Dinheiro acima da vida
Diário da Manhã
Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 00:19 | Atualizado há 4 meses
Neto do homem mais rico do mundo na época, John Paul Getty III passou meses sendo torturado e espancado até que o resgate fosse negociado. Três da madrugada do dia 10 de julho de 1973. Getty III tinha 16 anos, e foi sequestrado na Piazza Farnese, em Roma. Ele foi vendado, transportado e aprisionado em uma montanha escondida Calábria, no sul da Itália. Uma nota de resgate foi escrita, e exigia de seu avô, o homem mais rico do mundo na época, 17 milhões de dólares (mais de 300 milhões de reais, em valores atualizados). Ao contrário do que os sequestradores esperavam, John Paul Getty, um magnata do petróleo, se recusou a pagar o resgate do neto, que nunca superou os traumas e teve uma overdose nos anos 1980 que o deixou tetraplégico até o fim da vida.
Quem conta essa história é E. L. Hamilton, colaborador do site The Vintage News. “Quando os gangsters italianos abduziram o neto do homem mais rico do mundo, pensaram ter faturado facilmente uma fortuna. O que eles não imaginavam era a profundidade da maldade de J. Paul Getty”, conta. “O bilionário barão do petróleo instantaneamente se recusou a pagar a quantia pedida pela vida do neto. Ele disse: ‘Eu tenho outros 14 netos, se eu pagar um centavo agora, terei outros 14 netos sequestrados’”. Quando a carta dos sequestradores chegou, alguns membros da família suspeitaram se tratar de uma brincadeira, pois Getty III costumava fazer frequentemente a piada de que um dia forjaria o próprio sequestro para extrair dinheiro do avô bilionário.
A história, na época, foi bastante reproduzida pela mídia da época, e em 2017 tornou-se enredo para um filme indicado a vários prêmios. “Esse conto extremamente sórdido de ganância e infortúnio nos anos 1970 – que se reproduziu em vários jornais – foi revisitado recentemente no filme All the Money in the World, estrelado por Christopher Plummer (como J. Paul Getty) e Charlie Plummer (que não tem relação com o veterano apesar do sobrenome) como seu neto. Christopher Plummer, que substituiu de última hora Kevin Spacey, envolvido em escândalos, recebeu uma indicação ao Oscar, tornando-se aos 88 anos o mais velho candidato à estatueta de todos os tempos”. O longa-metragem recebeu ainda três indicações ao prêmio Globo de Ouro.
NEGOCIAÇÃO
A vida de Getty III só foi salva após uma enorme barganha que se prolongou por mais de 100 dias, como conta Hamilton. “Depois de cinco meses, Getty concordou relutantemente em contribuir com o dinheiro para um resgate reduzido – e em emprestar o restante com uma taxa de juros de 4% aos pais do garoto. Isso tudo somente depois de os gangsters terem cortado fora a orelha do neto e enviado por correio dentro de um jornal”. Na época, Getty III vivia em Roma, e era conhecido como The Golden Hippie (O hippie de ouro). “The long-haired Paul, como era conhecido por seus cabelos longos, levava uma juventude privilegiada em Roma. Frequentava boates, participava de manifestações de esquerda, e vendia pinturas em uma joalheria artesanal para ganhar dinheiro”.
Apenas dias depois de terem sequestrado Getty III, os gangsters entraram em contato com a mãe do rapaz. “Dois dias depois de terem abduzido Paul, os sequestradores chamaram sua mãe, Gail Harris, para avisar que estavam com seu filho. Em uma carta, escrita com colagens de letras de revista, a máfia exigia 17 milhões de dólares (valor da época) para libertá-lo. Junto com a carta, uma mensagem do próprio Paul, que dizia ‘Querida mãe, estou sob o poder de sequestradores desde segunda-feira, por favor, não me deixe morrer’”. A mãe de Paul, no entanto, já havia se divorciado de P. Getty Jr, e a relação com seu ex-sogro não era das melhores. Quando Paul foi resgatado, o FBI e o governo americano já estavam envolvidos, e conseguiram diminuir o valor do resgate para 3 milhões de dólares. Getty pagou 2,2 milhões e emprestou o restante aos pais do garoto com juros de 4%.
CONSEQUÊNCIAS
Permanentemente afetado por seu sequestro, Getty III entrou em depressão e acabou viciado em álcool e várias drogas nos anos seguintes. Em 1981, ele ingeriu um coquetel feito com álcool, Valium e metadona. A combinação causou falência do fígado e um infarto que deixaram-no tetraplégico, parcialmente cego e impossibilitado de falar. Depois disso, ficou sob os cuidados da mãe. Ele nunca se recuperou, e ficou com várias sequelas que o acompanharam até o fim da vida. No dia 5 de fevereiro de 2011, aos 54 anos, Getty III morreu em Wormsley, na Inglaterra, devido às complicações de suas doenças adquiridas em decorrência da overdose. Seu avô, J. Paul Getty, morreu três anos depois de seu sequestro, aos 83 anos.
O FILME
O filme All The Money in the World estreou nos Estados Unidos no dia 25 de dezembro de 2017, e foi produzido ao longo do ano passado com um orçamento de cerca de 50 milhões de dólares. Foi dirigido por Ridley Scott, e tem no elenco principal Michelle Williams, Christopher Plummer, Mark Wahlberg e Romain Duris, e retrata em pouco mais de duas horas os momentos mais intensos da negociação do sequestro de John Paul Getty III por mafiosos da Itália em 1973. Recebeu três indicações ao Globo de Ouro (melhor atriz, melhor diretor e melhor ator coadjuvante), além da indicação a melhor ator coadjuvante para Christopher Plummer, que tem hoje 88 anos. Apenas no dia da estréia, o filme arrecadou quase 3 milhões de dólares em bilheteria.