Entretenimento

Confaloni para todos

Redação DM

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 22:07 | Atualizado há 6 meses

Refazer os passos do ar­tista italiano Frei Con­faloni, um dos pio­neiros da arte moderna em Goiás, para, enfim, entender tanta sensibilidade e caminhos e de sua arte. Este foi um dos trunfos do galerista, crítico de arte e produtor cultural PX Sil­veira, para escrever a obra Co­nhecer Confaloni. Publicado em 1993, o livro ganhou o prê­mio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), também responsável pela pri­meira edição do trabalho.

E aproveitando a mostra “ABC Confaloni Modernidade Inaugu­ral e Outras Obras”, que está em cartaz até o dia 25 deste mês, no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), unidade da Se­duce no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), será lançada hoje, no mesmo espaço, a tercei­ra edição do livro sobre o artista italiano. A reedição da obra é um projeto contemplado pelo Fundo Cultural do Estado de Goiás, pela Seduce e pelo Governo de Goiás. A entrada é franca e todos os pre­sentes receberão um exemplar do livro gratuitamente.

Tanto a reedição do livro quanto a exposição foram orga­nizadas devido às comemora­ções pelo centenário de nasci­mento do artista, que certamente é influência da maioria dos ar­tistas goianos da atualidade. “E este lançamento é mais um mo­tivo para ver – ou rever – esta ex­posição internacional com mais de 300 obras de Confaloni. Algo difícil de se repetir pelos próxi­mos anos”, avalia PX, que tam­bém é idealizador da mostra, que é a maior e mais completa sobre um artista “goiano” e tem como curadores nomes como: Dayalis Perdomo (história), Sáida Cunha (obras internacionais) e Neusa Baiocchi (documentos) e a expo­grafia é assinada por PX, Gilmar Camilo e Cleandro Jorge.

A OBRA

Conhecer Confaloni é fruto de extensa pesquisa do autor, que se deslocou às cidades por onde esteve o frei, inclusive em seu país natal, a Itália. PX pôde, assim, assim traçar uma biogra­fia minuciosa, escrita de manei­ra leve e que consegue transmi­tir ao leitor a riqueza da vida e da obra deste que foi o introdu­tor da Arte Moderna no Centro­-Oeste brasileiro.

O interesse de PX Silveira pela obra do religioso começou na dé­cada de 1980. E, as expedições e pesquisas sobre a obra do artista, o transformaram em um gran­de biógrafo de Confaloni. Além de Conhecer Confaloni, PX já fez o projeto Raisonné – que catalogou obras raras do artista na Itália – e lançou em janeiro deste ano, du­rante a mesma mostra, a obra Tempo Confaloni.

A publicação consiste em apresentar uma linha do tem­po que registra os fatos mais importantes da vida do artista e apresenta, por meio de ima­gens, as transformações pelas quais passou a expressão ar­tística de Frei Confaloni, teste­munhando a evolução de sua técnica, seu amadurecimento pictórico e as alterações temá­ticas em suas obras

CONFALONI

Giuseppe Confaloni nasceu em Grotte di Castro, Itália, em 1917. Chegou a Goiás em 1950 como parte da missão evange­lizadora da Igreja Católica na América. Sua primeira tarefa foi pintar os afrescos da Igreja do Rosário, na antiga capital do Es­tado, a cidade de Goiás.

Já em Goiânia, pintou tam­bém os afrescos da Igreja de São Judas, no Setor Coimbra, da Es­tação Ferroviária de Goiás e da antiga sede da Companhia Energética de Goiás (Celg), pré­dio hoje ocupado pela Secreta­ria de Estado da Educação, Cul­tura e Esporte (Seduce).

Fundou a Escola Goiana de Belas Artes – primeira escola de arte, precursora do movimen­to modernista e fomentadora da arte em Goiás. Entre os artis­tas influenciados por Confalo­ni estão nomes referenciais das artes visuais no Estado, como Amaury Menezes, Siron Franco e Ana Maria Pacheco.

 

LANÇAMENTO DA 3ª EDIÇÃO DE CONHECER CONFALONI, DE PX SILVEIRA

Quando: Hoje, das 10h às 12 horas

Onde: Museu de Arte Con­temporânea de Goiás/Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entrada franca

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias