Opinião

Mulheres & Mulheres

Redação DM

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 23:16 | Atualizado há 7 anos

Nos al­bo­res do 8 de mar­ço, achei por bem abor­dar um te­ma mui­to dis­cu­ti­do, mas pou­co le­va­do a sé­rio co­mo de­ve­ria.

Fi­gu­ran­do en­tre os dez mais vi­o­len­tos do mun­do, o Bra­sil re­gis­tra uma tris­te es­ta­tís­ti­ca em ma­té­ria de mor­tes vi­o­len­tas. Em 2015, se­gun­do o At­las da Vi­o­lên­cia, o pa­ís re­gis­trou qua­se 60 mil ho­mi­cí­di­os, nú­me­ros só com­pa­ra­dos a paí­ses em si­tu­a­ção de guer­ra. De acor­do com o es­tu­do, ape­nas em três se­ma­nas da­que­le ano fo­ram re­gis­tra­dos mais as­sas­si­na­tos no Bra­sil do que o to­tal de mor­tos em to­dos ata­ques ter­ro­ris­tas no mun­do re­gis­tra­dos nos cin­co pri­mei­ros mes­es de 2017.

Den­tro des­sa tris­te es­ta­tís­ti­ca, uma ou­tra des­pon­ta ain­da mais alar­man­te. Os ho­mi­cí­di­os con­tra mu­lhe­res, na mai­o­ria dos es­ta­dos bra­si­lei­ros, apre­sen­ta­ram, em uma dé­ca­da, au­men­tos ab­sur­dos, que em al­guns ca­sos che­ga­ram a 163%, co­mo foi o ca­so de Ro­rai­ma. Go­i­ás, in­fe­liz­men­te, não fo­ge à re­gra e re­gis­trou au­men­to de 91% nos ca­sos de ho­mi­cí­di­os que vi­ti­ma­ram mu­lhe­res no pe­rí­o­do.

De 2005 a 2015, os cri­mes fa­tais con­tra mu­lhe­res em Go­i­ás sal­ta­ram de 133  pa­ra 255 ca­sos, o que re­pre­sen­tou 7,5 ho­mi­cí­di­os por ca­da gru­po de 100 mil mu­lhe­res. Em 2016, se­gun­do pes­qui­sa Da­ta­fo­lha, en­co­men­da­da pe­lo Fó­rum Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, 29% das mu­lhe­res bra­si­lei­ras fo­ram ví­ti­mas de al­gum ti­po de vi­o­lên­cia e ape­nas 11% de­las pro­cu­ra­ram uma de­le­ga­cia da mu­lher.

Es­ses da­dos re­ve­lam que, não ob­stan­te a evo­lu­ção tec­no­ló­gi­ca e cul­tu­ral, as mu­lhe­res bra­si­lei­ras con­ti­nuam ví­ti­mas de uma vi­o­lên­cia sis­tê­mi­ca e ve­la­da, de cer­ta for­ma “le­gi­ti­ma­da” por uma con­sci­ên­cia ma­chis­ta que do­mi­na a nos­sa so­ci­e­da­de. In­fe­liz­men­te, o ran­ço ma­chis­ta não é um pri­vi­lé­gio só dos ho­mens, por­quan­to mui­tas mu­lhe­res o exal­tam e aju­dam na per­pe­tu­a­ção des­se qua­dro ne­fas­to de vi­o­lên­cia que aca­ba vol­tan­do con­tra si mes­mas.

Há mais de 50 anos na vi­da pú­bli­ca, vi­vi mui­tas si­tu­a­ções de ma­chis­mo ex­plí­ci­to, de des­res­pei­to e vi­o­lên­cia mo­ral por con­ta de ser eu uma mu­lher que sem­pre lu­tei em pé de igual­da­de por meus di­rei­tos e de to­das as mu­lhe­res, as qua­is sem­pre re­pre­sen­tei.

Num am­bi­en­te emi­nen­te­men­te ma­chis­ta, co­mo é o da po­lí­ti­ca, ex­pe­ri­men­tei na pe­le a dis­cri­mi­na­ção pe­la in­sub­ser­vi­ên­cia pró­pria do meu ca­rá­ter e per­so­na­li­da­de. Por vá­ri­as ve­zes, ou­vi ex­pres­sões que bei­ram a mi­so­gi­nia, co­mo “mu­lher que ba­te co­mo ho­mem, de­ve apa­nhar com ho­mem”, “lu­gar de mu­lher é na co­zi­nha” e etc e tal.

Mui­to se evo­lu­iu na bus­ca des­sa igual­da­de en­tre ho­mens e mu­lhe­res e os mo­vi­men­tos de eman­ci­pa­ção fe­mi­ni­na tem mu­da­do pa­ra­dig­mas, mui­to em­bo­ra tais mu­dan­ças de com­por­ta­men­tos ain­da não te­nham si­do su­fi­ci­en­tes pa­ra con­ter a es­ca­la­da da vi­o­lên­cia con­tra as mu­lhe­res.

Na po­lí­ti­ca, com o ad­ven­to da lei de co­tas pa­ra mu­lhe­res, bus­cou-se uma mai­or par­ti­ci­pa­ção fe­mi­ni­na nes­sa se­a­ra com­pos­ta, em sua gran­de mai­o­ria, por ho­mens. En­tre­tan­to, em­bo­ra os par­ti­dos es­te­jam obri­ga­dos a cum­prir a lei que de­ter­mi­na o ajus­te da quan­ti­da­de de can­di­da­tu­ras fe­mi­ni­nas e mas­cu­li­nas aos per­cen­tu­ais de no mí­ni­mo 30% e no má­xi­mo 70%,  há, na prá­ti­ca, uma cla­ra dis­cri­mi­na­ção quan­to a efe­ti­va par­ti­ci­pa­ção das mu­lhe­res nos plei­tos elei­to­ra­is, tra­du­zi­da pe­la fal­ta de apoio e su­por­te igua­li­tá­rio en­tre can­di­da­tos ho­mens e mu­lhe­res.

A in­sa­na re­sis­tên­cia que al­gu­mas mu­lhe­res têm de acei­tar o su­ces­so de ou­tras mu­lhe­res cor­ro­bo­ra a vi­o­lên­cia que vi­ti­ma a to­das. Ati­tu­des in­sen­sa­tas, de mu­lhe­res con­tra mu­lhe­res, dão azo à con­so­li­da­ção de uma so­ci­e­da­de ma­chis­ta, on­de vi­go­ra a cul­pa­bi­li­za­ção da pró­pria mu­lher pe­la vi­o­lên­cia que a as­so­la.

Não ra­ro, as­sis­ti­mos al­go­zes jus­ti­fi­can­do a vi­o­lên­cia per­pe­tra­da con­tra a mu­lher a par­tir da cri­mi­na­li­za­ção da sua ví­ti­ma. Uma rou­pa cur­ta, uma opi­ni­ão bem for­ma­da ou ações de es­pon­ta­ne­i­da­de são mo­ti­vos pa­ra de­sen­ca­de­ar uma vi­o­len­ta re­a­ção con­tra a mu­lher, mui­tas ve­zes de con­se­quên­cias trá­gi­cas. E es­sas ati­tu­des aca­bam sen­do re­fe­ren­da­das pe­la omis­são de ou­tras mu­lhe­res, ou gru­pos or­ga­ni­za­dos de­las, que po­de­ri­am, e de­ve­ri­am, bra­dar con­tra tais ati­tu­des e não o fa­zem.

En­ten­do que nes­sa lu­ta pe­la eman­ci­pa­ção das mu­lhe­res, da sua com­ple­ta in­ser­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho, na po­lí­ti­ca e na so­ci­e­da­de, pa­ra que te­nha res­pei­ta­do os seus di­rei­tos em to­das as ins­tân­cias, de­ve­mos mu­dar con­cep­ções que car­re­ga­mos con­tra nós mes­mas, aban­do­nan­do as prá­ti­cas que ali­men­tam o ma­chis­mo e que de al­gu­ma for­ma sub­si­di­am es­sa tris­te es­ta­tís­ti­ca de vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher.

A lu­ta en­cam­pa­da não é pa­ra que se­ja­mos mais dos que os ho­mens, mas pa­ra que pos­sa­mos ser re­co­nhe­ci­das igual­men­te ca­pa­zes, afas­tan­do de vez a vi­o­lên­cia fí­si­ca e mo­ral a que, por sé­cu­los, são sub­me­ti­das as mu­lhe­res, pu­ro e sim­ples­men­te por sua con­di­ção de gê­ne­ro.

Una­mo-nos!

 

(Iris de Araú­jo, pri­mei­ra-da­ma de Go­i­â­nia e pre­si­den­te da Fun­da­ção Ulysses Gui­ma­rã­es em Go­i­ás)

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