Saiba quem é José Luiz Celestino, o novo presidente da Aciag
Redação DM
Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 21:49 | Atualizado há 7 anos
Ele aportou ao mundo físico na pequena e longínqua cidade de Campo do Brito situada a 53 quilômetros de Aracajú, capital do Estado de Sergipe, vindo a lume em 28 de abril de 1953, no lar humilde e generoso de seus pais Lourival Mendes de Oliveira coletor federal e da professora Delfina Celestino de Oliveira. Filho caçula de tradicional família católica ao revestir-se na indumentária física masculina foi batizado e registrado com o nome de José Luiz Celestino de Oliveira. A sua como a de qualquer outra criança do interior do país foi uma trajetória de vida extremamente árdua e difícil. Sua dura jornada pelos estreitos e árduos caminhos os da vida física foi percorrida com serena coragem, com determinação e com uma fé inquebrantável em Deus, em si mesmo e nos destinos da humanidade.
Em plena adolescência assim que terminou o curso primário no Grupo Escolar Guilherme Campos de sua cidade natal demandou Brasília a Capital da República em busca das luzes do saber e do conhecimento. Ali na Capital da Esperança cursou o Secundário no Colégio no Setor Leste em Brasília no Distrito Federal. Chegou à Capital Federal onde fora residir na companhia de seu irmão mais velho, o advogado José Pedro Celestino de Oliveira em 1.969. Profissional bem sucedido José Pedro, hoje no Oriente Eterno, havia prometido aos seus pais que a cada ano iria levar um dos irmãos para estudar e trabalhar em Brasília. José Luiz nosso ilustre personagem é o filho mais novo de uma prole numerosa de sete irmãos: José Pedro, José Carlos e José Alves que já retornaram à pátria espiritual e José Américo, Ana Maria e José Augusto (seu sócio na empresa) que ainda permanecem por aqui dando-nos a honra de poder compartilhar de seu amorável convívio.
Predestinado a crescer intelectual e espiritualmente e em “estatura, sabedoria e em graça diante de Deus e dos homens” ainda adolescente matriculou-se muito cedo na universidade da vida. Aos 15 anos saiu de casa em busca da prosperidade material e começou a trabalhar com carteira assinada (a carteira verde do Menor), no D. E. R. – Departamento de Estrada de Rodagem do Distrito Federal. Trabalhador exemplar, dedicado e de extrema responsabilidade, José Luiz exerceu com sabedoria e rara competência as mais variadas funções em renomadas empresas como a Sociedade de Abastecimento de Brasília S/A, – S. A. B e as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal S/A, – Ceasa-DF; Solobrás-Estudos Geotécnicos de Brasília Ltda.
Católico praticante, de alma nobre e de coração generoso José Luiz é um homem fraterno, afetuoso, de fé inabalável e adepto fervoro de Maria a Santíssima mãe de Jesus. É como todo o sertanejo “antes de tudo um forte que não tem o raquitismo exaustivo dos neurastênicos do litoral,” como diria o engenheiro, jornalista e escritor carioca Euclides da Cunha. Embora extremamente forte física e espiritualmente o sergipano grandalhão, corpo esbelto, músculos ágeis que morava em Brasília sucumbiu-se inapelavelmente diante da força irresistível do cupido. E para alegria de seus familiares e amigos mais íntimos desposou sua bela e encantadora Izabel Cristina Lima Oliveira a primeira namorada e, segundo ele, o único e grande amor de sua vida.
Seu enlace matrimonial com dona Izabel Cristina aconteceu na bela e hospitaleira cidade sergipana de Macambira onde ela morava no dia 10 de janeiro de 1.974. Desta harmoniosa e duradoura união adveio o nascimento das duas únicas filhas do casal: Izabel Maria Lima Oliveira, casada com Rogério Menezes Oliveira e Gabriela Maria Lima Oliveira, casada com Max Coelho estes últimos os pais da única neta do nosso laureado homenageado a meiga, belíssima e encantadora e Ana Cristina Coelho.
Este homem humilde, de bom coração e alma generosa estabeleceu domicílio profissional em Aparecida de Goiânia há mais de trinta anos e acabou se transformando em um próspero, respeitável e muito bem sucedido empresário da construção civil, pavimentação e terraplanagem. Ao longo destes anos de muita luta e de intenso labor o honrado cidadão, o bondoso líder religioso, o político de escol e o humano e moderno empresário José Luiz Celestino já prestou ao laborioso povo aparecidense e ao Estado de Goiás relevantes e inestimáveis serviços. Sócio proprietário da conceituadíssima empresa Costa Brava Projetos e Construções imitada, ele tem sido um parceiro de primeira hora das últimas administrações de Aparecida de Goiânia. Humano, fraterno, solidário e com ampla visão de mundo deixa transparecer que transformou a sua empresa em um ambiente relacional de fraterna convivência. “A Costa Brava é uma na realidade uma grande família.” “A vida é uma grande empresa onde tudo deve ser compartilhado,” diz ele textualmente para demonstrar comprovando que foi atingido pelo sopro abrasador da prosperidade, do progresso e da modernidade deste novo tempo de mudanças e de transformações.
Inteligente e perspicaz, nosso homenageado já exerceu com sabedoria e rara competência em Aparecida de Goiânia e no Estado de Goiás vários cargos e funções públicas e privadas de estrema relevância contribuindo eficazmente para o progresso e grandeza da nossa unidade federativa. À mingua de recursos para elencar todas elas ouso trazer a lume algumas que ofereceram a ele a oportunidade de demonstrar a Goiás e ao Brasil a excelência de seu arrojado e audacioso tirocínio administrativo e a sua imensa capacidade de gestor público e privado. Senão vejamos: Presidente fundador do Lions Clube de Aparecida de Goiânia, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia em 1990 e reeleito para o biênio 1992/1994, Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás- Facieg, Vice-Presidente da Associação Atlética Aparecidense, Diretor do Centro Estadual de Coordenação e Atendimento – Ceca-Goiás, eleito Suplente de Senador nas eleições de 03 de outubro de 1994/2002, Secretário de Estado da Administração no Governo de Maguito Vilela e Presidente do Fórum Nacional de Secretários da Administração. Por reconhecer os benefícios, a grandiosidade e a relevância de sua ampla folha de serviços prestados ao nosso município e ao estado a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás honrosa e merecidamente agraciaram-no conferindo-lhe os títulos de Cidadão Aparecidense e Cidadão Goiano.
Eis aqui sinteticamente a brilhante trajetória percorrida com passos estugados e firmes pela alma generosa e boa do meu amigo, meu conselheiro político e meu irmão José Luiz Celestino de Oliveira que, para alegria do empresariado aparecidense e grandeza e prosperidade de nossa cidade, neste memorável dia 22 de fevereiro de 2018 retorna à Presidência da Aciag – Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia. Em nome do Prefeito Municipal desta cidade e em nome deste povo honesto e trabalhador que temos a honra de legitimamente representar saúdo afetuosamente e com imensa alegria noite memorável de gala e de luzes a José Luiz Celestino de Oliveira, novo, ilustre e nobre Presidente da Aciag – Associação Comercial de Aparecida de Goiânia. Inobstante tratar-se de uma tarefa extremamente difícil e desafiadora desejo ardentemente que a sua possa ser uma gestão bem-aventurada de muito sucesso e coroada de pleno êxito.
Por derradeiro com respeito e humildade cumpre-me informar aos meus ilustres leitores quem é José Luiz Celestino de Oliveira que hoje assume, como presidente, o comando administrativo da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia. É um guerreiro e um vencedor. É um grande e muito bem sucedido empresário. É um excelente marido. É um pai de família afetuoso e responsável. É um homem de bem. É um cidadão honesto e trabalhador. É um amigo sincero e fiel. É um companheiro leal. É um politico habilidoso e conciliador. É um exemplar humano de raríssimas qualidades morais e um exemplo de humildade digno de ser seguido pelas futuras gerações. É um parceiro que conquistou para sempre a minha simpatia, a minha confiança, o meu respeito e a minha imorredoira e eterna amizade.
(Gustavo Mendanha, prefeito municipal de Aparecida de Goiânia)