – Show convidado: Adalberto Rabello e Sandra Santiago

19h30 – Concorrentes

Poesia Encenada:

– Mazinho Souza (Interpretação com Raissa Pagalday): Além dos Bips Com Fusos

– Bebel Roriz: Crocodilo

– Diego Santiago (Interpretação com Roberto Canedo): (In) Pulso

– Jhefferson Rodrigues: XXI Garçonnière

– Ana Letícia Lopes: Coleção

Música:

– Goiaba: Xote Interrompido

– Mundhumano: Questão de Gênero

– Lícito Caos: Eu Corrupto

– AveEva: Balanço das Águas

– Saulo Fagundes: Estória de um Poeta

21h – Show convidado: Lorranna Santos

23/03 – SEXTA-FEIRA – SEMIFINAL

19h – Show Convidado: Afrika Billy

19h30 – Concorrentes

Poesia Encenada:

– Sem Nome Cia Teatro: Eu Nasci Mulher

– Fabrício Machado (Participação de Coró Mulher): Big Bang

– Francielle Thaiane (Interpretação de Cora Kari Katta): Dandara Vive

– Maha Iza (Interpretação de Roberta Rox e Maha Iza): A Terra Me Espera

– Guilherme Cobelo / Joe Silhueta: Sete Cavalos

Música:

– Terra Cabula: Mandinga

– Bertrand Leal: Samba Blue

– Ápice: Raízes

– Conceição: Serra Tensa

– Mariana Amorim: Encontro de Ilusão

21 – Show Convidado: Bebel Roriz

21h30 – Show convidado: Terrorista da Palavra

24/03 – SÁBADO – SEMIFINAL

19h – Show Convidado: Lenita Caetano

19h30 – Concorrentes

Poesia encenada:

– Isabella Rovo: Na Trilha de Pindorama

– Icaro Fernandes: Coneccão (Interpretação de Afrika Billy)

– Gadiego Cieser: Goiânia my Fashion Week

– Sandra Santiago: Jogo da Verdade

– Ísis Krisna: Capim Não Vale

Música:

– Samba Matuto: Ladino Trovador

– Judas: Ambissinistra

– Carvalho Branco: Apenas Mais Um Dia

– União Clandestina: Não Vão Calar a Nossa Voz

– Isabella Rovo: Cerratense

21h – Show convidado: Rheuter

21h30 – Encerramento semifinal: Último Tipo

25/03 – DOMINGO – FINAL

18h – Apresentação dos Finalistas

21h – Encerramento final: Badi Assad

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias