Opinião

Desindustrialização em marcha

Redação DM

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 22:36 | Atualizado há 7 anos

SÃO PAU­LO – Quem acom­pa­nha as os­ci­la­ções da pau­ta mun­di­al das ex­por­ta­ções sa­be que o Bra­sil, nos úl­ti­mos tem­pos, tem per­di­do es­pa­ço nas ven­das de ma­nu­fa­tu­ra­dos, ape­sar dos es­for­ços da Apex-Bra­sil, agên­cia de pro­mo­ção co­mer­cial do Mi­nis­té­rio da In­dús­tria e Co­mér­cio Ex­te­ri­or (MDIC), pa­ra di­vul­gar e re­for­çar a ima­gem do pro­du­to na­ci­o­nal no ex­te­ri­or por meio de par­ti­ci­pa­ção de em­pre­sas em fei­ras e sim­pó­sios no Pa­ís e lá fo­ra.

Ain­da bem que as ex­por­ta­ções de com­mo­di­ti­es têm evo­luí­do de ma­nei­ra sig­ni­fi­ca­ti­va, pois pe­lo me­nos man­tém em cer­to equi­lí­brio a ba­lan­ça co­mer­cial. Pi­or se­ria se tam­bém ti­ves­sem en­tra­do em fai­xa des­cen­den­te, até por­que o Bra­sil não tem a me­nor in­flu­ên­cia em su­as co­ta­ções. Ho­je, ape­nas 20% das ven­das bra­si­lei­ras ao ex­te­ri­or são de ma­nu­fa­tu­ra­dos, o que per­mi­te ao Bra­sil uma par­ti­ci­pa­ção mo­des­ta de 1,3% nas ex­por­ta­ções mun­di­ais.

Ob­via­men­te, me­lhor se­ria se fos­se o in­ver­so, pois são os ma­nu­fa­tu­ra­dos que agre­gam va­lor e cri­am em­pre­gos, es­ti­mu­lan­do o mer­ca­do in­ter­no. Mas is­so não se dá, en­tre ou­tras ra­zões, por cau­sa dos ele­va­dos cus­tos que in­ci­dem so­bre o ma­nu­fa­tu­ra­do na­ci­o­nal. E não são ape­nas os im­pos­tos que re­ca­em di­re­ta­men­te so­bre o pro­du­to na­ci­o­nal que ti­ram o po­der de com­pe­ti­ção de seu pre­ço.

Is­so ocor­re até mes­mo on­de não se ima­gi­na que ha­ja per­das. É o ca­so do Im­pos­to so­bre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Pres­ta­ção de Ser­vi­ços (ICMS), que in­ci­de so­bre o com­bus­tí­vel dos na­vi­os que ope­ram nas li­nhas do­més­ti­cas. A prin­cí­pio, a ca­bo­ta­gem na­da tem a ver com o mer­ca­do in­ter­na­ci­o­nal, mas is­to não pas­sa de um le­do en­ga­no.

Ex­pli­ca-se: as em­pre­sas ar­ma­do­ras, em fun­ção da ne­ces­si­da­de de al­can­çar com­pe­ti­ti­vi­da­de, têm cons­tru­í­do na­vi­os ca­da vez mai­o­res e for­ma­do jo­int ven­tu­res que per­mi­tem o tran­spor­te de car­gas de um nú­me­ro ca­da vez mai­or de ar­ma­do­res. Acon­te­ce que, no Bra­sil, em ra­zão das co­nhe­ci­das de­fi­ci­ên­cias de in­fra­es­tru­tu­ra, há pou­cos por­tos pre­pa­ra­dos pa­ra re­ce­ber es­ses me­ga­car­guei­ros. As­sim, al­guns por­tos, co­mo o de San­tos, mes­mo com su­as de­fi­ci­ên­cias de ca­la­do, são eri­gi­dos hub ports. E mui­tas in­dús­tri­as lo­ca­li­za­das fo­ra da re­gi­ão Su­des­te são obri­ga­das a re­cor­rer a um tran­spor­te do­més­ti­co de gran­des dist ân­cias, o que aca­ba por en­ca­re­cer em de­ma­sia o pro­du­to.

O mes­mo pro­ble­ma se dá tam­bém na im­por­ta­ção. Ou se­ja, o pro­du­to che­ga ao por­to de San­tos e pre­ci­sa ser tran­spor­ta­do pa­ra ou­tros Es­ta­dos por na­vi­os de ca­bo­ta­gem, pois pa­ra lon­gas dis­tân­cias o ca­mi­nhão tor­na-se qua­se in­vi­á­vel. Sem con­tar a pre­ca­ri­e­da­de de al­gu­mas es­tra­das. Ocor­re, po­rém, que, en­quan­to o ICMS no com­bus­tí­vel dos na­vi­os de lon­go cur­so é ze­ra­do, na ca­bo­ta­gem é co­bra­do.

Is­so tam­bém tem con­tri­bu­í­do pa­ra que a quan­ti­da­de de em­pre­sas ex­por­ta­do­ras so­fra que­da ano a ano, en­quan­to cres­ce de for­ma ace­le­ra­da o nú­me­ro de em­pre­sas im­por­ta­do­ras. Em ou­tras pa­la­vras: o Bra­sil im­por­ta ca­da vez mais pro­du­tos ma­nu­fa­tu­ra­dos, re­for­çan­do o fe­nô­me­no da de­sin­dus­tri­a­li­za­ção e su­as con­se­quên­cias trá­gi­cas, co­mo o fe­cha­men­to de pos­tos de tra­ba­lho.

 

(Mil­ton Lou­ren­ço, pre­si­den­te da Fi­or­de Lo­gís­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal e di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca do Es­ta­do de São Pau­lo (Sin­di­co­mis) e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca ACTC. E-mail: fi­or­de@fi­or­de.com.br. Si­te: www.fi­or­de.com.br)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias