Jogos melhoram humor de idosos
Diário da Manhã
Publicado em 15 de março de 2018 às 01:19 | Atualizado há 7 anos
- Game ativo envolve entretenimento e diversão associado à prática de exercício; regularidade pode melhorar capacidade funcional, assim como ansiedade e depressão
Se você acredita que game é coisa de nerd e adolescente, então enganou-se. Game over para você. O número de idosos tem aumentado de forma significativa com o aumento da expectativa de vida. E aos poucos eles mostram conhecimento e interesse digital. Jogar uma partidinha não é mais exclusividade dos adeptos do PS4 ou Xbox.
Uma das complicações do processo de envelhecimento é a redução gradual da capacidade funcional e a piora do humor. E, claro, consequentemente, da qualidade de vida dos idosos. Segundo as pesquisas mais recentes, evidências científicas sugerem que prática de exercícios físicos pode atenuar essa perda funcional e melhorar o humor de idosos.
Neste sentido, os videogames ativos (VGAs) surgem como alternativa interessante para a população idosa, uma vez que as atividades desenvolvidas nesses jogos envolvem entretenimento e diversão associado à prática de exercícios.
O pesquisador Bráulio Evangelista, em dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Goiás (UFG), avaliou o efeito de seis semanas de exercícios realizados no Xbox Kinect sobre a capacidade funcional e o estado de humor de idosos. Os resultados foram animadores. “Observamos que a prática regular de exercícios no Xbox Kinect pode melhorar o estado de humor e a capacidade funcional de idosos, como a capacidade aeróbia, a força de membro inferior e o equilíbrio dinâmico”, afirma Bráulio.
GRUPOS
Na pesquisa realizada na UFG, os participantes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos, grupo experimental e grupo controle. Os participantes do grupo experimental foram submetidos a uma intervenção com exercícios no Xbox Kinect por um período de seis semanas, com frequência de três vezes por semana, 60 minutos por sessão.
O grupo controle não realizou nenhuma intervenção durante o período do estudo. A avaliação do humor e da capacidade funcional foram realizadas pré e pós-intervenção. O grupo experimental melhorou escores de ansiedade e depressão, assim como a aptidão aeróbia, agilidade e força de membro inferior quando comparado ao grupo controle.
Para Bráulio, a pesquisa mostrou uma boa taxa de adesão e alto grau de diversão nas atividades realizadas no Xbox Kinect, que podem ser consideradas de intensidade moderada tendo como parâmetro a percepção subjetiva de esforço.
PARKINSON
A pesquisa com games tem se transformado em uma vedete nas pesquisas de tecnologia. Mais recentemente, as faculdades passaram a usar metodologias de pesquisa envoltas em trabalhados sobre comunicação, computação, enfermagem e games. Diversas pesquisas foram divulgadas no âmbito da UFG.
Os vídeo games ativos têm sido estudados principalmente como forma de reabilitação e aumento do nível de atividade física em diversas condições. Por exemplo, em indivíduos com esquizofrenia, parkinson, osteoartrite, paralisia supranuclear progressiva, acidente vascular encefálico, fibrose cística e esclerose múltipla.
Segundo o pesquisador, diversas intervenções têm mostrado que o vídeo game ativo pode promover melhoras no equilíbrio, velocidade da marcha, controle postural e diminuição do risco de queda, até mesmo em indivíduos com doença de Parkinson.