Entretenimento

Pedalada coletiva explora Setor Pedro Ludovico neste sábado

Redação

Publicado em 10 de março de 2018 às 00:16 | Atualizado há 4 meses

O projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas promo­ve na manhã deste sábado (10) uma pedalada coletiva no Setor Pedro Ludovico, a fim de explorar o bairro e apresentar as casas parcei­ras aos participantes. A concentra­ção será na sede do Jardim Botâni­co, a partir das 8 horas. O evento é gratuito e aberto a todas as idades.

A pedalada é uma oportunida­de de conhecer e repensar o bair­ro, justamente o mote da iniciativa Casa Fora de Casa – Táticas Urba­nas, que traz ao setor até o início do mês de maio mais de 40 ativi­dades culturais. A agenda do pro­jeto conta, ainda, com oficinas de marcenaria para mobiliário urba­no, teatro, circo, fotografia, entre outras – todas com entrada franca.

SOBRE O SETOR PEDRO LUDOVICO

O projeto Casa Fora de Casa – Táticas Urbanas está em sua se­gunda edição. A primeira, realiza­da no Setor Sul, foi promovida em 2016. Para este ano, o Setor Pedro Ludovico foi escolhido como foco por sua relevância histórica e geo­gráfica na capital goianiense, sen­do o 5º mais populoso da cidade, com quase 25 mil habitantes, de acordo com censo demográfico de 2010, divulgado pela Prefeitu­ra. Carinhosamente referenciado pelos moradores como “Setor Pe­dro”, foi o último bairro a ser exe­cutado pelo Estado de Goiás na construção de Goiânia.

No início da história da capi­tal, o bairro foi, por muito tempo, destino de moradores que chega­vam à cidade sem muitos recur­sos para se alojar no centro. Cer­cado de mato, antes era chamado de Macambira, por causa de uma fazenda que existia na região. Seu cinturão verde inclui por exem­plo o Jardim Botânico, o Parque Areião, o Morro da Serrinha e o Córrego Botafogo.Hoje, devido à posição privilegiada que ocupa em relação à cidade, mas também por causa das condições de vulne­rabilidade econômica e social em que vive boa parte de sua popula­ção pioneira, a forte especulação imobiliária provoca um processo de gentrificação no bairro.

SOBRE O CASA FORA DE CASA – TÁTICAS URBANAS

Depois de uma primeira edi­ção de sucesso no Setor Sul, o projeto Casa Fora de Casa – Tá­ticas Urbanas chegou ao Setor Pedro Ludovico. De 2 de março a 5 de maio, o bairro é palco de diversas atividades envolvendo, principalmente, moradores da região. A programação contem­pla encontros com a comunida­de, mapeamento colaborativo das potencialidades e fragilida­des do bairro, levantamento de ideias e propostas, execução de algumas delas por meio de ofi­cinas artísticas e atividades cul­turais estimulando experiências de uso desses espaços.

Casa Fora de Casa Táticas Ur­banas é idealizado pela urbanis­ta e arquiteta Carol Farias e pelo comunicólogo português André Gonçalves, fundadores do es­túdio Sobreurbana. O casal é o elo entre diferentes profissionais que desejam transformar a cida­de através de laboratórios de ar­quitetura pública, comunicação e da promoção Cultural.

Sobre a escolha do Setor Pe­dro Ludovico para esta edição, a arquiteta que o local “já foi um bairro onde as pessoas usu­fruíam mais dos seus espaços públicos. Hoje, isso está dimi­nuindo: não só pela má condi­ção das ruas, ausência de calça­das ou calçadas em mau estado, falta de bancos e outras ameni­dades, mas também pela ques­tão da insegurança, da violência e do trânsito. Esperamos, ao fim, levar as pessoas a questionar es­ses problemas e a envolverem­-se ativamente na busca de so­luções, e assim contribuir para um bairro mais informado, to­lerante, crítico e participativo”.

PEDALADA COLETIVA

DATA: Sábado, 10 de março

HORÁRIO: a partir das 8 horas

LOCAL: concentração na sede do Jardim Botânico, percurso no Setor Pedro Ludovico

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias