Opinião

Os “trieiros”, caminhos, estradas e andanças na história de Goiânia

Diário da Manhã

Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 23:13 | Atualizado há 7 anos

Na his­tó­ria de Go­i­ás há um es­pa­ço es­pe­ci­al pa­ra o car­ro de bois no ala­van­car do pro­gres­so. Go­i­â­nia foi tra­ça­da e le­van­ta­da, tam­bém, na for­ça dos bois e dos car­rei­ros.

Car­ro de boi, tran­spor­te pe­sa­do, rús­ti­co, len­to. Seu nos­tál­gi­co can­tar já foi ins­pi­ra­ção pa­ra po­e­tas, pa­ra can­to­res de al­ma apai­xo­na­da pa­ra os sa­u­do­sis­tas dos tem­pos idos, na dis­tan­te épo­ca em que es­te ve­í­cu­lo sus­ten­tou a eco­no­mia agrá­ria do, pa­ís.

Na his­tó­ria dos tran­spor­tes no Bra­sil o car­ro de boi ocu­pa um es­pa­ço to­do es­pe­ci­al, prin­ci­pal­men­te na re­gi­ão das mi­nas ge­ra­is e nas mi­nas de Go­i­ás, no ser­tão do Bra­sil Cen­tral, dis­tan­tes dos cen­tros mais adi­an­ta­dos do pa­ís. Nas gran­des ci­da­des do sé­cu­lo pas­sa­do co­mo a ca­pi­tal do Rio de Ja­nei­ro, São Pau­lo e Ou­ro Pre­to o tran­spor­te mais usu­al eram as fa­mo­sas li­te­ra­is, as ca­dei­ri­nhas, ou mes­mo os fa­mo­sos cô­ches pu­xa­dos por ca­va­los, tran­spor­te das fa­mí­lias mais abas­ta­das.

Nas obras his­tó­ri­cas de Ro­sa­ri­ta Fleury en­con­tra­mos ci­ta­ções re­fe­ren­tes aos tran­spor­tes da an­ti­ga ca­pi­tal no sé­cu­lo pas­sa­do, as­sim co­mo nos es­cri­tos dos jor­nais da épo­ca que da­vam ên­fa­se ao uso das li­te­ra­is pe­las mo­ças das fa­mí­lias tra­di­cio­nais, sen­do es­tas car­re­ga­das por es­cra­vos nas aci­den­tas e tor­tu­o­sas ru­as da Ci­da­de de Go­i­ás.

Era es­se o am­bi­en­te so­ci­al da pro­vín­cia de Go­i­ás no sé­cu­lo pas­sa­do. Com uma po­pu­la­ção mais cen­tra­da na zo­na ru­ral, as pou­cas ci­da­des cons­ti­tu­í­am-se de pe­que­nos aglo­me­ra­dos, ten­do su­pre­ma­cia ape­nas Vi­la Boa, Pi­re­nó­po­lis, San­ta Cruz e Tra­í­ras, as ou­tras fi­ca­vam iso­la­das no al­to ser­tão, atin­gi­das ape­nas pe­los rús­ti­cos tran­spor­tes da épo­ca, den­tre es­tes, o car­ro de boi que foi uti­li­za­do em lar­ga es­ca­la co­mo tran­spor­te de mer­ca­do­ri­as da zo­na ru­ral pa­ra mer­ca­do da Ci­da­de de Go­i­ás (en­tão úni­co da Pro­vín­cia) on­de eram co­mer­cia­li­za­das e des­ti­na­das ao abas­te­ci­men­to da an­ti­ga Ca­pi­tal.

As tro­pas de bur­ros tam­bém exer­ce­ram de­ci­si­vo pa­pel de di­fu­são cul­tu­ral e trans­fu­são de no­tí­cias, mas, res­pon­sá­vel pe­lo in­ter­cam­bio mais pe­sa­do era mes­mo o Car­ro de boi que, na­que­las eras, che­gou a tran­spor­tar pi­a­nos de Ara­gu­ary, pon­to fi­nal da Es­ta­da de Fer­ro, até a Ca­pi­tal em vi­a­gens que eram ver­da­dei­ras epo­pei­as e du­ra­vam mes­es em cus­to­sas tra­ves­si­as de va­les, ser­ras e rios.

No to­can­te à par­ti­ci­pa­ção do Car­ro de boi na Ro­ma­ria do Di­vi­no Pai Eter­no do Ar­rai­al do Bar­ro Pre­to não exis­te fon­te exa­ta de seu iní­cio, pois, ao cer­to, não exis­te mes­mo da­ta cer­tei­ra do iní­cio da Ro­ma­ria.

Sa­be-se que es­ta fo­men­tou em meio a gen­te sim­ples do ser­tão go­i­a­no, uti­li­za­do­res do Car­ro de boi pa­ra su­as di­ver­sas ati­vi­da­des, cer­ta­men­te, as de vi­a­gens co­mo a que se des­ti­na­va aos fes­te­jos re­li­gi­o­sos e pro­fa­nos da Ro­ma­ria. Com mui­ta efi­ci­ên­cia es­cre­veu Wil­son Ca­val­can­te No­guei­ra so­bre o Car­ro de boi re­la­tan­do a im­por­tân­cia his­tó­ri­ca des­se ve­í­cu­lo.

So­bre a par­ti­ci­pa­ção de­le na Ro­ma­ria do Di­vi­no, en­con­tra­mos em es­cri­tos de Au­gus­ta de Fa­ro Fleury Cu­ra­do, Ed­mun­do Pi­nhei­ro de Abreu e Jo­sé Xa­vi­er de Al­mei­da in­for­ma­ções va­li­o­sas e des­cri­ti­vas da Trin­da­de de an­ta­nho, as­sim co­mo nas me­mó­ri­as do gran­de go­i­a­no Li­car­di­no de Oli­vei­ra Ney.

Tor­nou-se tra­di­ção en­tão a pre­sen­ça do Car­ro de boi na Ro­ma­ria do Di­vi­no Pai Eter­no res­ga­tan­do nos­sas le­gí­ti­mas tra­di­ções e mes­mo de­pois do apa­re­ci­men­to do au­to­mó­vel nas pla­gas go­i­a­nas a par­tir de 1918, a Ro­ma­ria do Di­vi­no con­ti­nuou a úni­ca a ter ain­da o le­ga­do do Car­ro-de-Boi nas ru­as de sua ci­da­de num pe­rí­o­do em que já im­pe­ra­va a trans­for­ma­ção im­pul­si­o­na da pe­lo pro­gres­so.

Ir­ma­na­dos pe­lo es­pí­ri­to cris­tão os car­rei­ros con­ti­nuam man­ten­do ace­sa a cha­ma da fé e da tra­di­ção, en­fren­tan­do to­da sor­te de in­tem­pé­ri­es, di­fi­cul­da­des, cru­zam os ser­tões bus­can­do a luz ben­di­ta que ema­na do Di­vi­no Pai Eter­no, pro­te­tor da gen­te ser­ta­ne­ja.

Os ve­lhos ca­mi­nhos que cru­za­ram Go­i­ás em tem­pos di­fe­ren­tes eram es­tra­das car­rei­ras e tro­pei­ras que se­gui­am ain­da as mar­chas dos ban­dei­ran­tes que, ou­tro­ra, ha­vi­am atra­ves­sa­do o gran­de ser­tão do oes­te na bus­ca de in­fin­das ri­que­zas e de pres­tí­gio jun­to à Co­roa de Por­tu­gal.

Em nos­sa re­gi­ão, mar­ca­da pe­la his­tó­ria da agri­cul­tu­ra e da pe­cu­á­ria, há re­gis­tros an­ti­gos de ca­mi­nhos e ro­tas que mar­ca­ram a bus­ca de ga­do e de lu­ga­res ide­ais pa­ra a agri­cul­tu­ra, evi­den­ci­an­do a ri­que­za do chão, nas ime­di­a­ções de Bon­fim de Go­i­ás, en­tão enor­me jul­ga­do que com­pre­en­dia to­da es­sa re­gi­ão.

As pri­mei­ras es­tra­das fo­ram tam­bém de­li­ne­a­das por vi­a­jan­tes que se­gui­am ro­tas an­ti­gas que fo­ram mar­can­do li­mi­tes en­tres as vi­las e po­vo­a­dos per­di­dos no al­to ser­tão. Es­ses vi­a­jan­tes e pes­qui­sa­do­res fo­ram tam­bém im­por­tan­tes por­que de­li­ne­a­ram nos­sa fau­na e flo­ra e mui­tas ou­tras cu­ri­o­si­da­des que são ho­je pe­ças fun­da­men­tais aos pes­qui­sa­do­res de nos­sas ori­gens e de nos­sos au­tên­ti­cos cos­tu­mes.

Pri­mei­ros ca­mi­nhos de Cam­pi­ni­nha das Flo­res le­va­vam à ca­pi­tal, Ci­da­de de Go­i­ás, pas­san­do por Go­i­a­bei­ras, Ca­tin­guei­ro Gran­de e Cur­ra­li­nho, abrin­do bra­ços pa­ra Mos­sâ­me­des que iria de­sa­gu­ar no en­tão flo­res­cen­te po­vo­a­do de Ani­cuns, um dos úl­ti­mos do ou­ro.

Por ou­tro ân­gu­lo, abria-se pa­ra o ca­mi­nho de São Se­bas­ti­ão do Ale­mão e San­ta Lu­zia de Ma­rio Mel­lo, ca­mi­nho de Ma­to Gros­so. Abrin­do-se pa­ra Cam­pi­ni­nha das Flo­res, pas­sa­va-se por Ba­na­nei­ras, Vi­la Be­la de Nos­sa Se­nho­ra do Car­mo de Mor­ri­nhos, Cal­das No­vas e San­ta Ri­ta do Pa­ra­naí­ba, no­mes ho­je mo­di­fi­ca­dos pa­ra ou­tras gran­des e flo­res­cen­tes ci­da­des que en­glo­bam o uni­ver­so des­sa gran­de ter­ra go­i­a­na.

Ca­mi­nhos do pas­sa­do, es­tra­das sa­li­nei­ras, es­tra­das tro­pei­ras, es­tra­das car­rei­ras, es­tra­das de paus de ara­ra. Tem­po de on­tem na sa­ga de ho­mens e mu­lhe­res que lu­ta­ram com di­fi­cul­da­des e ven­ce­ram os li­mi­tes do pró­prio tem­po.

Os ro­mei­ros do Di­vi­no Pai Eter­no de Trin­da­de sem­pre ti­ve­ram co­ra­gem e des­te­mor pa­ra che­gar à ter­ra da de­vo­ção. Ca­mi­nhan­do lé­gu­as e lé­gu­as em meio ao sol e à po­ei­ra, nos car­ros de bois, em lom­bos de ani­mais, em im­pro­vi­sa­dos tran­spor­tes, os de­vo­tos sem­pre en­con­tra­ram uma for­ma de ma­ni­fes­ta­rem a sua fé e a sua emo­ção em nos­sa bu­có­li­ca e ca­bo­cla ro­ma­ria.

Com o sur­gi­men­to dos au­to­mó­veis nos anos de 1920 e quan­do es­tes pas­sa­ram a aden­trar o Es­ta­do de Go­i­ás pe­lo su­do­es­te, lo­go sur­gi­ram os pri­mei­ros ro­mei­ros que se aven­tu­ra­ram pe­las es­tra­das car­rei­ras em au­to­mó­veis va­ga­ro­sos no ca­mi­nho pa­ra nos­sa ad­mi­rá­vel Trin­da­de.

Já nos anos de 1940 com a me­lho­ria de al­gu­mas es­tra­das, os pri­mei­ros ca­mi­nhões ini­ci­a­ram o tran­spor­te de car­gas da ro­ça pa­ra a ci­da­de. As­sim, tam­bém, os aven­tu­rei­ros e ro­mei­ros pas­sa­ram a uti­li­zar es­ses ca­mi­nhões en­tão co­ber­tos de lo­na na car­ro­ce­ria pa­ra vi­a­gem a Trin­da­de. Era o sur­gi­men­to dos paus de ara­ra que tra­zi­am gen­te por en­co­men­da até a nos­sa ci­da­de.

Co­mo tu­do era im­pro­vi­sa­do, na car­ro­ce­ria eram fi­xa­das tá­bu­as que ser­viam de ban­cos. As­sim, nos ca­mi­nhões mai­o­res ha­vi­am vá­rios ban­cos on­de eram “em­po­lei­ra­dos” os ro­mei­ros, co­lo­ca­dos as­sen­ta­dos jun­tos e amon­to­a­dos, co­lo­ca­vam uma ar­ma­ção de lo­na por ci­ma da car­ro­ce­ria, eram co­lo­ca­dos tam­bém nos as­so­a­lhos as ma­tu­las dos ro­mei­ros, as la­tas com do­ces e bis­coi­tos e tu­do pron­to, co­men­do po­ei­ra, vi­nham aos mon­tes pa­ra Trin­da­de, nu­ma sim­pli­ci­da­de e ale­gria sem igua­is.

Nos paus de ara­ra, mui­tos pro­fes­sa­ram sua fé e vi­ve­ram seus so­nhos do en­con­tro com o mis­té­rio da San­tís­si­ma Trin­da­de, ali­men­tan­do o cor­po e o es­pí­ri­to em nos­sa ter­ra.

As­sim, é pos­sí­vel es­tu­dar os ca­mi­nhos da re­gi­ão da ho­je Go­i­â­nia an­tes, du­ran­te e de­pois de seu sur­gi­men­to, com o ad­ven­to dos car­ros de bois, os pri­mei­ros au­to­mó­veis, as pri­mei­ras es­tra­das, as pri­mei­ras jar­di­nei­ras e a lo­co­mo­ção de pes­so­as nes­sa re­gi­ão que ho­je se cons­ti­tui o aglo­me­ra­do ur­ba­no da ca­pi­tal.

Faz mui­to tem­po, na­que­la di­to­sa qua­dra, “épo­ca de par­dais e ver­de nos quin­tais” que o tran­spor­te ru­di­men­tar, ini­ci­a­do com os pe­sa­dos car­ro-de-bois cor­tan­do es­tra­das ser­ta­ne­jas, fo­ram sub­sti­tu­í­dos pe­los pri­mei­ros au­to­mó­veis que em 1916 rom­pe­ram de San­ta Ri­ta do Pa­raí­ba (Ho­je Itum­bi­a­ra) e Ja­taí, al­can­ça­do a dis­tan­te ci­da­de de Go­i­ás, en­tão ca­pi­tal do Es­ta­do, sob a di­re­ção se­gu­ra do pri­mei­ro cho­fer go­i­a­no que foi Jo­sé Sa­bi­no de Oli­vei­ra.

Com a cri­a­ção das pri­mei­ras es­tra­das de ro­da­gem, em es­pe­ci­al a “Au­to Vi­a­ção Sul Goya­na”, em 1919, equi­pa­da com fro­tas de au­to­mó­veis co­mer­ci­ais em Ja­taí, a Cia de au­to­mó­veis de Pí­la­de Bai­o­chi, em Go­i­ás, ve­lha ca­pi­tal, te­ve iní­cio o trá­fe­go de ve­í­cu­los co­mer­ci­ais no Es­ta­do, sen­do que em Go­i­â­nia, o pi­o­nei­ro foi Jo­a­quim Lu­ís Bran­dão do Cou­to.

Em Trin­da­de, o pri­mei­ro ve­í­cu­lo, um Ford, per­ten­ceu a Jo­ão de Oli­vei­ra (Bem­bem) nas­ci­do em 1909, re­si­den­te no lar­go da Ma­triz, que em­pre­en­dia vi­a­gens co­mer­ci­ais, prin­ci­pal­men­te com a no­va ca­pi­tal, Go­i­â­nia, nas­ci­da no ar­ro­jo de Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra.

Com o de­sen­vol­vi­men­to da in­dús­tria de au­tos, sur­gi­ram as ro­mân­ti­cas jar­di­nei­ras, sen­do que em Go­i­â­nia foi fa­mo­sa a “Ta­re­ca” que fa­zia o tra­je­to “Pra­ça Cí­vi­ca” e “Lar­go da Ma­triz” de Cam­pi­nas.

Em Trin­da­de, a jar­di­nei­ra pi­o­nei­ra foi á al­cu­nha­da “jar­di­nei­ra do Chi­qui­nho” que ini­ciou o seu tra­ba­lho em 1918. Fran­cis­co Cân­di­do de Li­ma, o fa­mo­so “Chi­qui­nho da Jar­di­nei­ra” nas­ceu em Rio Ale­gre, mu­ni­cí­pio de San­ta Ma­ria da Vi­tó­ria, no Es­ta­do da Ba­hia, fi­lho de Jo­sé Nu­nes de Li­ma e Le­o­pol­di­na Cân­di­da da Con­cei­ção e Li­ma.

O “Chi­qui­nho da Jar­di­nei­ra” re­si­diu em Bau­ru (SP), No­vo Bra­sil (GO), Ma­rí­lia (SP) e Trin­da­de, on­de fi­cou por 33 anos, oca­si­ão em que saiu da zo­na ru­ral on­de vi­via e pas­sou a tra­ba­lhar de cho­fer com os pa­dres re­den­to­ris­tas e de­pois com o fa­mo­so Jo­sé Braz.

A cus­ta de gran­de sa­cri­fí­cio con­se­guiu com­prar uma pe­rua que en­ti­tu­lou de “amo­ro­sa” que foi o em­bri­ão de sua fir­ma de tran­spor­te do­mi­ci­li­ar in­di­vi­dual.

Em 19 de maio de 1954, com­prou uma jar­di­nei­ra, ini­ci­an­do o “Ex­pres­so Che­gou” ape­li­do com a fra­se ob­via “Chi­qui­nho Che­gou”, ad­qui­rin­do-a em so­ci­e­da­de com An­tô­nio Ma­cha­do Ne­to e Jo­a­quim Cân­di­do Ne­to, re­gis­tran­do-a fir­ma com ra­zão so­ci­al “Li­ma e Ma­cha­do Ltda”, mais tar­de, com­pran­do as par­tes dos ou­tros só­ci­os, fi­cou do­no so­zi­nho do ar­ro­ja­do em­pre­en­di­men­to.

Mi­guel Ca­zé tem, tam­bém, um es­pa­ço ga­ran­ti­do na his­tó­ria dos tran­spor­tes em Trin­da­de pe­lo seu ar­ro­jo e te­na­ci­da­de em ven­cer as bar­rei­ras do tem­po e se fir­mar nu­ma épo­ca tão ad­ver­sa ao flo­res­cer de su­as múl­ti­plas ati­vi­da­des.

A pre­sen­ça dos au­to­mó­veis na his­tó­ria de Trin­da­de da­ta de 1917 quan­do um For­di­nho, vin­do de Ita­be­raí, re­a­li­zou a fa­ça­nha de ven­cer as es­tra­das car­rei­ras e os mui­tos ato­lei­ros, dei­xan­do em­bas­ba­ca­dos os ma­tu­tos ro­mei­ros da­que­las dis­tan­tes eras.

Seu mo­to­ris­ta foi An­tô­nio Xa­vi­er Gui­ma­rã­es (To­tó Gui­ma­rã­es) co­nhe­ci­do “co­me­ta” ou re­pre­sen­tan­te co­mer­cial das gran­des lo­jas do Rio de Ja­nei­ro e São Pau­lo, tra­zen­do o que de mais fi­no ha­via pa­ra o agra­do da exi­gen­te so­ci­e­da­de go­i­a­na, prin­ci­pal­men­te da ve­lha ca­pi­tal do Es­ta­do, Ci­da­de de Go­i­ás.

O pri­mei­ro que se tem no­ti­cia de pos­su­ir au­to­mó­vel em Trin­da­de foi Ma­nu­el Ba­i­a­no, seu Ford-bi­go­de foi su­ces­so nos anos 20 nas em­po­ei­ra­das ru­as de Trin­da­de, ma­tan­do mui­tas ga­li­nhas des­pre­ve­ni­das e dei­xan­do es­tu­pe­fa­tos os pro­vin­ci­a­nos trin­da­den­ses, não afei­tos ain­da às in­ven­ções do “ques­ti­o­ná­vel” pro­gres­so.

Es­se des­te­mi­do mo­to­ris­ta re­a­li­zou a fa­ça­nha da pri­mei­ra vi­a­gem e au­to­mó­veis pa­ra Cam­pi­ni­nhas das Flo­res, ven­cen­do as bar­rei­ras do ca­mi­nho, as pin­gue­las, os ato­lei­ros, as ma­tas der­ru­ba­das, os des­vi­os, os rios, en­fim, con­se­guiu avis­tar a ve­lha ci­da­de do Co­ro­nel Jo­a­quim Lú­cio e de Li­car­di­no Ney.

Ape­sar do es­for­ço, Ma­nu­el Ba­i­a­no, na des­ci­da do Cór­re­go Cas­ca­vel, não con­se­guiu se­gu­rar o freio e foi pa­rar den­tro d’água. O se­gun­do a ter au­to­mó­vel foi Jo­ão de Oli­vei­ra (Bem-Bem) que já no fi­nal dos anos 20 pro­mo­via vi­a­gens pa­ra Ale­mão (pal­mei­ras), Ri­bei­rão (Gua­po), Cam­pi­ni­nha das Flo­res, Pou­so Al­to (Pi­ra­can­ju­ba) e Sus­su­a­pa­ra (Be­la Vis­ta), que eram ver­da­dei­ras epo­pei­as, de lu­tas e so­fri­men­tos. Ou­tros abas­ta­dos co­mer­cian­tes e fa­zen­dei­ros em Trin­da­de pos­su­í­ram au­to­mó­veis co­mo Cus­tó­dio Ged­da (Bi­chi­nho), Ni­co­de­mos Nery, Thi­búr­cio do Car­mo, An­tô­nio Ba­tis­ta Ot­to­ni, e mui­tos ou­tros.

Trin­da­de ou Bar­ro Pre­to de ou­tro­ra, en­quan­to li­ga­da a Cam­pi­ni­nha em pro­xi­mi­da­de ge­o­grá­fi­ca e sen­ti­men­tal sem­pre foi mui­to pró­xi­ma, por­que ou­tras li­mí­tro­fes co­mo Go­i­a­bei­ras, Le­o­pol­do de Bu­lhões, Be­la Vis­ta de Go­i­ás, San­ta­na das An­tas e Ri­bei­rão eram dis­tan­tes cer­ca de 70 a 100 km.

Os ve­lhos ca­mi­nhos fo­ram sen­do mu­da­dos e as ro­tas que pas­sa­vam na Cruz das Al­mas e no tú­mu­lo do Pro­fes­sor Moyses Ba­tis­ta pas­san­do pe­lo cór­re­go Bru­a­cas, Cór­re­go Ca­vei­ra, e Mor­ro do Men­da­nha mu­da­ram bas­tan­te. Há, in­clu­si­ve, be­la crô­ni­ca de Ve­ne­ran­do de Frei­tas Bor­ges que res­sal­ta so­bre es­se ve­lho ca­mi­nho nu­ma noi­te de tem­po­ral em 1919.

Um no­vo ca­mi­nho de as­fal­to foi fei­to em 1948, pas­san­do pe­la ve­lha chá­ca­ra do cel. Jo­ão Braz, o cór­re­go Bar­rei­ri­nho e Bu­gre, en­cur­tan­do dis­tân­cias. Es­se no­vo ca­mi­nho tor­nou mais per­to Trin­da­de da Ca­pi­tal, e se trans­for­mou nu­ma lon­ga ave­ni­da com fá­bri­cas e se­to­res ad­ja­cen­tes.

Tam­bém em Go­i­â­nia, de­pois da “Ta­re­ca” sur­gem as pri­mei­ras jar­di­nei­ras, pe­lo pi­o­nei­ris­mo dos em­pre­sá­rios Odi­lon San­tos, Jo­ão Pe­da­te­la, Pí­la­de Bai­oc­chi e Fran­cis­co Cân­di­do de Li­ma, tran­spor­tan­do tra­ba­lha­do­res das pri­mei­ras gran­des obras da no­va ca­pi­tal de Go­i­ás.

Com a ex­pan­são de­sor­de­na­da de Go­i­â­nia já no fi­nal da dé­ca­da de 1940, a dé­ca­da se­guin­te dos “anos dou­ra­dos” do bo­le­ro se­ria de di­fi­cul­da­des pa­ra a gen­te po­bre que vi­nha ten­tar a sor­te na “tal da go­i­a­na”. Mui­tos bair­ros ad­ja­cen­tes ou dis­tan­tes já fa­zi­am par­te do ce­ná­rio de uma ci­da­de que não pa­ra­va nun­ca de cres­cer. Ur­gia os pri­mei­ros “bo­di­nhos”, pe­que­nos ôni­bus que fo­ram cir­cu­lan­do pe­la “Vi­a­ção Ara­gu­a­ri­na” de Odi­lon San­tos.

Dos anos de 1950 até o pre­sen­te o que se ve­ri­fi­ca é o ca­os. Agre­ga­ram-se ou­tras em­pre­sas co­mo Vi­a­ção Go­i­â­nia, Vi­a­ção Pa­raú­na, Vi­a­ção HP, Vi­a­ção Re­u­ni­das, Vi­a­ção Rá­pi­do Ara­gu­aia, Vi­a­ção Gua­rany, Vi­a­ção Re­u­ni­das, Me­tro­bus, Les­te, além da cri­a­ção da Tran­surb.

Até os anos de 1970 o tran­spor­te co­le­ti­vo de Go­i­â­nia era fei­to e ad­mi­nis­tra­do sem a tu­te­la do po­der pú­bli­co, tan­to mu­ni­ci­pal quan­to es­ta­du­al, por em­pre­sas fa­mi­lia­res e pe­que­nas on­de tu­do era im­pro­vi­so e sem pla­ne­ja­men­to pré­vio. Foi nas ges­tões de Ma­no­el dos Reis e Sil­va na Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia e Ira­pu­an Cos­ta Ju­ni­or no go­ver­no do Es­ta­do que hou­ve o pri­mei­ro en­ga­ja­men­to de po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das ao se­tor do tran­spor­te co­le­ti­vo de Go­i­â­nia.

Nes­se pe­rí­o­do de pla­ne­ja­men­to do tran­spor­te a Vi­a­ção Ara­gu­a­ri­na en­trou no sis­te­ma fa­zen­do a li­nha de ôni­bus en­tre Go­i­â­nia e Cam­pi­nas, uti­li­zan­do as ave­ni­das Anhan­gue­ra e 24 de ou­tu­bro. Em 1969 hou­ve a pri­mei­ra li­ci­ta­ção de li­nhas quan­do a HP Tran­spor­tes. Em 1970 Go­i­â­nia ti­nha 533 mil ha­bi­tan­tes e 55 li­nhas de ôni­bus.

Mes­mo as­sim es­sas li­nhas não eram sa­tis­fa­tó­ri­as pa­ra uma ci­da­de que cres­cia de­sor­de­na­da­men­te. Em 10 de no­vem­bro de 1975 pe­la Lei 7975 foi cri­a­da a Tran­surb, es­ta­tal pa­ra ge­ren­ci­ar e ope­rar par­te do tran­spor­te co­le­ti­vo da ci­da­de. Com a ex­pan­são ur­ba­na hou­ve a co­nur­ba­ção dos mu­ni­cí­pios vi­zi­nhos, for­çan­do o sis­te­ma a mu­dar, com o cres­cen­te au­men­to da de­man­da.

O tran­spor­te al­ter­na­ti­vo aden­trou pa­ra o sis­te­ma de tran­spor­te co­le­ti­vo de Go­i­â­nia des­de 1997 com cir­cu­la­ção de mi­cro-ôni­bus, vans e Kom­bis que cir­cu­la­vam de for­ma ir­re­gu­lar pe­las ru­as da ci­da­de, tran­spor­tan­do pas­sa­gei­ros. Hou­ve for­te dis­pu­ta en­tre es­se se­tor pa­ra­le­lo e os em­pre­sá­rios. So­men­te em 24 de agos­to de 1999 o mes­mo foi re­gu­la­ri­za­do.

Em 12 de no­vem­bro de 1988, há 30 anos. foi inau­gu­ra­da a Ro­do­via dos Ro­mei­ros, com 16 qui­lô­me­tros du­pli­ca­dos, ar­bo­ri­za­dos e com os 14 pai­néis do ar­tis­ta plás­ti­co Omar San­to, re­cons­ti­tu­in­do al­gu­mas pas­sa­gens bí­bli­cas uma das mais ori­gi­nais vi­as te­má­ti­cas do mun­do e a mai­or a céu aber­to.

Cons­tru­í­da no go­ver­no de Hen­ri­que San­til­lo, a Ro­do­via foi uma pro­va de amor e fé aos ro­mei­ros de Trin­da­de. Edi­fi­ca­da lo­go após o aci­den­te ra­di­o­a­ti­vo do Cé­sio 137 de Go­i­â­nia, o ar­tis­ta Omar Sou­to co­lo­cou jun­to a Cris­to, em ca­da es­ta­ção, a fi­gu­ra do an­jo Lei­de das Ne­ves, a mai­or ví­ti­ma do aci­den­te de Go­i­â­nia.

Os an­ti­gos ca­mi­nhos do Bar­ro Pre­to fi­ca­ram per­di­dos no on­tem. As ve­lhas es­tra­das de po­ei­ra ver­me­lha fo­ram sen­do co­ber­tas do ne­gro as­fal­to do ho­je e se des­li­ga­ram do iti­ne­rá­rio dos ho­mens, fi­can­do ape­nas na re­cor­da­ção da­que­les que amam o pas­sa­do.

O en­tão go­ver­no Hen­ri­que San­til­lo fez uma apo­te­ó­ti­ca inau­gu­ra­ção nu­ma be­la tar­de de chu­va, re­no­van­do o tem­po e imor­ta­li­zan­do a ar­te sa­cra no an­ti­go ca­mi­nho dos ve­lhos ro­mei­ros que pi­sa­ram a po­ei­ra dos ca­mi­nhos dos tem­pos de ou­tro­ra.

E as­sim os ve­lhos ca­mi­nhos da re­gi­ão de Go­i­â­nia se trans­for­ma­ram em ar­té­rias en­tu­pi­das do atu­al in­cha­ço ur­ba­no que tem di­fi­cul­ta­do a vi­da de mui­tas pes­so­as que re­si­dem nes­se ema­ra­nha­do que se tor­nou a Re­gi­ão da ca­pi­tal do Es­ta­do de Go­i­ás.

 

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG, es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG, dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP, pro­fes­sor, po­e­ta – ben­to­fleury@hot­mail.com

 


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