Financiamento alivia a Santa Casa de Goiânia
Redação
Publicado em 11 de fevereiro de 2018 às 02:36 | Atualizado há 7 anos
Com a derrubada, pelos parlamentares, do veto do presidente Michel Temer sobre parte da lei de socorro às Santas Casas de Misericórdia e outras instituições filantrópicas do país, ficou liberado o acesso dos hospitais inadimplentes aos recursos do programa de financiamento para pagamento de dívidas atrasadas, cumprindo o propósito da Lei 13.479/2017, criada a partir de projeto do senador José Serra (PSDB) com parecer favorável da senadora Lúcia Vânia (PSB), relatora da proposta.
Sem o veto, as instituições que devem para a União ficaram isentas da exigência de apresentação da Certidão Negativa de Débitos (CND) como pré-requisito à tomada de crédito.
Em Goiânia, a Santa Casa de Misericórdia é responsável por cerca de 50 mil atendimentos mensais: 92% deles pelo SUS. O hospital, que possui 300 leitos, realiza quase todo o seu atendimento pelo SUS: o equivalente a 92% da demanda. “A senadora Lúcia Vânia está trazendo um projeto que vai permitir que as portas desta casa continuem abertas à população que precisa, por não ter outro lugar onde possa receber o atendimento que procura aqui”, disse a superintendente do hospital, doutora Irani Ribeiro, sobre a Lei do Pró-Santas Casas durante visita técnica da parlamentar ao hospital.
“Nós tivemos o cuidado de elaborar esse projeto em parceria com o Ministério da Saúde, olhando todos os gargalos do plano anterior, que foi inteiramente frustrado. Esse projeto é mais simples e busca dar fôlego para que as Santas Casas possam prestar esse grande serviço à comunidade”, avaliou a senadora Lúcia Vânia ao comentar a criação de créditos para reestruturação e capital de giro com carência para pagar e juros baixos.
A senadora está providenciando a reforma da unidade e a compra de equipamentos. O projeto das obras do hospital está em fase de análise pela Caixa Econômica Federal (CEF), mas o recurso de R$ 1,2 milhão já está empenhado pelo governo federal. O custo dos equipamentos é de R$ 300 mil.
Sancionada em setembro do ano passado, a Lei assegurou que o crédito beneficie hospitais que prestem serviço ao SUS no porcentual mínimo de 60%. Caso contrário, haverá aumento nas taxas de juros pactuadas nos contratos firmados no âmbito do Pró-Santas Casas em 6% ao ano.
Projeto relatado pela senadora Lúcia Vânia garante alívio financeiro para as Santas Casas de Misericórdia em todo o País