Vamos construir pontes
Redação DM
Publicado em 1 de março de 2018 às 22:28 | Atualizado há 7 anosConstruir pontes é romper obstáculos, é promover intercâmbios, é servir quem precisa, é buscar o entendimentos, é amparar os excluídos, é cuidar dos abandonados e socorrer os refugiados. Construir pontes, além de ser tudo isso que falamos, é também uma forma de aproximação e de combatermos as injustiças sociais. A sociedade passa por profundas mudanças. Mudanças que as vezes atropelam os valores humanos, abandonam os princípios éticos e super valorizam o ter em detrimento do ser. Sem interromper as mudanças que são tão necessárias ao desenvolvimento do país, é indispensável que construamos uma nova sociedade, alicerçada nos pilares da justiça e da solidariedade. Não queremos um país dividido, todos somos brasileiros e merecemos participar do mesmo banquete que a pátria-mãe nos oferece. Não é razoável e nem aceitável as desigualdades sociais que existem no País. Cremos que a maioria dos problemas e das crises que o Brasil enfrenta, têm origem e suporte na qualidade de vida da população.
O Brasil precisa construir pontes para integrar e jamais para separar a sua população. Como forma de separação, basta os muros já construídos que cercam a maioria das residências no País. Não temos a receita para curar as epidemias que contaminam a sociedade brasileira, mas não temos dúvidas da urgência da busca de soluções. Não será fácil, mas é necessário, e temos que nos engajar nas ações e projetos que visem eliminar os problemas que o país e o povo enfrentam. A primeira ponte à ser construída deve ligar a sociedade ao congresso nacional, para que haja sintonia e interação entre eleitores e parlamentares. Com essa possível integração, vamos conhecer melhor a produção dos políticos e o destino dos recursos arrecadados dos impostos do povo. A segunda e maior ponte a ser construída, será sobre o abismo que separa os ricos dos pobres. Sem essa aproximação, nunca vamos construir uma sociedade justa e fraterna. Consequentemente, jamais vamos livrar dos murros que nos separa e da miséria que vive grande parte dos brasileiros.
Estamos convencidos que a aproximação é a grande arma para resolver todos os problemas que vivemos hoje, seja no campo político, nas questões sociais e, sobre tudo, na área fiscal e econômica. A grande chance de fazer as intervenções federais que o país precisa, é agora, enquanto estamos motivados e insatisfeitos com o atual modelo de fazer política. A intervenção federal no Rio de Janeiro, na área da segurança pública, foi o último recurso que deveria ser adotado. Embora reconhecendo a situação caótica que vive a população daquele Estado, muitos especialistas em segurança pública, outros tantos estudiosos do assunto, foram contra, mesmo não apresentando nenhuma alternativa, apenas para alimentar a vaidade cultural de acharem que sabem de tudo sobre o assunto. Aliás, esse um mal que está presente nas cabeças de muitos brasileiros, que são incapazes de reconhecer vantagens no que os outros fazem. A verdade é que não suportamos mais ouvir falácias e hipocrisias de falsos políticos e despreparados governantes. Vamos destruir murros e construir pontes, assim uniremos o povo brasileiro.
(Gercy Joaquim Camêlo, coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Goiás)