Entretenimento

8 de fevereiro na História

Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 23:28 | Atualizado há 4 meses

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS:

1904 — Ataque noturno de aviões japoneses contra a frota russa de Porto Arthur.

1914 — Guerra do Contestado: ação conjunta das forças milita­res legais de Santa Catarina, Pa­raná e governo federal vai a Ta­quaruçu e conquista a localidade.

1919 — Primeira viagem aérea turística. Um avião adaptado com assentos faz a travessia Paris-Lon­dres com 12 passageiros.

1924 — Pena de morte: A pri­meira execução estadual usando gás nos Estados Unidos acontece em Nevada, D. A. Turner é execu­tado. É a primeira vez que se uti­liza esta forma de aplicação da pena de morte.

1943 — Segunda Guerra Mun­dial: As forças norte-americanas derrotam as tropas japonesas na batalha de Guadalcanal.

1944 — Segunda Guerra Mun­dial: Militares alemães e japone­ses são detidos em Buenos Aires, após ser comprovado que exer­ciam actividades de espionagem na Argentina.

1945 — Segunda Guerra Mun­dial: Aviões dos Estados Unidos bombardeiam Dresden com bom­bas incendiárias. Estima-se que tenham causado cerca de 135 000 vítimas.

1953 — Criado o Exército Popu­lar da Coreia do Norte. Kim Jon­g-un é o Comandante Supremo das Forças Armadas da Coreia do Norte, denominado oficialmen­te de Exército Popular da Coreia (kPa), e Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte. As Forças armadas norte­-coreanas possuem quatro ramos: Força Terrestre, Força Naval, For­ça Aérea, e o Departamento de Segurança do Estado. De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, a Coreia do Norte tem o quinto maior exérci­to do mundo, com uma popula­ção de militares estimada em 1,21 milhão, com cerca de 20% dos ho­mens situados na faixa de 17 a 54 anos de idade nas forças armadas regulares.[121] A Coreia do Nor­te tem a maior porcentagem de pessoas militares per capita da população inteira, com aproxi­madamente 1 soldado alistado para 25 cidadãos norte-coreanos.

1955 — Nikolai Bulganin se torna Primeiro Ministro da União Soviética.

1957 — O Rei Saud da Arábia Saudita visita os Estados Unidos, cujos governantes lhe prometem ajuda militar.

1962 — O navio escola Sagres é incorporado na Marinha de Guerra Portuguesa.

1963 — Viagens, negócios ou transações comerciais feitas por cidadãos americanos para Cuba são consideradas ilegais pela administração de John F. Ken­nedy. Eleito em 1960, Kennedy tornou-se o segundo mais jo­vem presidente do seu país, de­pois de Theodore Roosevelt. Ele foi presidente de 1961 até o seu assassinato em 1963. Durante o seu governo houve a Invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlim, o início da Corrida espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e os primei­ros eventos da Guerra do Vietnã.

1969 — Queda do Meteorito Al­lende em Chihuahua no México.

1971 — É criado o Nasdaq, índice da bolsa de valores estadunidense.

1974 — Os confrontos ocorri­dos no norte de Moçambique, em Janeiro, justificam o lança­mento do primeiro comunicado do Movimento dos Capitães, na defesa da democracia e de uma solução política para a “questão ultramarina”.

1975 — A Bolívia restabelece suas relações com o Chile, após treze anos de rompimento.

1978 — Brasil: O primeiro disco do grupo As Frenéticas vende 138 mil cópias em ape­nas três meses. O grupo vocal feminino brasileiro era forma­do por seis integrantes, e surgiu em 1976 no Rio de Janeiro, no auge do sucesso das discotecas no Brasil.O primeiro compacto, , “A felicidade bate a sua por­ta” de Gonzaguinha ,foi muito executado nas rádios. Em se­guida, o primeiro LP “Frenéti­cas” vendeu 150 mil cópias ra­pidamente e recebeu um Disco de Ouro. No final dos anos 70 conseguiram o feito inédito de emplacar o tema de abertura de duas novelas da Rede Glo­bo, Dancin’ Days e Feijão Mara­vilha. Depois vieram mais três discos pela Warner.

1991 — É assinado o acor­do de exploração do petróleo no Mar de Timor, Timor Gap, pelos governos da Indonésia e da Austrália.

1992 — A sonda espacial Ulys­ses usa a gravidade de Júpiter para poder explorar os pólos do Sol.

2000 — Em Inglaterra a Câ­mara dos Comuns aprova a sus­pensão do Governo autónomo da Irlanda do Norte.

2002 — São encerradas as com­portas da barragem do Alqueva.

2004 — O robot Opportunity da NASA recolhe imagens de um sistema rochoso, em Mar­te, que indicia a existência de água no planeta.

 

NASCIMENTOS:

1905 — Preguinho, futebolista bra­sileiro (m. 1979).

1911 — Lélia Abramo, atriz ítalo­-brasileira (m. 2004).

1921 — Lana Turner, atriz estadu­nidense (m. 1995).

1925 — Jack Lemmon, ator estadu­nidense (m. 2001).

1928 — Vyacheslav Tikhonov, ator russo (m. 2009).

1931 — James Dean, ator estadu­nidense (m. 1955).

1932 — John Williams, compositor estadunidense.

1937 — Luís Gonzaga de Lancastre e Távora, escritor português (m. 1993)

1944 — Sebastião Salgado, fotógra­fo brasileiro.

1941 — Nick Nolte, ator norte-a­mericano.

1949 — Florinda Meza, atriz e pro­dutora mexicana. Tornou-se famosa por ter interpretado diversas perso­nagens dos seriados de Chespirito, sendo Dona Florinda e Pópis as mais conhecidas. É viúva de Roberto Gó­mez Bolaños, com quem viveu por 37 anos (desde 1977 até sua morte em 2014), embora só tenha se casado oficialmente em 2004, quando ado­tou o sobrenome Gómez Bolaños. Fi­lha de Emília García Valero e Hector Meza Solano e a irmã mais velha de Hector Meza García e Esther Meza García. No Brasil, a voz da Florinda é dublada por Marta Volpiani. Florin­da havia parado suas atividades pro­fissionais para cuidar de seu marido acamado, devido à idade avançada e à saúde fragilizada dele. Atualmente, viúva e morando sozinha, continua a se dedicar a uma enorme varieda­de de projetos culturais, viajando o mundo para direcionar eventos e dar entrevistas. Declarou em entre­vistas que mesmo recebendo a vi­sita de seus irmãos e sobrinhos, e até dos filhos e netos de seu faleci­do marido, sente-se muito sozinha, com enormes saudades de seu úni­co e grande amor, Roberto.

1951— Jussara Freire, atriz brasileira.

1955 — Delcídio do Amaral, polí­tico brasileiro.

1958 — Marina Silva, política bra­sileira. Iniciou sua carreira política em 1984 como vice-coordenadora da Central Única dos Trabalhadores no Acre. No ano seguinte, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi eleita pela primeira vez a um cargo público nas eleições de 1988, quan­do foi a vereadora mais votada de Rio Branco. Nas eleições de 1990, foi eleita deputada estadual, novamente com a mais expressiva votação. Nas eleições gerais de 1994, foi eleita senadora, aos 36 anos, tendo sido reeleita no pleito de 2002. Nomeada Ministra do Meio Ambiente no governo de Luiz Iná­cio Lula da Silva em 1 de janeiro de 2003, ficou no cargo até 13 de maio de 2008.Foi candidata à Presidência da República em 2010 pelo Partido Verde (PV), obtendo a terceira colo­cação no primeiro turno, com mais de 19 milhões dos votos (19,33% da porcentagem total). Voltou a ser can­didata em 2014 pelo PSB, ficando no­vamente em terceira colocada com mais de 22 milhões de votos.

1964 — Trinny Woodall, especia­lista de moda britânica.

1965 — Miguel Pardeza, ex-fute­bolista espanhol.

1967 — Lorenzo Minotti, ex-fu­tebolista italiano.

1968 — Gary Coleman, ator nor­te-americano (m. 2010).

1969 — Yves Passarell, músico brasileiro, guitarrista da banda Ca­pital Inicial.

1971 — Carlos Eduardo Drum­mond, poeta e compositor brasileiro.

1976 — Jorge Vargas, ex-futebo­lista chileno.

1979 — Schwenck, futebolista brasileiro.

1980 — Elisabetta Gregoraci, mo­delo italiana.

1981 — Steve Gohouri, futebo­lista marfinense (m. 2015).

1982 — Liam McIntyre, ator aus­traliano.

1983 — Patrik Rikama, futebolis­ta finlandês.

1985 — Jeremy Davis, baixista norte-americano.

1986 — Moradei, futebolista bra­sileiro.

 

MORTES:

1904 — Alfred Ainger, biógrafo e crítico britânico (n. 1837).

1909 — Mieczysław Karłowicz, compositor polonês (n. 1876).

1919 — Júlio de Castilho, jorna­lista, escritor e político português (n. 1840).

1921 — Piotr Kropotkin, anar­quista russo (n. 1842).

1942 — Fritz Todt, engenheiro alemão (n. 1891).

1957 — Walther Bothe, físico ale­mão (n. 1891).

1960 — John Langshaw Austin, filósofo britânico (n. 1911).

1964 — Ernst Kretschmer, psi­quiatra alemão (n. 1888).

1965 — Augusto Frederico Sch­midt, poeta brasileiro (n. 1906).

1975 — Robert Robinson, quí­mico britânico (n. 1886).

1990 — Del Shannon, músico estadunidense (n. 1934).

1997 — Vicente Matheus, em­presário espanhol (n. 1908).

1998 — Halldór Laxness, escri­tor islandês (n. 1902).

2001 — Ivo Caprino, diretor de animação norueguês (n. 1920).

2002 — Zizinho, futebolista bra­sileiro (n. 1921).

2004 — Julius Schwartz, editor estadunidense (n. 1915).

2007 — Anna Nicole Smith, mo­delo e atriz norte-americana (n. 1967). Primeiro ganhou popula­ridade na Playboy, tornando-se a Playmate do Ano 1993. Posou para as empresas de moda, incluin­do jeans Guess e Lane Bryant. Ela também estreou seu próprio rea­lity show, The Anna Nicole Show. Nascida e criada no Texas, Smith abandonou a escola e se casou aos 19 anos de idade. Primeiro com um cozinheiro, logo depois teve seu 2° casamento, amplamente divulga­do, com o executivo de negócios de petróleo e magnata dos negócios J. HowardMarshallII, de89anos, que morreu menos de um ano após o casamento. Resultou em especula­ções de que ela se teria casado com o octogenário pelo seu dinheiro, o que ela sempre negou. Depois de sua morte, começou uma lon­ga batalha legal sobre uma parce­la da sua propriedade; seu caso, Marshall v. Marshall, atingiu o Su­premo Tribunal estadunidense so­bre uma questão de competência federal. Morreu aos 39 anos, apa­rentemente em consequência de uma overdose de medicamentos prescritos (sedativos). Nos meses que antecederam sua morte, foi o foco da cobertura da imprensa re­novada em torno da morte do seu filho, Daniel Smith, da paternidade e a batalha pela custódia de sua fi­lha Dannielynn.

2007 — Ozualdo Candeias, ci­neasta brasileiro(n. 1918). Conside­rado um dos pioneiros do cinema marginal nacional. Filho de agricul­tores, passou a infância e a juventu­de entre São Paulo e Mato Grosso. Ozualdo abandonou a escola ainda no primário e trabalhou no campo, foi militar, caminhoneiro, chofer de táxi, office-boy, lustrador de móveis, metalúrgico, operário e funcionário público. Começou sua carreira cine­matográfica em 1955, com o curta­-metragem Tambau – Cidade dos Milagres, no qual já trazia elemen­tos comuns à sua obra, como a iro­nia e a provocação. Visando ampliar seus conhecimentos na área cursou o Seminário de Cinema, noMASPe depois na Fundação Armando Ál­vares Pentneado, durante quase três anos. Seu primeiro longa-metragem de ficção foi o cultuado A Margem, de1967. Realizado praticamente por conta própria, o filme “espantava a crítica cinematográfica”. Ozualdo faleceu na tarde do dia 8 de feverei­ro de 2007, aos 88 anos, no Hospi­tal Brigadeiro, devido a uma insufi­ciência respiratória.

2010 — Pena Branca, cantor bra­sileiro (n. 1939).

2012— Wando, cantor brasileiro (n. 1945). Além da música, era co­nhecido por ganhar calcinhas de suas fãs durante os shows. Wan­do possuía uma coleção da vesti­menta estimada em 17 mil peças. Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e a de compositor logo depois. Suas primeiras compo­sições eram sambas com levada de swing (o samba-rock) e foram gravadas pelo grupo Originais do Samba. “Catimba criolo”, registra­da no disco dos Originais em 1972, provavelmente foi a primeira mú­sica gravada do mineiro de Cajuri. Depois dessa gravação, no ano se­guinte foi a vez de “Ao velho poeta Pixinguinha”, homenagem póstu­ma ao músico recém-falecido. Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi in­ternado na UTI do Hospital BIO­COR Instituto em Nova Lima região metropolitana de Belo Horizonte com graves problemas cardíacos. Foi submetido a uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos. Sua morte, por pa­rada cardiorrespiratória, foi anun­ciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Insti­tuto em Nova Lima, Minas Gerais.

2014 — Maicon Oliveira, futebo­lista brasileiro (n. 1988).


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias