Pedalada coletiva explora Setor Pedro Ludovico neste sábado
Redação
Publicado em 10 de março de 2018 às 00:16 | Atualizado há 4 meses
O projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas promove na manhã deste sábado (10) uma pedalada coletiva no Setor Pedro Ludovico, a fim de explorar o bairro e apresentar as casas parceiras aos participantes. A concentração será na sede do Jardim Botânico, a partir das 8 horas. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.
A pedalada é uma oportunidade de conhecer e repensar o bairro, justamente o mote da iniciativa Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas, que traz ao setor até o início do mês de maio mais de 40 atividades culturais. A agenda do projeto conta, ainda, com oficinas de marcenaria para mobiliário urbano, teatro, circo, fotografia, entre outras – todas com entrada franca.
SOBRE O SETOR PEDRO LUDOVICO
O projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas está em sua segunda edição. A primeira, realizada no Setor Sul, foi promovida em 2016. Para este ano, o Setor Pedro Ludovico foi escolhido como foco por sua relevância histórica e geográfica na capital goianiense, sendo o 5º mais populoso da cidade, com quase 25 mil habitantes, de acordo com censo demográfico de 2010, divulgado pela Prefeitura. Carinhosamente referenciado pelos moradores como “Setor Pedro”, foi o último bairro a ser executado pelo Estado de Goiás na construção de Goiânia.
No início da história da capital, o bairro foi, por muito tempo, destino de moradores que chegavam à cidade sem muitos recursos para se alojar no centro. Cercado de mato, antes era chamado de Macambira, por causa de uma fazenda que existia na região. Seu cinturão verde inclui por exemplo o Jardim Botânico, o Parque Areião, o Morro da Serrinha e o Córrego Botafogo.Hoje, devido à posição privilegiada que ocupa em relação à cidade, mas também por causa das condições de vulnerabilidade econômica e social em que vive boa parte de sua população pioneira, a forte especulação imobiliária provoca um processo de gentrificação no bairro.
SOBRE O CASA FORA DE CASA – TÁTICAS URBANAS
Depois de uma primeira edição de sucesso no Setor Sul, o projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas chegou ao Setor Pedro Ludovico. De 2 de março a 5 de maio, o bairro é palco de diversas atividades envolvendo, principalmente, moradores da região. A programação contempla encontros com a comunidade, mapeamento colaborativo das potencialidades e fragilidades do bairro, levantamento de ideias e propostas, execução de algumas delas por meio de oficinas artísticas e atividades culturais estimulando experiências de uso desses espaços.
Casa Fora de Casa Táticas Urbanas é idealizado pela urbanista e arquiteta Carol Farias e pelo comunicólogo português André Gonçalves, fundadores do estúdio Sobreurbana. O casal é o elo entre diferentes profissionais que desejam transformar a cidade através de laboratórios de arquitetura pública, comunicação e da promoção Cultural.
Sobre a escolha do Setor Pedro Ludovico para esta edição, a arquiteta que o local “já foi um bairro onde as pessoas usufruíam mais dos seus espaços públicos. Hoje, isso está diminuindo: não só pela má condição das ruas, ausência de calçadas ou calçadas em mau estado, falta de bancos e outras amenidades, mas também pela questão da insegurança, da violência e do trânsito. Esperamos, ao fim, levar as pessoas a questionar esses problemas e a envolverem-se ativamente na busca de soluções, e assim contribuir para um bairro mais informado, tolerante, crítico e participativo”.
PEDALADA COLETIVA
DATA: Sábado, 10 de março
HORÁRIO: a partir das 8 horas
LOCAL: concentração na sede do Jardim Botânico, percurso no Setor Pedro Ludovico