Cotidiano

Presidente do Crea afirma que existe o risco de outros prédios desabarem em Brasília

Diário da Manhã

Publicado em 6 de fevereiro de 2018 às 12:36 | Atualizado há 7 anos

 

Nesta segunda-feira (05/02) a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Fátima Có, relatou que existe o risco de desabamento em mais prédios de Brasília, assim como aconteceu com o Bloco C da 210 Norte no último domingo (04/02). Cerca de 25 veículos foram destruídos com o desabamento. “Há uma recomendação para que a manutenção seja feita nos edifícios, mas isso ainda não é uma lei. Por isso, existe o risco, sim”, disse Fátima.

Ainda segundo a presidente do Crea, o processo de manutenção abrange a impermeabilização correta e a verificação da existência de ferrugem na estrutura da laje das construções. Segundo Fátima, um dado nacional alerta que seis em cada 10 desabamentos ocorrem por falta de manutenção dos prédios.

Quando um prédio completa cerca de 25 anos, é aconselhado que reparos sejam realizados de 5 em 5 anos. Se for verificado algum problema na estrutura, é recomendado realizar manutenção anualmente. “Por isso, os condôminos devem ficar bem atentos”, pontua Fátima.

Relembre o desabamento

O piso de uma garagem localizada em frente de prédio residencial, na Quadra 210 da Asa Norte, em Brasília, desabou no último domingo (04/01) e afetou cerca de 25 veículos, de acordo com o Copo de Bombeiros. Devido ao impacto alguns carros chegaram a ser esmagados. A Defesa Civil chegou a fazer uma vistoria no local e constatou que não havia danos à estrutura do prédio.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias