Roger Federer quer ser número 1 mais uma vez
Redação DM
Publicado em 13 de fevereiro de 2018 às 00:26 | Atualizado há 7 anos
A Associação dos tenistas profissionais (ATP) é quem chancela o ranking mundial do esporte. Durante muitos anos o suíço Roger Federer ocupou o primeiro lugar desse ranking, não a toa ele é o tenista que mais passou semanas como líder, foram 237 semanas como primeiro lugar. Para se ter uma ideia, Guga Kuerten, o melhor tenista da história do Brasil liderou o ranking por 30 semanas.
Na última semana, Roger Federer pegou todos de surpresa ao anunciar sua participação no ATP de Roterdã, iniciado ontem. O suíço, atual segundo do ranking, terá a oportunidade de voltar a ser o primeiro do mundo após quase seis anos. Para que isso aconteça é necessário que Federer chegue à semifinal do torneio holandês. Em entrevista coletiva, o tenista afirmou que atingir o topo do ranking voltou a ser um objetivo na sua carreira.
“Não esperava poder ser o primeiro do mundo após o ATP de Londres, em novembro. Eu poderia escolher entre Roterdã e Dubai. Escolhi jogar na Holanda porque prefiro atuar em quadra coberta. Depois do Aberto da Austrália comecei a pensar no ranking. Estou muito motivado para ser o primeiro do mundo novamente. Vou lutar por isso”, disse.
O suíço pode bater André Agassi e se tornar o tenista mais velho a assumir a primeira colocação do ranking. Roger Federer tem 36 anos, enquanto o norte-americano tinha 33 anos quando ocupou o topo ao vencer o ATP de Houston, em 2003.
Federer é bicampeão do torneio, tanto na categoria simples quanto nas duplas.
Jogando sozinho, Federer conquistou seus títulos nas temporadas de 2012 e 2005.
Já pela chave de duplas as vitórias de Roger vieram em 2001, atuando ao lado do sueco Jonas Bjorkman e depois em 2002 quando jogou com o bielorusso Max Mirnyi.